Publicidade
Publicidade
Protestos no Sete de Setembro
Os protestos neste sábado, Sete de Setembro, nas capitais do país em geral contaram com baixa adesão e foram acompanhados por um forte esquema de segurança. Atos convocados por meio de redes sociais uniram-se ao tradicional Grito dos Excluídos, organizado por centrais sindicais, movimentos sociais e partidos de esquerda. Mais de 300 pessoas foram detidas em todo o país. Houve registro de vandalismo em São Paulo, Rio e Porto Alegre.
-
10h07
Apesar de cerca de 400 internautas terem confirmado presença, apenas seis ativistas ficaram semi-nus em um protesto de bicicleta neste sábado. Crédito: Daniel Carvalho/Folhapress
-
10h00
São Paulo: "Na saúde a gente precisa falar da questão do Mais Médicos. A gente tem um grupo de conservadores na área da medicina que não aceita médicos de fora, principalmente de Cuba", diz Juliana Cardoso, presidente do PT paulistano.
-
09h57
Rio: Cerca de 100 pessoas começam a se reunir para o Grito dos Excluídos do Rio, na esquina da rua Uruguaiana com a avenida Presidente Vargas, na pista sentido Centro.
-
09h47
São Paulo: A presidente do PT paulistano, Juliana Cardoso, participa do ato do Grito dos Excluídos na praça Oswaldo Cruz.
-
09h46
Rio: Manifestantes não viram a faixa mas gritam "cadeia já para os facistas do regime militar". Eles caminham pela avenida Passos e se distanciam da avenida Presidente Vargas.
-
09h44
Rio: No desfile militar, na avenida Presidente Vargas, um grupo estende faixa com a inscrição "Intervenção militar já!! O Brasil exige: Ordem e progresso"
-
09h41
Rio: PMs e manifestantes travam uma espécie de guerra particular, com embates pontuais, na avenida Passos. De quando em quando, homens revistam e tentam identificar mascarados. Uma nova briga começou a gora há pouco e uma mulher foi atingida na cabeça por um golpe de cassetete. Abriu um ferimento grande. Ela foi atendida por socorristas e foi para um hospital de táxi.
-
09h38
Brasília: Policiais militares revistam bolsas e mochilas de populares nas proximidades da Esplanada dos Ministérios. Crédito: Rubens Valente
-
09h38
Brasília: Pequeno grupo de manifestantes é detido pela polícia por estar usando máscaras, nos arredores da Esplanada dos Ministérios, onde acontece o desfile de Sete de Setembro. Nesta semana, o governo do Distrito Federal anunciou que iria deter manifestantes que usassem máscaras durante os protestos. A detenção valerá até que o manifestante retire a máscara e se identifique.
-
09h31
São Paulo: Entre as bandeiras do Grito dos Excluídos anunciadas no carro de som estão a luta contra a redução da maioridade penal e a defesa do programa Mais Médicos, do governo federal. O cartel em licitações do metrô e da CPTM também já foi citado nos discursos.
Notícias
Publicidade