Publicidade
Publicidade
Protestos no Sete de Setembro
Os protestos neste sábado, Sete de Setembro, nas capitais do país em geral contaram com baixa adesão e foram acompanhados por um forte esquema de segurança. Atos convocados por meio de redes sociais uniram-se ao tradicional Grito dos Excluídos, organizado por centrais sindicais, movimentos sociais e partidos de esquerda. Mais de 300 pessoas foram detidas em todo o país. Houve registro de vandalismo em São Paulo, Rio e Porto Alegre.
-
13h01
Rio: Manifestantes se concentram no monumento em homenagem a Zumbi dos Palmares, na avenida Presidente Vargas, próximo ao Terreirão do Samba. Eles subiram o monumento e agitam bandeiras pretas, símbolo do black bloc e da FIST (Federação Internacional dos Sem-Teto). PMs observam à distância.
-
12h57
Belém: As manifestações do Sete de Setembro na capital paraense, concentradas no Grito dos Excluídos, começaram cedo e forçaram o desfile cívico a terminar antes do horário previsto. Concentrados a dois quilômetros de onde os militares desfilavam para as autoridades paraenses, incluindo o governador Simão Jatene (PSDB), os manifestantes saíram em marcha rumo ao local do desfile. Programado para se estender até as 11h, o desfile dos militares foi encerrado pouco antes das 10h, com um rápido discurso de Jatene. O Grito teve a participação de movimentos sociais tradicionais e também do movimento Belém Livre, que ganhou destaque durante as manifestações de junho.
-
12h53
MANAUS:
Integrantes do UMM (União dos Movimentos de Manaus) encenam manifestação em frente ao sambódromo. Crédito: Lucas Reis/Folhapress
-
12h53
São Paulo:
Manifestantes exibem a bandeira de cuba com a inscrição "mais médicos para todos". Crédito:Paulo Gama/Folhapress
-
12h52
MANAUS:
Integrantes do Black Bloc e Anonymous saem em protesto pelas ruas da capital amazonense. Policial militar conversa com manifestantes em Manaus.Crédito: Lucas Reis/Folhapress
-
12h51
CAMPINAS:
Cerca de 250 pessoas participaram do Grito do Excluídos em Campinas (a 93 km de SP).Crédito:Lucas Sampaio/Folhapress
-
12h50
MANAUS:
Integrantes do Black Bloc e Anonymous saem em protesto pelas ruas da capital amazonense. Policial militar conversa com manifestantes em Manaus. Crédito:Lucas Reis/Folhapress
-
12h47
Recife: Manifestantes do Grito dos Excluídos se dispersam no Recife. Não houve confusão.
-
12h46
Rio: A Secretaria Municipal de Saúde atualizou agora o número de pesosas feridas durante os protestos na avendida Presidente Vargas. Nove pessoas foram levadas para o Hospital Souza Aguiar, das quais três já foram atendidas e liberadas. Nem todos, diz a secretaria, eram manifestantes. Pessoas passaram mal durante a confusão e foram atendidas.
-
12h45
Porto Alegre: Manifestantes quebraram duas agências bancárias na avenida Salgado Filho, uma das principais vias do centro da cidade. A PM foi deslocada às pressas e cercou o grupo, mas não houve confronto. A situação é tensa no local. Cerca de 20 manifestantes usam máscaras e entoam gritos contra a polícia. Algumas lojas da região central que estavam abertas fecharam as portas por medo de tumultos.
Notícias
Publicidade