Publicidade

Poder

Graça Foster depõe na CPI da Petrobras

A ex-presidente da Petrobras Graça Foster foi convocada para prestar depoimento na CPI da Petrobras após a comissão não conseguir localizar o empresário Julio Faerman, acusado de pagar propina pela empresa SBM Offshore.

Ordenar: Antigos
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 09h17  

    A CPI da Petrobras aberta na Câmara dos Deputados ouve nesta quinta-feira (26) a ex-presidente da estatal Graça Foster.

    Graça deixou a direção da companhia em fevereiro, em meio às denúncias de corrupção na petroleira.

  • 09h18  

    A comissão esperava convocar para depoimento o empresário Julio Faerman, acusado de pagar propina pela empresa SBM Offshore. Ele, no entanto, não foi localizado.

  • 09h23  

    Não é a primeira vez que a ex-presidente da Petrobras vai ao Congresso falar sobre a estatal. Ela já prestou depoimento à CPI montada no Senado em 2014, que tinha viés governista. Na ocasião, afirmou que a compra da refinaria de Pasadena não seria feita novamente hoje em dia.

  • 09h24  

    Imagem

    Graça Foster, durante depoimento à CPI da Petrobras no Senado, em 2014

  • 09h57  

    Logo no início da sessão, o presidente da CPI Hugo Motta (PMDB-PB) informa que a área jurídica da Câmara deu parecer favorável à contratação da empresa de investigação Kroll pela comissão.

    Segundo ele, o contrato será encaminhado ao departamento de finanças para reserva dos recursos a serem pagos e, depois, será assinado entre a empresa e a Câmara.

  • 09h57  

    Segundo Hugo Motta, foi decidido que a contratação da Kroll será por inexigibilidade de licitação. Ele não divulgou ainda o valor do contrato. O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) questiona por que não houve licitação e qual o valor.

  • 10h03  

    O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) reclama do fato de a CPI não ter convocado o lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, apontado como operador do PMDB.
    Valente cita despacho do juiz Sérgio Moro em que ele apontou ter obtido novas provas sobre a participação de Baiano no pagamento de propina ao PSDB para barrar uma antiga CPI da Petrobras. "Deixamos de votar aqui a convocação de um dos maiores operadores do escândalo da Petrobras, Fernando Soares", disse.

    "Não há interesse deste presidente [de proteger alguém], se por acaso vossa excelência quiser fazer alguma ilação, estou frontalmente rechaçando. Todos os requerimentos chegados a esta presidência estão pautados e vamos votar todos os requerimentos", respondeu Hugo Motta, presidente da CPI.

  • 10h11  

    A discussão do presidente da CPI com Ivan Valente (PSOL-SP) esquenta e o deputado do PSOL rebate: "Se vossa excelência vestiu a carapuça, é um problema de vossa excelência, eu fiz uma crítica aos trabalhos. Não podemos passar para fora a ideia que não temos equidade na comissão, isso desgasta a CPI. É a conduta de seus membros, não do senhor, peço que vossa excelência não assuma para si, vossa excelência seguiu o regimento ao encerrar a votação com o início da ordem do dia".

  • 10h07  

    Será o primeiro depoimento de Graça Foster após deixar a presidência da Petrobras. Porém, como ela esteve no Congresso diversas vezes no ano passado, a expectativa de parlamentares é que sua oitiva não avance muito nos fatos investigados.

  • 10h17  

    O presidente da CPI convida Graça Foster a tomar assento na mesa diretora da CPI para ser ouvida.

Pixel tag
Publicidade
Publicidade