Publicidade

Poder

Graça Foster depõe na CPI da Petrobras

A ex-presidente da Petrobras Graça Foster foi convocada para prestar depoimento na CPI da Petrobras após a comissão não conseguir localizar o empresário Julio Faerman, acusado de pagar propina pela empresa SBM Offshore.

Ordenar: Antigos
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 11h56  

  • 12h01  

    Em uma crítica ao PSDB, a ex-presidente Graça Foster afirma não ter sentido a declaração do ex-gerente Pedro Barusco de que começou a receber propina entre 1997 e 1998, época da gestão tucana, de forma "isolada", sem dar detalhes se os superiores também recebiam.

    "Eu não consigo imaginar como pode ser verdadeira a fala do Barusco de que ele sozinho recebia propina. Eu não consigo entender isso de forma alguma", afirmou.

    Ela conta que a Petrobras questionou a empresa holandesa SBM Offshore sobre quem recebeu a propina, mas eles não souberam informar.

  • 12h05  

    Sobre a Sete Brasil, empresa de sondas criada com ajuda e participação minoritária da Petrobras, Graça Foster diz que o projeto foi bem estruturado, mas o que "desonra" e "envergonha" são os relatos de recebimento de propina.

  • 12h15  

    Graça repete declaração feita anteriormente no Congresso de que a compra da refinaria de Pasadena, que deu prejuízo à Petrobras, não foi um bom negócio.

  • 12h16  

    Provocando risos, o deputado delegado Waldir (PSDB-GO) anunciou que lançou um disk denúncia no seu gabinete, para receber denúncias de funcionários da Petrobras.

  • 12h27  

    Questionada sobre avaliação do TCU de que houve superfaturamento de 1.800% em um trecho do Gasene, Graça Foster disse que "nem um prego pode custar 1.800% mais caro". "Não foi o gasoduto, ele saiu 20% mais caro", afirmou.

  • 12h32  

    Questionada se conversava com a presidente Dilma sobre o que acontecia na Petrobras, Graça respondeu: "O que está acontecendo na Petrobras é aumento na produção, aumento na descoberta, aumento na reserva. Propina eu não conhecia, corrupção eu não conhecia, e eu não podia falar com ela sobre o que eu não conhecia."

  • 12h41  

    Imagem

    A ex-presidente da Petrobras Graça Foster na CPI da estatal da Câmara (Crédito: Alexssandro Loyola/Divulgação)

  • 12h44  

    Graça afirmou que toda a diretoria da Petrobras aprovou a indicação do ex-gerente Pedro Barusco e de João Carlos Ferraz, também funcionário da Petrobras, para a empresa Sete Brasil, criada com participação da estatal.

    "São dois quadros excepcionais, admiráveis na Petrobras, quadros técnicos. Esse documento interno de indicação de dirigentes foi levado pelo diretor da área financeira, dr. Almir Barbassa, levou esses nomes e nós, inclusive a Maria das Graças, aprovou o nome desses dois senhores, o Ferraz e o Barusco pelo quadro técnico que eles são", disse.

    Barusco admitiu ter recebido propina pela Sete Brasil.

  • 12h49  

    "Quando a gente vê o Barusco falando de si a gente pensa que está em outro planeta, porque nunca ia imaginar [que ele recebia propina]", afirmou Graça.

Pixel tag
Publicidade
Publicidade