AO VIVO
Candidatos à Prefeitura participam de primeiro debate na TV; acompanhe
Os candidatos à Prefeitura de São Paulo participam nesta segunda-feira (22), às 22h30, do primeiro debate na TV, transmitido pela Band. Estão confirmados o deputado federal Celso Russomanno (PRB), o atual prefeito Fernando Haddad (PT), a senadora Marta Suplicy (PMDB), o candidato do PSDB, João Doria, e o deputado federal Major Olímpio (Solidariedade).
A deputada federal Luiza Erundina (PSOL) não estará presente, já que seu partido precisaria de dez representantes na Câmara para garantir sua participação. Manifestantes realizam ato contra a ausência de Erundina ao lado de fora da emissora.
A Folha acompanhará o debate ao vivo, com análises do editor de Poder, Fábio Zanini, e do repórter Giba Bergamim Jr. Também serão publicadas checagens da Agência Lupa.
Os repórteres Artur Rodrigues, Carolina Linhares, Catia Seabra, Paula Reverbel, Thais Arbex e Thais Bilenky estão na cobertura.
acompanhe
Erundina participa de ato em frente à Bandeirantes
Avener Prado/Folhapress Erundina faz ato em frente à Bandeirantes antes do debate Doria fez media training no domingo
Thais Bilenky/Folhapress O candidato João Doria (PSDB) chega ao debate na Band Doria fez media training no domingo. A campanha do PSDB vê o debate, o primeiro do qual o tucano participará, como um teste. A expectativa é que ele aja com naturalidade, "como o João Doria que a gente vê por aí".
No camarim, Doria está acompanhado da família, do marqueteiro Lula Guimarães, Atila Francucci, diretor de criação, e Ricardo Galuppo, assessor de imprensa.
Militantes do PRB e do PSOL quase entram em confronto
Militantes do PRB vieram até o ato em frente à Bandeirantes realizado pela candidata do PSOL, Luiza Erundina.
Foram saudados no carro de som, já que o candidato do PRB, Celso Russomanno, foi a favor da participação de Erundina no debate da emissora nesta noite.
Militantes do PSOL, no entanto, gritaram "Fora, Russomanno" e quase houve confronto.
O grupo do PRB acabou saindo do local.
Russomanno, que chegou a dizer que não participaria do debate sem Erundina, acabou comparecendo e foi criticado pela candidata.
FÁBIO ZANINI, editor de "Poder" - Na última hora, Celso Russomanno decidiu comparecer ao primeiro debate. Líder no Datafolha (25%), deve ser alvo de seus adversários.
Erundina diz que Russomanno 'se fantasiou de democrata'
Luiza Erundina (PSOL) criticou o candidato do PRB, Celso Russomanno, ao saber que ele chegou ao debate.
"Russomanno estava usando pretexto, como ele está com medo de enfrentar o debate, ficou se fantasiando de democrata. Mentira", disse a candidata em ato em frente à Bandeirantes.
Celso Russomanno classificou como "tapetão" a não participação de Luiza Erundina no debate. "É muito triste, a democracia se constrói com a participação de todos".
Erundina também criticou Fernando Haddad (PT) por participar do debate.
"Se de fato Haddad e Russomanno quisessem que eu participasse, não iriam participar", disse.
"Eles não têm coragem de fazer isso."
Ivan Valente chama Doria de "coxinha"
"Doria, coxinha, almofadinha, tem medo de debate com Erundina", disse o vice da chapa do PSOL à Prefeitura, Ivan Valente, em ato em frente à Bandeirantes.
"Quer administrar São Paulo como se fosse sua empresa de ricaço. Vai arruinar São Paulo", completou.
Marta e Doria falam sobre veto à Erundina
O veto à candidata Luiza Erundina (PSOL) tem sido motivo de polêmica.
Marta Suplicy (PMDB), que junto com João Doria não aceitou acordo para a presença dela, disse ser amiga da deputada. Marta afirmou ser favorável à presença de todos. "Não sou a favor de abrir exceção", disse.
Doria adotou o mesmo discurso.
Russomanno chega ao debate
O candidato do PRB, Celso Russomanno, acaba de chegar ao debate. O deputado estava indeciso sobre participar do evento. Ele dizia que, caso faltasse, seria em solidariedade à candidata Luiza Erundina (PSOL), que foi impedida de participar.
A avaliação nos bastidores, porém, era de que a ausência seria uma estratégia para se livrar de eventual desgaste em um confronto de ideias com o prefeito Fernando Haddad (PT) e com a senadora Marta Suplicy (PMDB).
Fernando Haddad (PT), João Doria (PSDB), Marta Suplicy (PMDB) e Major Olímpio (SD) também já chegaram ao debate da TV Bandeirantes.
Líder do MTST, Guilherme Boulos participa de ato de Erundina
O líder do MTST e colunista da Folha, Guilherme Boulos, participou de ato em frente à TV Bandeirantes contra a ausência da candidata do PSOL, Luiza Erundina, no debate desta segunda (22).
"A militância do MTST está aqui contra esse golpe contra a democracia", disse no carro de som.
Boulos criticou João Doria (PSDB), afirmando que ele não gosta de povo.
Questionado pela Folha sobre apoiar Erundina ou Fernando Haddad (PT) na eleição, Boulos afirmou que presta solidariedade ao PSOL pelo impedimento nos debates, mas que o MTST irá dialogar com todas as candidaturas progressistas, incluindo a do prefeito.
Boa noite! A Folha começa agora a cobertura ao vivo do primeiro debate na TV entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo.