AO VIVO
Candidatos à Prefeitura participam de primeiro debate na TV; acompanhe
Os candidatos à Prefeitura de São Paulo participam nesta segunda-feira (22), às 22h30, do primeiro debate na TV, transmitido pela Band. Estão confirmados o deputado federal Celso Russomanno (PRB), o atual prefeito Fernando Haddad (PT), a senadora Marta Suplicy (PMDB), o candidato do PSDB, João Doria, e o deputado federal Major Olímpio (Solidariedade).
A deputada federal Luiza Erundina (PSOL) não estará presente, já que seu partido precisaria de dez representantes na Câmara para garantir sua participação. Manifestantes realizam ato contra a ausência de Erundina ao lado de fora da emissora.
A Folha acompanhará o debate ao vivo, com análises do editor de Poder, Fábio Zanini, e do repórter Giba Bergamim Jr. Também serão publicadas checagens da Agência Lupa.
Os repórteres Artur Rodrigues, Carolina Linhares, Catia Seabra, Paula Reverbel, Thais Arbex e Thais Bilenky estão na cobertura.
acompanhe
Equipe avalia que Russomanno vai bem
Equipe de candidato do PRB comenta que o debate vai bem para ele, já que até agora Fernando Haddad (PT) e os demais candidatos têm se digladiado.
Terceiro bloco é composto por perguntas de jornalistas da Bandeirantes
Perguntas terão 30 segundos, e respostas, dois minutos.
GIBA BERGAMIM JR., repórter
Ao mencionar a polêmica sobre o Parque dos Búfalos, Marta Suplicy refere-se à criação de um conjunto habitacional numa área às margens da Billings. Ambientalistas criticam o fato de a área ter nascentes e ser protegida pelos órgãos de meio ambiente. A região, no entanto, é cercada de imóveis irregulares, que ocuparam a área nos últimos 40 anos. O terreno tem esse nome porque havia ali uma criação de búfalos.Haddad pergunta se Marta recriará 'Controlar'; Marta critica sua política ambiental
Haddad (PT) perguntou se Marta Suplicy (PMDB) recriará a Controlar, que faz a inspeção veicular ambiental. Marta disse que a Controlar tem que voltar de outra forma. "Acredito que na questão do meio ambiente você fez muito pouca coisa e foi ficando muito séria a situação da cidade. Prometeu cinco parques, entregou dois. Não vi grandes projetos seus. Não consigo lembrar muita coisa", disse Marta.
Haddad citou o Clube Náutico, o Parque dos Búfalos e a Chácara do Jóquei. "São coisas muito pequenas, São Paulo é uma metrópole com 12 milhões de pessoas", rebateu Marta.
No intervalo
Thais Bilenky/Folhapress Governador Geraldo Alckmin tentar ler notícias sobre debate no intervalo, mas desiste com sinal ruim FÁBIO ZANINI, editor de "Poder" - Haddad alfineta Marta ao dizer que o Jockey "como você sabe bem, não pagava IPTU". Ele faz referência velada ao marido da candidata, Márcio Toledo, ex-presidente do Jockey.
Major Olímpio afirma que São Paulo virou 'terra sem lei' em gestão Haddad
Candidato do Solidariedade afirma que "fará cumprir a lei" e critica gestão Haddad. Segundo o deputado, a cracolândia "existe porque o prefeito não fiscaliza" locais clandestinos em que se venderia a droga. "Vai ser tolerância zero com vagabundo", afirma ele. Celso Russomanno afirma que para melhorar segurança é preciso integrar sistema de rádio das polícias. Olímpio rebate afirmando que já há integração entre guarda civil e Polícia Militar.
Nada de taxa
Houve risadas no auditório quando Marta diz que não vai mais criar taxas.
FÁBIO ZANINI, editor de "Poder" - Marta promete nunca mais criar taxa alguma. Ela tenta reduzir a a rejeição pelas taxas que promoveu em sua gestão como prefeita (2001-04), quando ganhou o apelido de "Martaxa".
FÁBIO ZANINI, editor de "Poder" - Haddad faz questão de perguntar a Marta Suplicy, "candidata do PMDB". Com isso, tenta tirar dela os eleitores petistas que não sabem que ela mudou de partido.