AO VIVO
Candidatos à Prefeitura participam de primeiro debate na TV; acompanhe
Os candidatos à Prefeitura de São Paulo participam nesta segunda-feira (22), às 22h30, do primeiro debate na TV, transmitido pela Band. Estão confirmados o deputado federal Celso Russomanno (PRB), o atual prefeito Fernando Haddad (PT), a senadora Marta Suplicy (PMDB), o candidato do PSDB, João Doria, e o deputado federal Major Olímpio (Solidariedade).
A deputada federal Luiza Erundina (PSOL) não estará presente, já que seu partido precisaria de dez representantes na Câmara para garantir sua participação. Manifestantes realizam ato contra a ausência de Erundina ao lado de fora da emissora.
A Folha acompanhará o debate ao vivo, com análises do editor de Poder, Fábio Zanini, e do repórter Giba Bergamim Jr. Também serão publicadas checagens da Agência Lupa.
Os repórteres Artur Rodrigues, Carolina Linhares, Catia Seabra, Paula Reverbel, Thais Arbex e Thais Bilenky estão na cobertura.
acompanhe
GIBA BERGAMIM JR., repórter
Major Olimpio insiste no tema que o elegeu para deputado estadual e federal: a segurança pública. Fala em combate à violência de maneira seguida, porém, o enfrentamento à criminalidade é obrigação do governo estadual.Haddad nega 'indústria da multa' e afirma que diminuição de velocidade é medida da ONU
O petista afirmou que arrecadação de multas não aumentou em proporção durante a sua gestão. Segundo o petista, acidentes diminuíram após a redução da velocidade e São Paulo caiu de 7º para 58º no ranking de cidades mais congestionadas.
FÁBIO ZANINI, editor de "Poder" - Ao falar de novas taxas, Doria ataca Haddad e Marta Suplicy, que defenderiam a criação delas. Programa do tucano defende a redução do papel do Estado.
GIBA BERGAMIM JR., repórter
Doria promete a volta da inspeção veicular, porém, gratuita. Não diz de que maneira, se com a volta da Controlar ou se com várias empresas do tipo. No entanto, durante a gestão Gilberto Kassab (PSD), a Justiça decidiu que a cobrança deveria acontecer e obrigou Kassab a retomá-la.Erundina comenta o segundo bloco do debate
"Não dá pra saber o que os candidatos querem para São Paulo. Atacam um e outro pontualmente, mas não têm proposta de solução mais estrutural", disse. "Eles não fazem referência à região metropolitana e às políticas nacionais."
"Eles falaram em exclusão de secretarias, mas não falaram da porcentagem do orçamento que é dada a cada um desses órgãos", afirmou a candidata sobre a proposta de João Doria.
Russomanno quer reduzir valores venais dos imóveis
Questionado por jornalista se reduziria a tabela dos valores venais, Russomanno (PRB) afirmou que os valores precisam ser corrigidos. "Os valores venais são, às vezes, maiores que os valores de mercado", disse. "Temos que rever isso por conta da indústria da construção civil, que compra terrenos e os valores venais são maiores que os dos terrenos. Isso inviabiliza qualquer construção."
"Está mais do que provado que nos países que baixaram taxas e impostos, aumentou a arrecadação. Vamos gradativamente trabalhar nisso para que as pessoas paguem menos e a cidade arrecade mais", completou Russomanno.
Haddad disse que não é possível abaixar em todas as áreas da cidade, porque isso "prejudicaria o mais pobre ao afetar os serviços públicos".
Erundina critica Marta
"Marta deu uma de feminista, mas excluiu uma mulher do debate", disse Erundina.
Marta Suplicy havia atacado João Doria por querer cortar a secretaria de mulheres.
Erundina também mencionou o prefeito Fernando Haddad: "ele diz que investiu em saúde, mas não falou da privatização da saúde".
GIBA BERGAMIM JR., repórter
Tema da pergunta de Russomano a Haddad, o reajuste de IPTU proposto por Haddad foi barrado pela Justiça em 2014.
No ano seguinte, foi feito aplicado após o Tribunal de Justiça disse que o reajuste era legal.FÁBIO ZANINI, editor de "Poder" - Haddad diz que baixou IPTU em bairros da periferia como Guaianazes, Jardim Ângela e outros. Tenta fazer um aceno aos bairros mais carentes, ponto fraco de sua campanha.
Márcio Toledo afirma que vai pedir direito de resposta para Marta em questão sobre Jockey
Questionado sobre a afirmação de Haddad sobre o Jockey, vai pedir direito de resposta: "deveria, né? A nossa gestão no Jockey foi a única que pagou tudo certinho"