AO VIVO
Candidatos à Prefeitura participam de primeiro debate na TV; acompanhe
Os candidatos à Prefeitura de São Paulo participam nesta segunda-feira (22), às 22h30, do primeiro debate na TV, transmitido pela Band. Estão confirmados o deputado federal Celso Russomanno (PRB), o atual prefeito Fernando Haddad (PT), a senadora Marta Suplicy (PMDB), o candidato do PSDB, João Doria, e o deputado federal Major Olímpio (Solidariedade).
A deputada federal Luiza Erundina (PSOL) não estará presente, já que seu partido precisaria de dez representantes na Câmara para garantir sua participação. Manifestantes realizam ato contra a ausência de Erundina ao lado de fora da emissora.
A Folha acompanhará o debate ao vivo, com análises do editor de Poder, Fábio Zanini, e do repórter Giba Bergamim Jr. Também serão publicadas checagens da Agência Lupa.
Os repórteres Artur Rodrigues, Carolina Linhares, Catia Seabra, Paula Reverbel, Thais Arbex e Thais Bilenky estão na cobertura.
acompanhe
Confusão na resposta
Risos da plateia quando Marta comenta que não entendeu nada da resposta de Haddad.
GIBA BERGAMIM JR., repórter
Em resposta a Marta, o prefeito Haddad enfatizou a política de criação de 400 km de faixas exclusivas de ônibus à direita e da construção dos corredores exclusivos (à esquerda) Inajar de Souza, 9 de Julho e Berrini. No entanto, a meta de de construir 150 km de corredores ficou longe de ser atingida. A licitação travou no Tribunal de Contas do Município até o último ano da gestão. Além disso, o dinheiro federal previsto para isso não chegou à cidade.Marta questiona Haddad a respeito de transporte público e critica resposta: 'não entendi nada'
A peemedebista questionou Haddad a respeito de seu programa para mobilidade urbana caso seja eleito. Prefeito responde afirmando que fez 400km de faixas e corredores, e aproveita para falar de saúde, dizendo que 80% dos paulistanos se sentem "relativamente bem atendidos pela rede pública". "Não entendi nada", responde Marta, dizendo que adversário fugiu do assunto. Ele também criticou Doria: "Nós sabemos que essa classe social gosta de fazer turismo na periferia".
São Paulo não é um reality show, diz Marta a Doria
Questionada por Doria se criaria taxas para enfrentar a queda na arrecadação, Marta disse que errou na sua gestão ao aumentar os impostos e que consegue pedir desculpas e mudar. "Isso me ajuda a me tornar uma pessoa melhor, com mais capacidade de administrar uma cidade como São Paulo."
Marta provocou Doria, que já apresentou o programa "O Aprendiz", dizendo que São Paulo não é um reality show. "Tem greve, incêndio. Eu tenho a capacidade de já ter ajudado essas pessoas. Ando na rua e as pessoas falam do Bilhete Único, dos CEUs, da merenda de qualidade... Reconhecem o que fiz e que tenho proximidade com elas. É muito difícil ser prefeita de São Paulo, mas muito gratificante."
GIBA BERGAMIM JR., repórter
Marta foi questionada por Doria sobre a criação de taxas como a do lixo, quando a oposição a apelidou de Martaxa. A ex-petista criou a taxa do lixo junto com Fernando Haddad (PT), que durante a gestão dela foi assistente do então secretário de Finanças, João Sayad.FÁBIO ZANINI, editor de "Poder" - Doria segue fazendo o vínculo entre Marta e Haddad, dizendo que trabalharam juntos no PT e que gostam de criar taxas.
Major Olímpio questiona Haddad sobre escândalos de corrupção no PT
Haddad afirma combate corrupção municipal, e que "maus elementos há em todo partido, igreja, corporação". Provoca Major Olímpio falando sobre atuação da polícia: "há maus elementos na polícia, é uma minoria, mas há". Petista criticou ainda PMDB, PSDB e presidente do Solidariedade, Paulinho da Força.
Marta afirma que criará creches e enaltece CEUs
Questionada sobre déficit nas creches, Marta (PMDB) disse que ampliará os convênios e construirá "muita creche". "Como mãe, como avó, sei como é para uma mulher poder trabalhar e deixar o filho em uma creche." A candidata aproveitou para enaltecer os CEUs, marca de seu governo. "Meu legado é um legado emblemático, copiado no país todo."
GIBA BERGAMIM JR., repórter
Haddad evitou fazer defesa de Lula após pergunta de Major Olimpio sobre denúncias de corrupção ao patrono da campanha petista em 2012. Usou a pergunta para dizer que criou a Controladoria, que investigou a Máfia do ISS e aumentou a arrecadação com o imposto antes sonegado e por ter ajudado a recuperar dinheiro desviado durante a gestão Maluf.FÁBIO ZANINI, editor de "Poder" - Em resposta a Olimpio, Haddad diz que três ex-presidentes do PSDB são citados em delação premiada. E fala de acusações contra Paulinho da Força, principal líder do partido de Olímpio.