Olimpiada Rio 2016

Rafael Silva conquista o bronze no judô; Phelps é derrotado pela 1ª vez na Rio-16 e leva prata


No último dia de competições do judô, Rafael Silva, o "Baby", conquistou a medalha de bronze na categoria pesado (mais de 100 kg). Ele venceu o uzbeque Abdullo Tangriev na disputa pelo terceiro lugar.

O Brasil também garantiu uma medalha no boxe. Robson Conceição venceu Hurshid Tojibaev, outro atleta do Uzbequistão, por decisão unânime dos juízes. Ele volta a lutar no domingo (14), às 12h30, contra o cubano Jorge Lázaro Álvarez, pela semifinal. Se perder, fica com o bronze, já que não há disputa pelo terceiro lugar no boxe. Vencendo, disputará o ouro na terça (16).

Na natação, o americano Michael Phelps foi derrotado pela primeira vez na Rio-2016 e levou a prata nos 100 m borboleta. Na final dos 50 m, o brasileiro Bruno Fratus ficou na sexta colocação.

No tênis, Thomaz Bellucci, que ganhou o primeiro set de Rafael Nadal, acabou derrotado nas quartas de final do torneio de simples do tênis. Além de eliminar o brasileiro, Nadal ganhou a medalha de ouro nas duplas ao lado de Marc López.

acompanhe

Filtrar
Outras
  • Atualizando
  • 12/8

    Zebra vence o primeiro set na semifinal feminina

    Na quadra central, a zebra Monica Puig, 22, ganha o apoio da pequena torcida. A 34ª do mundo, que fez o jogo da vida contra a espanhola Garbine Muguruza na última terça, se comparou a uma garrafa de refrigerante "que você chacoalha, chacoalha, chacoalha, abre a tampa e explode".

    "Me segurei para explodir na hora certa", disse a jovem de Porto Rico, que venceu o primeiro set contra tcheca Petra Kvitova por 6/4.

    Na quadra 1, Andy Murray ignora Steve Johnson do outro lado da quadra e faz 6/0. Cometeu um único erro não forçado no primeiro set.

  • 12/8

    Brasil tem desempenho pior que em Londres-12 e não atinge meta no judô

    Com os resultados da manhã desta sexta (12), o judô brasileiro já tem um resultado pior do que Londres-12, quando conseguiu um ouro e três bronzes. O judoca Rafael Silva, 29 anos, perdeu nas quartas de final para o francês Teddy Riner, 27. O brasileiro ainda disputa o terceiro lugar à tarde, na repescagem da categoria pesado (mais de 100 kg).

    A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) tinha como meta melhorar o resultado em relação aos últimos Jogos, seja em qualidade (um ouro e uma prata, por exemplo), seja em quantidade de medalhas.

    O objetivo, porém, não foi alcançado. O Brasil conseguirá, no máximo, um ouro, já conquistado por Rafaela Silva, e dois bronzes. O de Mayra Aguiar foi garantido nesta quinta-feira (12).

    Toshifumi Kitamura/AFP
    Rafael Silva ainda disputa medalha de bronze
  • 12/8

    Robson Conceição garante pelo menos o bronze

    O boxeador soteropolitano Robson Conceição, 27, garantiu pelo menos a medalha de bronze para o Brasil na categoria leve (até 60 kg).

    Ele ganhou de Hurshid Tojibaev, 26, do Uzbequistão, por decisão unânime dos juízes. Robson foi melhor nos três rounds da luta.

    Ele volta a lutar no domingo, às 12h30, contra o cubano Jorge Lázaro Álvarez, pela semifinal. Se perder, fica com o bronze, já que não há disputa pelo terceiro lugar no boxe. Trata-se de uma medida para tentar ser mais justo caso o perdedor da semi saia muito machucado do combate.

    Caso vença no domingo, Robson vai disputar a medalha de ouro na terça (16).

    Peter Cziborra/Reuters
    Robson Conceição (de azul) luta contra Hurshid Tojibaev
  • 12/8

    Segundo round também é de Robson

    Robson Conceição venceu também o segundo round. Só perde o bronze se for nocauteado pelo atleta do Uzbequistão.

  • 12/8

    Primeiro round é do brasileiro

    Robson ganhou o primeiro round. Três juízes deram pontuação de 10 a 9 para o brasileiro. A luta foi parelha na primeira etapa.

    Torcida na arena bate os pés no chão de metal das arquibancadas e faz um barulho que se assemelha ao de um trem passando.

  • 12/8

    Robson Conceição luta para garantir o bronze

    O boxeador soteropolitano Robson Conceição, 27, tem chance de garantir medalha de bronze para o Brasil na categoria leve (até 60 kg).

    Ele está no ringue neste momento contra Hurshid Tojibaev, 26, do Uzbequistão. Se passar para a semi já tem garantida a medalha de bronze.

    Conceição venceu sua primeira luta contra o atleta do Tajiquistão Anvar Yunusov, 29. A disputa teve um round apenas, já que o adversário deixou o ringue alegando uma lesão.

    Torcida no Riocentro canta "uh, vai morrer" para o adversário de Robson.

  • 12/8

    Eliminada, brasileira reclama da arbitragem

    A boxeadora Adriana Araújo, 34, reclamou da arbitragem após a luta em que perdeu da finlandesa Mira Potkonen, 35, pelas oitavas da categoria leve (57 kg).

    A atleta, bronze em Londres-12 e primeira medalhista do boxe feminino, reclamou que a arbitragem tem dado preferência aos europeus e americanos na hora da validar os golpes.

    Os árbitros e juízes de sua luta eram asiáticos.

    "Eu achei que meus golpes foram mais contundentes e mais limpos. Eu achei que ganhei, mas não sei o critério que eles usaram, e deram a vitória para ela".

    Ela anunciou que esse foi seu último ciclo olímpico. "Eu acho que já fiz minha parte no boxe brasileiro. Deixa para as gerações mais novas".

    Questionada se irá seguir carreira no MMA, ela disse que ainda não decidiu, mas confirmou convites.

    "Não estou feliz, mas sou atleta e temos que aceitar certas situações. Primeiro vou tirar férias, só vou decidir em 2017. Fui convidada para o MMA, mas não tenho decisão ainda", disse.

  • 12/8

    Com quadras secas, começa a rodada decisiva

    Quadras secas no Parque Olímpico. A rodada decisiva do tênis começa com Petra Kvitova x Monica Puig, semifinal feminina. Na sequência, a quadra central recebe Rafael Nadal x Thomaz Bellucci.

    Na quadra 1, Steve Johnson e Andy Murray aquecem. Público ainda é pequeno nas duas instalações. Nesta rodada, ninguém será submetido às quadras secundárias, como aconteceu na quinta na semifinal de duplas entre Espanha e Canadá, gerando fortes críticas dos jogadores.

  • 12/8

    Joanna Maranhão registra boletim de ocorrência

    A nadadora Joanna Maranhão, 29, registrou boletim de ocorrência para que a Polícia Civil investigue os autores de ofensas recebidas por ela nesta semana.

    A pernambucana relatou que pessoas chegaram a publicar no Facebook pedidos para que ela fosse estuprada, após sua eliminação na Olimpíada.

    A atleta chegou por volta das 12h à Delegacia de Repressão a Crimes de Informática, na Cidade da Polícia, na zona norte do Rio.

    O advogado da nadadora, Fabiano Machado, levou cópias de 250 comentários ofensivos recebidos por ela.

    Alfredo Mergulhão/Folhapress
    Joanna Maranhão fala com seu advogado
  • 12/8

    Ex-atletas alemães sofrem acidente grave no Rio

    Um táxi com dois ex-atletas alemães sofreu um acidente grave na avenida das Américas, na madrugada desta sexta. O ex-atleta Stefan Henze está internado no Hospital Municipal Miguel Couto em estado muito grave. Ele passou por uma neurocirurgia. O outro ex-atleta, Christian Käding, passou por exames no Hospital Municipal Lourenço Jorge e já foi liberado.

  • Atualizando

calendário

medalhas

países