Publicidade

Protesto reúne 40.300 manifestantes em SP, diz Datafolha

Os protestos pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff retornaram neste domingo em diversas partes do país, após um intervalo de quatro meses. Eles reuniram menos pessoas do que os últimos, realizados em março, abril e agosto, contudo.

Em São Paulo, o ato reuniu 40.300 manifestantes segundo o Datafolha. Apenas na região perto do Masp havia grande concentração. Em agosto, o ato na capital paulista reuniu 135 mil manifestantes, de acordo com levantamento do instituto. No ato de março, foram 210 mil pessoas, e no de abril, 100 mil.

A Polícia Militar de São Paulo estimou em 30 mil o total de manifestantes na capital paulista e 6.500 no restante do Estado.

Em grandes capitais como Rio, Brasília e Curitiba, os participantes não chegaram a um quarto do registrado nos atos de agosto. Brasília reuniu 7.000 manifestantes neste domingo, contra 25 mil no protesto anterior, segundo estimativas da Polícia Militar; Curitiba teve 10 mil, contra 60 mil em agosto, e no Rio apenas 5.000 foram à orla de Copacabana, contra 100 mil anteriormente, segundo organizadores.

Florianópolis reuniu 1.200 pessoas, menos de 5% do registrado no último ato. No Recife, 7.000 foram às ruas, e em Belo Horizonte, 3.000. Belém e Salvador registraram menos de 1.000 manifestantes cada.

Os atos deste domingo ocorrem em ao menos cem cidades do país para pedir a saída da presidente. Os organizadores dos protestos, como o Movimento Brasil Livre e o Vem pra Rua, afirmam que já esperavam adesão menor, uma vez que se trata da retomada do movimento de rua pró-impeachment. Seria, segundo eles, um "aquecimento" para protestos maiores no ano que vem. Acompanhe em tempo real abaixo.

Ordenar: Antigos
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 19h31  

    BOA VISTA (RR) - Em Boa Vista, o protesto começou com atraso no fim da tarde, na Praça do Centro Cívico. Com bonecos do pixuleco e cartazes com os dizeres "Fora Dilma!", os manifestantes aproveitam o fechamento do sinal que fica em frente a Assembleia Legislativa de Roraima, em Boa Vista, para protestar e chamar a atenção dos motoristas e de pessoas que passam pelo local.

    A coordenação estadual do Movimento Vem pra Rua estima cerca de 60 pessoas reunidas. No último ato, em agosto, o movimento conseguiu reunir 100 pessoas. Na manifestação de março passado foram aproximadamente 5.000 pessoas. O ato deve acontecer até as 18h (20h horário de Brasília). A Polícia Militar de Roraima e e a Guarda Municipal de Boa Vista acompanham o protesto.

  • 21h01  

    Obrigado a todos por acompanhar as manifestações pela Folha. Boa noite.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade