Publicidade

Protesto reúne 40.300 manifestantes em SP, diz Datafolha

Os protestos pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff retornaram neste domingo em diversas partes do país, após um intervalo de quatro meses. Eles reuniram menos pessoas do que os últimos, realizados em março, abril e agosto, contudo.

Em São Paulo, o ato reuniu 40.300 manifestantes segundo o Datafolha. Apenas na região perto do Masp havia grande concentração. Em agosto, o ato na capital paulista reuniu 135 mil manifestantes, de acordo com levantamento do instituto. No ato de março, foram 210 mil pessoas, e no de abril, 100 mil.

A Polícia Militar de São Paulo estimou em 30 mil o total de manifestantes na capital paulista e 6.500 no restante do Estado.

Em grandes capitais como Rio, Brasília e Curitiba, os participantes não chegaram a um quarto do registrado nos atos de agosto. Brasília reuniu 7.000 manifestantes neste domingo, contra 25 mil no protesto anterior, segundo estimativas da Polícia Militar; Curitiba teve 10 mil, contra 60 mil em agosto, e no Rio apenas 5.000 foram à orla de Copacabana, contra 100 mil anteriormente, segundo organizadores.

Florianópolis reuniu 1.200 pessoas, menos de 5% do registrado no último ato. No Recife, 7.000 foram às ruas, e em Belo Horizonte, 3.000. Belém e Salvador registraram menos de 1.000 manifestantes cada.

Os atos deste domingo ocorrem em ao menos cem cidades do país para pedir a saída da presidente. Os organizadores dos protestos, como o Movimento Brasil Livre e o Vem pra Rua, afirmam que já esperavam adesão menor, uma vez que se trata da retomada do movimento de rua pró-impeachment. Seria, segundo eles, um "aquecimento" para protestos maiores no ano que vem. Acompanhe em tempo real abaixo.

Ordenar: Antigos
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 14h58  

    SÃO PAULO - "Não vai ter golpe. Vai ter impeachment", disse o senador tucano Aloysio Nunes durante a manifestação na av. Paulista. "Fora Dilma, e leve o PT com você", gritou.

  • 14h59  

    GOIÂNIA - Em Goiânia, três grupos estão reunidos na organização do evento denominado de "esquenta" pelo impeachment: MBL ( Movimento Brasil Livre) Goiás, Vem pra rua e Revoltados on-line. Marcado para iniciar às 14h, o protesto tem como ponto de concentração a Praça Almirante Tamandaré, no setor oeste.

    O MBL trouxe 500 camisetas azuis com o nome do movimento na parte da frente e a frase "Impeachment Já, Fora PT" atrás, além de 2.000 adesivos com dizeres "Fora Dilma, Sim ao impeachment" para serem distribuídos.

    O grupo Revoltados on-line trouxe 200 pixulecos, bonecos do ex-presidente Lula vestido de presidiário. Também estão sendo feitas pinturas nos rostos de participantes com as cores da bandeira do Brasil, que são também as cores que prevalecem nas camisetas das pessoas presentes. O número de público ainda não foi divulgado.

    O presidente do PMN Goiás, Eduardo Ângelo, 42, participa do ato em Goiânia. Ele diz que o partido participou dos outros protestos realizados antes do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, aceitar o processo de pedido de impeachment de Dilma. "Chegou o momento do Brasil ser passado a limpo, não só no Executivo, mas como um todo", afirma.

  • 15h01  

    SÃO PAULO - Miguel Reale Júnior, um dos autores do pedido de impeachment acolhido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), chama Dilma de "irresponsável" durante discurso no caminhão do Vem Pra Rua.

    "Quem fala que é golpe não conhece uma linha da nossa Constituição, só conhece interesse político rasteiro".

    Segundo ele, dezembro trará novas denúncias contra a "companheirada". "Não queremos golpe, queremos justiça".

    Rogério Chequer, líder do Vem Pra Rua, anuncia presença de outro signatário do pedido do impeachment, o fundador do PT Hélio Bicudo.

  • 15h03  

    SÃO PAULO - Segundo a assessoria do Solidariedade, Paulinho da Força, presidente da Força Sindical e liderança da sigla, está dando giros pela Paulista, mas não deve discursar.

  • 15h06  

    Imagem

    Integrantes do terceiro "Encontro de Marombas", que se reuniu mais cedo sob o Masp, se colocam em frente ao carro de som do grupo Revoltados Online e puxam o coro: "Ei, ei, ei, abaixa o preço do whey", em referência ao suplemento alimentar whey protein.

  • 15h08  

    BELO HORIZONTE - As manifestações em Belo Horizonte se encerraram às 14h38, na praça da Liberdade. Um homem foi detido pela Polícia Militar após tentar furar um boneco inflável do ex-presidente Lula. Houve tumulto, e a polícia precisou usar spray de pimenta para dispersar a população.

    Segundo a corporação, foram 3.000 participantes no ápice do movimento. Já os organizadores afirmam que foram 6.000. As manifestações na capital mineira começaram às 13h.

    Os deputados federais do PSDB Rodrigo de Castro e Paulo Abi-Ackel participaram do ato. Nos protestos de agosto, 10 mil pessoas se reuniram em Belo Horizonte.

  • 15h09  

    SÃO PAULO - O secretário estadual de desenvolvimento social, Floriano Pesaro, diz que se licenciará do cargo para assumir sua vaga na Câmara e votar pelo impeachment da Dilma. Ele afirma que está na paulista com consentimento do governador de SP, Geraldo Alckmin.

  • 15h12  

    RIO - Cerca de cinco mil pessoas vestidas de verde e amarelo realizaram no início da tarde uma passeata na orla da zona sul carioca pedindo o impeachment de Dilma. Sob sol forte e temperatura de cerca de 38 graus, os manifestantes exibiram cartazes com os dizeres "Fora Dilma", "Lula vai chegar sua vez" e "Je suis Moro", em apoio as ações do juiz Sérgio Moro.

    "Nós queremos mostrar que o povo não quer a Dilma. Ela errou na forma de governar e está envolvida nos escândalos. Queremos o impeachment dela e isso será só o começo", disse a contadora Lauriécia Gonçales, 46.

    Houve um momento de confusão durante a passeata quando um grupo de cerca de 50 skatistas, alguns vestidos de vermelho, tentaram passar pelo grupo de manifestantes.

    A Polícia Militar, que reforçou o patrulhamento em toda orla, teve que intervir e retirar o grupo contrário à manifestação. No tumulto, copos e latas chegaram a ser lançados em direção aos militares, que não revidaram.

    "Acho um absurdo não deixarem expressar nossa opinião. Se eles podem se a favor do impeachment, nós podemos ser contrários" afirmou um dos integrantes do grupo de skatistas.

    A PM informou que ninguém foi preso durante a confusão.

  • 15h13  

    SÃO PAULO - "O verdadeiro golpe aconteceu ontem. O Facebook tirou do ar as páginas do Vem pra Rua, do Revoltados Online e do Acorda Brasil... De todos os movimentos pelo impeachment. Isso afetou dois milhões de pessoas", disse Mauro Scheer, do grupo Avança Brasil, em referência ao ocorrido no sábado (12).

  • 15h14  

    CURITIBA - Aos gritos de "Fora PT", milhares de manifestantes saíram em caminhada por volta das 14h30 para pedir o impeachment. A PM, que havia estimado em 2.000 pessoas o número de participantes no início da tarde, recalculou o público para 7.000. Eles agora se concentram na Boca Maldita, no centro da cidade.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade