Publicidade

Protesto reúne 40.300 manifestantes em SP, diz Datafolha

Os protestos pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff retornaram neste domingo em diversas partes do país, após um intervalo de quatro meses. Eles reuniram menos pessoas do que os últimos, realizados em março, abril e agosto, contudo.

Em São Paulo, o ato reuniu 40.300 manifestantes segundo o Datafolha. Apenas na região perto do Masp havia grande concentração. Em agosto, o ato na capital paulista reuniu 135 mil manifestantes, de acordo com levantamento do instituto. No ato de março, foram 210 mil pessoas, e no de abril, 100 mil.

A Polícia Militar de São Paulo estimou em 30 mil o total de manifestantes na capital paulista e 6.500 no restante do Estado.

Em grandes capitais como Rio, Brasília e Curitiba, os participantes não chegaram a um quarto do registrado nos atos de agosto. Brasília reuniu 7.000 manifestantes neste domingo, contra 25 mil no protesto anterior, segundo estimativas da Polícia Militar; Curitiba teve 10 mil, contra 60 mil em agosto, e no Rio apenas 5.000 foram à orla de Copacabana, contra 100 mil anteriormente, segundo organizadores.

Florianópolis reuniu 1.200 pessoas, menos de 5% do registrado no último ato. No Recife, 7.000 foram às ruas, e em Belo Horizonte, 3.000. Belém e Salvador registraram menos de 1.000 manifestantes cada.

Os atos deste domingo ocorrem em ao menos cem cidades do país para pedir a saída da presidente. Os organizadores dos protestos, como o Movimento Brasil Livre e o Vem pra Rua, afirmam que já esperavam adesão menor, uma vez que se trata da retomada do movimento de rua pró-impeachment. Seria, segundo eles, um "aquecimento" para protestos maiores no ano que vem. Acompanhe em tempo real abaixo.

Ordenar: Antigos
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 15h56  

    Imagem

    PORTO ALEGRE - Começa a chover fraco na capital gaúcha. Uma grande faixa verde e amarela está estendida ao longo do público. Uma banda toca marchinhas contra o PT. | Crédito: Felipe Bächtold/Folhapress

  • 16h11  

    JOÃO PESSOA - Manifestantes começam a se concentrar na avenida Epitácio Pessoa, na capital da Paraíba, para o ato anti-Dilma. Os organizadores esperam a participação de 2.000 pessoas. Até agora, porém, são cerca de 50 participantes.

    Acompanhados de dois carros de som, eles vão caminhar até o encontro das praias de Cabo Branco e Tambaú, tradicional ponto de manifestação da cidade. São cerca de 4 quilômetros.

    Os manifestantes vestem camisetas nas cores da bandeira do Brasil e com frases como "Fora Dilma" e "Bolsonaro presidente", em referência ao deputado federal Jair Bolsonaro (PP). Também carregam um boneco inflável do ex-presidente Lula, apelidado de Pixuleko.

  • 16h13  

    Imagem

    SÃO PAULO - Lideres do Vem Pra Rua pedem para manifestantes levantarem os braços, cerrarem os punhos e gritarem "eu acredito".

    Renan Santos, do MBL, pede palmas para Venezuela e para Argentina. "Macri [presidente recém-eleito] não tinha máquina e derrotou os Kirchners. A oposição derrotou o Maduro. Aqui, vamos derrotar o PT pelo impeachment", disse.

    "Vamos para a rua pra derrubar o PT. Chora petista bolivariano, sua roubalheira tá acabando!"

    Crédito da imagem: Bruno Leite/Folhapress

  • 16h15  

    Imagem

    SÃO PAULO - Durante manifestação pelo impeachment de Dilma Rousseff na av. Paulista neste domingo (13), aposentados prestaram homenagens ao ministro do STF, Gilmar Mendes, e ao juiz Sérgio Moro, que julga processos relacionados à Operação Lava Jato.

  • 16h17  

    Imagem


    CURITIBA - O protesto pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff em Curitiba, que reuniu cerca de 10 mil pessoas, segundo a PM, e 25 mil, de acordo com estimativa dos organizadores do ato, terminou por volta das 16h.

    O número representa um sexto dos presentes no último ato contra o governo na capital paranaense, em agosto, quando 60 mil pessoas se reuniram.

    "Veio até muita gente, mais que esperávamos", diz Éder Borges, do Movimento Brasil Livre. "Hoje é um esquenta para março. Já conseguimos a abertura do impeachment, agora vamos derrubar o PT."

    Os manifestantes se concentraram a partir das 13h, caminharam pelo centro e encerraram o ato na Boca Maldita, no centro da cidade, aos gritos de "Fora PT" e "impeachment".

    O protesto foi marcado por críticas ao STF (Supremo Tribunal Federal), chamado de "puxadinho do PT".

    "O Fachin é petista, o Toffoli é amigo do Lula. É capaz de segurarem o impeachment. Só não seguram se as ruas pressionarem", disse a aposentada Maria Aparecida Sartini, que carregava um cartaz com os dizeres "Suspeito Tribunal Federal".

    Os manifestantes também fizeram elogios ao juiz Sergio Moro e à Polícia Federal, que conduzem a Operação Lava Jato --sediada em Curitiba. Camisetas com o rosto do magistrado em verde e amarelo e a frase "Somos todos Sergio Moro" foram vendidas durante o ato.

    Um pequeno grupo também defendia uma "marcha com Deus, pela família, pela liberdade, contra o comunismo". Eles irão fazer um novo ato na capital paranaense no próximo domingo (20).

    A PM não registrou episódios de violência ou confronto durante o protesto, que foi pacífico.

    Foto: Estelita Hass Carazzai/Folhapress

  • 16h30  

    Imagem

    SÃO PAULO - O senador tucano Aloysio Nunes, que participou da manifestação pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff na av. Paulista, neste domingo (13). Ele teve a bochecha pintada por manifestantes.

    José Serra, se recusou a carregar uma réplica do boneco Pixuleco, que faz referência ao ex-presidente Lula em traje de presidiário.

    Crédito da imagem: Catia Seabra/Folhapress

  • 16h36  

    Imagem


    JOÃO PESSOA - Manifestante participa de ato na capital paraibana vestida de presidente Dilma Rousseff. "As pedaladas fiscais vão continuar", afirmou a manifestante.

    Foto: Aline Martins/Folhapress

  • 16h38  

    Imagem


    NATAL - A manifestação em favor do afastamento da presidente Dilma Rousseff reúne poucas pessoas ao lado do maior shopping center da cidade.

    Vestidos de verde e amarelo, os manifestantes seguram faixas contra a presidente Dilma, o ministro do STJ, Dias Toffoli e o ex-presidente Lula, além do presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

    A organização preferiu não estimar o público que poderá participar do evento, porque esta concentração seria uma espécie de "esquenta" para uma mobilização maior marcada para o dia 13 de março do ano que vem.

    Foto: Ricardo Araújo/Folhapress

  • 16h49  

    Imagem


    GOIÂNIA - Em Goiânia, manifestantes seguem pela avenida 85, setor Marista, com gritos de "Fora, Dilma " e "O povo unido jamais será vencido". O grupo carrega bandeiras do Brasil e cartazes com pedidos de saída da presidente.

    Foto: Carla Guimarães/Folhapress

  • 16h50  

    Imagem

    PORTO ALEGRE - A Brigada Militar (a PM gaúcha) estima haver 400 manifestantes no parque da Redenção, na capital gaúcha. Já a organização do movimento diz que são 5.000 pessoas. Deputados também participam do ato em favor do impeachment de Dilma Rousseff. O PSDB montou uma tenda para coletar assinaturas em prol do afastamento da presidente. | Foto: Felipe Bächtold/Folhapress



    Presidente do PSDB gaúcho, o deputado federal Nelson Marchezan disse que os manifestantes precisam pressionar "deputados cagões" nos aeroportos pelo impeachment.

    Um grupo hasteou bandeira em homenagem ao juiz Sérgio Moro no monumento do Expedicionário, um dos mais conhecidos da capital gaúcha. O magistrado também foi lembrado em uma marchinha. A letra diz: "Ele usa capa preta e prende salafrário / Não importa se é político ou empresário".

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade