Publicidade

Protesto reúne 40.300 manifestantes em SP, diz Datafolha

Os protestos pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff retornaram neste domingo em diversas partes do país, após um intervalo de quatro meses. Eles reuniram menos pessoas do que os últimos, realizados em março, abril e agosto, contudo.

Em São Paulo, o ato reuniu 40.300 manifestantes segundo o Datafolha. Apenas na região perto do Masp havia grande concentração. Em agosto, o ato na capital paulista reuniu 135 mil manifestantes, de acordo com levantamento do instituto. No ato de março, foram 210 mil pessoas, e no de abril, 100 mil.

A Polícia Militar de São Paulo estimou em 30 mil o total de manifestantes na capital paulista e 6.500 no restante do Estado.

Em grandes capitais como Rio, Brasília e Curitiba, os participantes não chegaram a um quarto do registrado nos atos de agosto. Brasília reuniu 7.000 manifestantes neste domingo, contra 25 mil no protesto anterior, segundo estimativas da Polícia Militar; Curitiba teve 10 mil, contra 60 mil em agosto, e no Rio apenas 5.000 foram à orla de Copacabana, contra 100 mil anteriormente, segundo organizadores.

Florianópolis reuniu 1.200 pessoas, menos de 5% do registrado no último ato. No Recife, 7.000 foram às ruas, e em Belo Horizonte, 3.000. Belém e Salvador registraram menos de 1.000 manifestantes cada.

Os atos deste domingo ocorrem em ao menos cem cidades do país para pedir a saída da presidente. Os organizadores dos protestos, como o Movimento Brasil Livre e o Vem pra Rua, afirmam que já esperavam adesão menor, uma vez que se trata da retomada do movimento de rua pró-impeachment. Seria, segundo eles, um "aquecimento" para protestos maiores no ano que vem. Acompanhe em tempo real abaixo.

Ordenar: Antigos
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 11h35  

    Imagem

    Manifestantes em Brasília, onde a concentração começou às 10h | Crédito: Pedro Ladeira/Folhapress

  • 11h48  

    BRASÍLIA - Na capital federal, a manifestação promovida pelo MBL (Movimento Brasil Livre) reúne um número inferior ao de outras manifestações contra o governo este ano. O protesto saiu de frente da Biblioteca Nacional por volta das 11h em direção ao Congresso, onde promete fazer um enterro simbólico do PT às 13h.

    Segundo Meire Cruvinel, coordenadora do grupo, não foi feita uma estimativa de público porque ela ocorrerá no protesto em frente ao Congresso.

  • 11h49  

    SÃO PAULO (SP) Por meio de sua conta oficial no Twitter, o PT publica mensagens em que convoca militantes e pessoas contrárias ao impeachment de Dilma Rousseff para participar do "tuitaço" com a hashtag #NãoVaiTerGolpe

    A ação ainda utiliza imagens de artistas ditos contrários ao impedimento do atual mandato da presidente, como o músico Chico Buarque, a atriz Camila Pitanga e o cineasta Luiz Carlos Barreto.

    Já grupos e pessoas a favor do impeachment têm utilizado a hashtag #VemPraRua

  • 11h53  

    Imagem

    MACEIÓ - Cerca de 300 pessoas, segundo os organizadores do Movimento Brasil Livre, se organizam na orla da capital alagoana, em frente ao antigo Alagoinhas, na praia de Ponta Verde. | Crédito: Luana Marttina Oliveira de Siqueira/Folhapress

    Os manifestantes usam camisas em verde e amarelo e faixas que pedem o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

    Bonecos infláveis do Pixuleco são distribuídos aos participantes.

    Membros do Movimento Brasil Livre recolhem assinaturas para apoiar o Projeto de Lei de Iniciativa Popular "10 Medidas contra a corrupção ".

    Os manifestantes continuam chegando ao ponto de concentração na praia de Ponta Verde. Policiais acompanham a movimentação que segue de forma pacífica.

  • 11h58  

    BRASÍLIA - Segundo Kelly Cristina Pereira, que está coordenando os protestos, o número de manifestantes em Brasília é de 30 mil. O quantitativo é acima do imaginado pelo grupo, que esperava 20 mil pessoas.

  • 11h59  

    SALVADOR - Manifestantes iniciam concentração para protesto na capital baiana. Uma grande faixa em verde amarelo com a mensagem "Fora, Dilma" foi estendida em frente ao no Farol da Barra.

    Movimento de pessoas ainda é fraco. Alguns manifestantes carregam placas com uma réplica do boneco Pixuleco, coma imagem do ex-presidente Lula vestido de presidiário.

  • 12h07  

    FLORIANÓPOLIS - Manifestantes começam a se reunir na avenida Beira-Mar Norte, um dos endereços mais caros da capital catarinense, para protesto pelo impeachment da presidente Dilma. A marcha pela orla está marcada para as 13h.

    Em agosto, o ato reuniu 25 mil pessoas, segundo organizadores e Polícia Militar. Participantes acreditam que, neste domingo, o público será menor, pois este é o primeiro fim de semana de sol e calor intensos na cidade desde setembro.

    O clima estava chuvoso em Santa Catarina.

  • 12h15  

    SÃO PAULO (SP)

    Imagem

    Na esquina da rua Pamplona com a av. Paulista, representantes Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) distribui balões de gás com o símbolo da campanha da entidade contra a volta da CPMF. | Graciliano Rocha/Folhapress

  • 12h24  

    SÃO PAULO -

    Imagem

    Carro do MBL (Movimento Brasil Livre) obstrui ciclofaixa na av. Paulista e causa confusão com ciclistas | Fernanda Mena/Folhapress.

  • 12h25  

    Imagem

    Caminhão do grupo Revoltados Online estaciona sobre ciclovia na av. Paulista, neste domingo (13). Um grupo de ciclistas reivindicou a saída, gritando "A ciclofaixa é nossa", mas o caminhão permaneceu. Não houve confronto | Crédito: Turollo Jr./Folhapress

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade