Publicidade

Poder

1º de Maio

As duas principais sindicais do país, CUT e Força Sindical, comemoraram nesta sexta-feira (1º) o Dia do Trabalho com pautas opostas. A festa na CUT virou um ato contra o projeto aprovado na Câmara que amplia a terceirização --a central ameaça com uma greve geral caso o Senado mantenha o texto como está para forçar a presidente Dilma Rousseff a vetá-lo.

O evento da Força --que contou com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o senador Aécio Neves (PSDB-MG)-- virou ato de repúdio a Dilma. O deputado Paulinho da Força (SDD-SP) chegou a dizer ao público: "Quem quer essa desgraçada fora, levanta o braço".

Cunha afirmou que Dilma comete um equívoco ao atacar o projeto da terceirização, afirmando ser perigoso quando a presidente, que tem uma ampla base, "assume a pauta do PT".

Cunha afirmou que Dilma comete um equívoco ao atacar o projeto da terceirização, afirmando ser perigoso quando a presidente, que tem uma ampla base, "assume a pauta do PT".

Aécio acusou o atual governo de ser o mais corrupto da história do país.

Coube ao ex-presidente Lula a defesa de Dilma na CUT. Segundo ele, quem mexer com ela estará mexendo "com milhões e milhões de brasileiros". Lula disse que irá enfrentar quem pedir o impeachment da presidente.

Ele ainda criticou reportagem da revista "Época", que afirma que ele é investigado por suspeita de tráfico de influência, e insinuou que poderia disputar a Presidência novamente.

"A elite brasileira teme que eu volte à Presidência da República. É um medo inexplicável, porque eles nunca ganharam tanto inheiro na vida quanto no meu governo."

"Estou quietinho. Mas não me chamem para briga porque sou bom de briga", disse.

Ordenar: Recentes
Atualização Automática: Ligada| Desligada
  • 14h16  

    A CUT e a Força estão em lados opostos. Enquanto a primeira é contra o projeto que regula a terceirização e defende o governo Dilma, a segunda, capitaneada pelo deputado Paulinho da Força (SSD-SP), apoia a medida e é crítica ferrenha do Planalto. Paulinho defende o impeachment de Dilma.

  • 14h26  

  • 14h14  

    O presidente Lula, em discurso na festa da CUT, criticou o evento da Força Sindical, que além dos shows tem sorteio de bens.

    "Eu tinha jurado que não ia participar em ato de 1º deMmaio que misture política com distribuição de carro", afirmou.

  • 14h10  

    A CUT ameaça com greve geral caso o Senado aprove o projeto da terceirização tal qual a Câmara o aprovou para pressionar Dilma pelo veto da medida.

  • 13h56  

    O presidente da CUT, Vagner Freitas, reclamou dos críticos da presidente Dilma Rousseff e do governo federal: "Acabou a eleição. O Brasil precisa entender isso. Esse terceiro turno que a direita quer implementar tem que acabar. Não vamos aceitar esse ataque que a direita faz por todos os flancos". Depois, o sindicalista provocou: "Alguém aqui conhece patrão bonzinho aqui?"

  • 13h42  

    Na festa da Força Sindical, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), recomendou "cautela" a Dilma em seus posicionamentos públicos e disse que é um "erro" a presidente assumir o discurso do PT e da CUT contrários ao projeto de lei regulamenta a terceirização.

    "Ela tem de ter a cautela de que o governo federal deve ter a posição da maioria de sua base de sustentação. Passa a ser perigoso quando você assume a pauta do PT", criticou.

    Já na festa da CUT, o ministro Miguel Rossetto (Secretaria-Geral da Presidência) disse que quando a presidente diz "não" ao projeto, é porque "está ao lado do povo brasileiro".

    Não queremos voltar ao século passado", disse Rossetto.

  • 13h34  

    O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), criticou fala de Dilma Rousseff em relação ao confronto entre professores e policiais militares em Curitiba.

    "Nada do que aconteceu em Curitiba deve ser objeto de ironia de quem quer que seja", afirmou o senador. Ele, porém, evitou fazer críticas ou comentários sobre a atuação de Richa no episódio.

    Em vídeo divulgado nesta sexta (1º), Dilma alfinetou o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), pela ação da PM. A presidente disse que, em plena democracia, "temos que nos acostumar as vozes das ruas, aos pleitos dos trabalhadores, reconhecer como legítimas as reivindicações de todos segmentos sociais da população", sem "violência e sem repressão".

  • 13h16  

    O deputado Orlando Silva afirmou que que a presidente Dilma tem que enfrentar "essa elite brasileira".

    "Que bata panela. Hoje ela falou na internet, espero que volte a falar na televisão", afirmou.

  • 13h13  

    Imagem

    O ex-presidente Lula no palco da CUT (Crédito: Bela Megale/Folhapress)

  • 13h04  

    Em discurso na Força Sindical, o presidente nacional do Solidariedade Paulo Pereira da Silva (SP), pediu o "Fora, Dilma".

    "Quem quer essa desgraçada fora, levanta o braço", pediu ao público.

    Em discurso também na Força, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) acusou o atual governo federal de ser o mais corrupto da historia do país. Segundo ele, Dilma deixará um legado de inflação e desemprego altos.

Pixel tag
Publicidade
Publicidade