A Folha, o portal UOL --ambos do Grupo Folha--, o SBT e a rádio Jovem Pan estreiam hoje parceria para promover sabatinas e debates com os candidatos ao longo deste ano eleitoral. O primeiro será com o ex-ministro da Saúde do governo Dilma, Alexandre Padilha, pré-candidato ao governo de SP.
Alexandre Padilha O PCC é uma facção criminosa. Nós temos que ter coragem de enfrentar o PCC. Eu sou uma pessoa de coragem. Temos que enfrentar o PCC e qualquer outra facção criminosa, e isso só é possível se tiver parceria com o governo federal. O PCC tomou conta dos presídios.
Patrick Santos Se o sr. for eleito governador vai continuar dizendo que PCC é uma facção criminosa?
Alexandre Padilha A fala do presidente do tribunal [José Renato Nalini, presidente do TJ-SP] no início do ano foi muito significativa. Tem pessoas que estão presas que não precisariam, poderiam ter penas alternativas. Dentro dos presídios, elas viram mão-de-obra para o PCC [Primeiro Comando da Capital, facção criminosa]. E para levar presídios para o interior, é preciso conversar com os municípios. Tem que haver compensação financeira, na área da saúde, por exemplo. Onde vai presídio, tem que ir hospital, investimento na educação. E de oportunidades para a juventude. É preciso investir nelas.
Fabio Diamante Mas o judiciário tem problemas que não dependem do poder estadual.
Alexandre Padilha Hoje nós temos um déficit de mais ou menos 100 mil vagas. 35% desses presos estão em pena provisória. Primeiro, é acelerar esses processos com o Judiciário.
Fabio Diamante O déficit de vagas em presídios hoje em São Paulo é de 93%. O governo diz que é de 70%. O fato é que, se dobrar o sistema penitenciário hoje, ainda faltariam vagas. Qual é a sua solução?
Alexandre Padilha Os contratos são já feitos por PPP, precisa ampliar a capacitação de recursos. Precisa criar de imediato todo o processo de desapropriação para a execução das obras do Metrô. Queremos reduzir o preço da tarifa. Nós vamos fazer o que o prefeito da capital paulista fez. Queremos fazer isso para a Grande SP e na Baixada Santista.
Ricardo Balthazar Como vai financiar a ampliação do Metrô?
Alexandre Padilha Nós vamos implantar o bilhete integrado único, que junta CPTM, metrô e EMTU. Isso vai significar colocar mais subsídio. Porque, em primeiro lugar, está o trabalhador que precisa do transporte.
Ricardo Balthazar No ano passado, a tarifa do metrô foi congelada. Se eleito, o sr. pretende mexer na tarifa do metrô? A manutenção da atual tarifa impede maiores investimentos na rede. Como o sr. vai lidar com essa questão?