Publicidade

 

Publicidade

 
 

Supremo analisa recursos do mensalão

Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) retomam nesta quinta-feira a análise dos recursos dos condenados por envolvimento no mensalão. Os ministros avaliam os chamados embargos de declaração, que servem para esclarecer pontos da decisão tomada pelo Supremo. Nesse segundo dia, já foram rejeitados os embargos dos ex-deputados Romeu Queiroz e Roberto Jefferson --delator do esquema-- e de Simone Vasconcelos, ex-funcionária de Marcos Valério. Ontem, a Corte rejeitou recursos de outros quatro réus, entre eles o deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP).

Ordenar:Recentes
Atualização Automática:Ligado|Desligado
  • 17h28  

    Na primeira etapa do julgamento foram inocentados por formação de quadrilha o ex-líder do PP na Câmara, José Janene (que morreu em 2010), o deputado federal Pedro Henry (PP-MT), o ex-presidente do PP e deputado cassado Pedro Corrêa, o assessor João Cláudio Genu, e os empresário Breno Fischberg e Enivaldo Quadrado.

  • 16h52  

    O argumento usada pela defesa de Quaglia foi o de que os demais réus que junto com ele respondiam por formação de quadrilha foram inocentados pelo STF. Por isso, não seria possível existir uma quadrilha de um homem só.

  • 16h51  

    Antes do recesso de 30 minutos, os ministros decidiram que a Justiça Federal de primeiro grau deve trancar a ação que corre contra o ex-dono da corretora Natimar, Carlos Alberto Quaglia, pelo crime de formação de quadrilha. Ele continua, contudo, respondendo na primeira instância por lavagem de dinheiro referente à sua atuação no mensalão.

  • 16h46  

    Imagem

    (Foto: Alan Marques/Folhapress) Seguranças se posicionam na entrada do prédio do STF no dia de retomada do julgamento do mensalão

  • 16h42  

    Em seguida, os ministros avaliarão individualmente cada um dos recursos apresentados e enfrentarão as questões que fogem do pacote comum que acaba de ser rejeitado.

  • 16h40  

    Após a votação, Barbosa decidiu por uma pausa de 30 minutos.

  • 16h40  

    Na votação, somente o ministro Marco Aurélio Mello divergiu dos colegas. Ele ficou vencido em dois pontos, uma vez que concordou com a tese de que os réus sem foro deveriam voltar para a primeira instância e também avaliou que a supressão de trechos das falas de Fux e Mello prejudicou o entendimento do acórdão.

  • 16h38  

    As defesas dos réus condenados no caso mensalão queriam tirar o presidente Joaquim Barbosa da relatoria do caso, bem como levar para a Justiça de primeiro grau os réus que não possuem foro privilegiado. O pedido, porém, foi nejeitado pelos ministros. Leia mais

  • 16h25  

    Joaquim Barbosa rejeitou as alegações nos embargos dos réus. O voto foi seguido ainda pelos ministros Rosa Weber, Luis Fux, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski.

  • 16h09  

    Barroso é o mais novo ministro, indicado pela presidente Dilma Rousseff em maio. Ele disse que “é no mínimo questionável a afirmação de se tratar do maior escândalo político da história do país”. “Talvez se possa afirmar sem margem de erro é que foi o mais investigado de todos, seja pelo Ministério Público, pela Política Federal ou pela imprensa”, afirmou.

 

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade