Publicidade

 

Publicidade

 
 

Supremo analisa recursos do mensalão

Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) retomam nesta quinta-feira a análise dos recursos dos condenados por envolvimento no mensalão. Os ministros avaliam os chamados embargos de declaração, que servem para esclarecer pontos da decisão tomada pelo Supremo. Nesse segundo dia, já foram rejeitados os embargos dos ex-deputados Romeu Queiroz e Roberto Jefferson --delator do esquema-- e de Simone Vasconcelos, ex-funcionária de Marcos Valério. Ontem, a Corte rejeitou recursos de outros quatro réus, entre eles o deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP).

Ordenar:Recentes
Atualização Automática:Ligado|Desligado
  • 16h21  

    Voto do relator é acompanhado pelos ministros Barroso, Toffoli, Fux, Cármem Lúcia e Weber. Barroso, porém, apontou a "dureza" da pena aplicada contra a ré condenada.

  • 16h20  

    Barbosa rejeita os recursos apresentados por Simone Vasconcelos. Ela foi condenada a 12 anos, 7 meses e 12 dias de prisão e multa de R$ 374 mil.

  • 16h15  

    A defesa de Simone Vasconcelos aponta contradição em sua pena em relação a outros réus; omissão de sua "colaboração incisiva", que poderia enquadra-la no benefício de delação premiada; e problema na dosimetria da pena, uma vez que, segundo a defesa, ela teria tido uma participação de menor importância.

  • 16h10  

    Embargos apresentados por Roberto Jefferson são rejeitados por unanimidade. Agora passa a ser analisado o recurso da ré condenada Simone Vasconcelos. Ex-funcionária de Marcos Valério, ela foi condenada por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e evasão de divisas.

  • 16h00  

    Lewandowski também rejeita os recursos de Roberto Jefferson e volta a afirmar que a pena está "devidamente fundamentada".

  • 15h53  

    O ministro Ricardo Lewandowski salienta que o recurso do réu condenado também pede que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja investigado pelo suposto envolvimento no esquema do mensalão. Ele, porém, ressalta que isso já foi amplamente discutido e não foram encontradas evidências de que Lula soubesse do esquema.

  • 15h48  

    Os demais ministros agora analisam o recurso de Roberto Jefferson.

  • 15h39  

    Os ministros Toffoli e Cármen Lúcia também decidem pela rejeição dos embargos apresentados pela defesa de Roberto Jefferson.

  • 15h36  

    Os ministros Barroso, Weber e Fux acompanham o voto do relator e rejeitam os recursos.

  • 15h35  

    Barbosa rejeita os recursos de Roberto Jefferson. O réu condenado por envolvimento no mensalão apontava omissão e incongruência no acórdão, questionava algumas provas apresentadas contra ele e ainda pedia perdão judicial por ter delatado o esquema.

 

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade