Publicidade
Publicidade
Supremo analisa recursos do mensalão
Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) retomam nesta quinta-feira a análise dos recursos dos condenados por envolvimento no mensalão. Os ministros avaliam os chamados embargos de declaração, que servem para esclarecer pontos da decisão tomada pelo Supremo. Nesse segundo dia, já foram rejeitados os embargos dos ex-deputados Romeu Queiroz e Roberto Jefferson --delator do esquema-- e de Simone Vasconcelos, ex-funcionária de Marcos Valério. Ontem, a Corte rejeitou recursos de outros quatro réus, entre eles o deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP).
-
18h27
Ministro Barroso acompanha o voto do relator, mas destaca que considera a pena aplicada a Lamas "muito alta". Os ministros Rosa Weber e Luis Fux também seguem o voto de Joaquim Barbosa.
-
18h21
A defesa de Lamas contesta a sentença aplicada na primeira fase do julgamento apontando haver contradição na decisão. Barbosa, porém, rejeita o recurso apresentado.
-
18h18
Passa a ser analisado agora o embargo de Jacinto Lamas. Ele é ex-tesoureiro do PL e foi condenado por lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Ele foi absolvido da acusação de formação de quadrilha.
-
18h09
Por decisão majoritária, Barbosa afirma que foram rejeitados os embargos apresentados por Emerson Palmieri. Ele pedia a redução da multa aplicada na primeira etapa do julgamento.
-
18h13
Ministro Dias Toffoli se envolveu em uma breve discussão com o presidente do STF, Joaquim Barbosa, que apontou o "tom jocoso" do ministro no momento em que justificava seu voto.
-
17h54
Ministros continuam debate sobre o recurso de Emerson Palmieri contra a dosimetria da multa de R$ 228 mil aplicada a ele. Ele é ex-tesoureiro do PTB e foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
-
17h46
(Foto: Alan Marques/Folhapress) O presidente do STF, Joaquim Barbosa, no primeiro dia da retomada do julgamento do mensalão
-
17h43
Barbosa afirmou que a ordem dos recursos analisados será: Palmieri, Jacinto Lamas, Valdemar Costa Neto, José Borba, Romeu Figueira Queiroz, Roberto Jefferson, Simone Reis Vasconcelos e Carlos Rodrigues Pinto.
-
17h39
O presidente do STF, Joaquim Barbosa, vota contra o recurso do réu condenado. Ele aponta que a defesa não anexa ao recurso documentos que comprovam renda de familiares citados e destaca que pelos bens declarados, Palmieri, não se trata de "pessoa pobre ou destituída de bens". O ministro Barroso segue a votação de Barbosa.
-
17h34
Ministros retomam o julgamento dos recursos dos condenados pelo mensalão. O primeiro a ser analisado será o do réu Emerson Palmieri, que discorda da dosimetria da multa imposta. Segundo a defesa dele, não é possível pagar a multa imposta sem comprometer o sustento dele e da família.
Publicidade