AO VIVO
Donald Trump se torna o 45º presidente dos EUA; siga a posse
O republicano Donald Trump, 70, tomou posse nesta sexta-feira (20) como o 45º presidente dos Estados Unidos —o mais velho a assumir a Casa Branca.
Em seu primeiro discurso como presidente, Trump adotou tom agressivo e protecionista. Ele prometeu transferir o poder político de Washington para os americanos e disse que o povo não será ignorado pelo governo. "Vamos trazer de volta nossos empregos, nossas fronteiras, nosso patrimônio e sonhos." Leia aqui a íntegra do discurso.
Nas ruas de Washington, manifestantes realizam protestos contra o governo Trump. Alguns grupos entraram em confronto com a polícia a poucas quadras do trajeto do desfile presidencial. Mais de 200 pessoas foram detidas.
O desfile está marcado para começar as 18h (horário de Brasília), quando Trump sairá do Capitólio rumo à Casa Branca. À noite, ele e a primeira-dama, Melania, devem comparecer a três bailes oficiais.
acompanhe
Após a apresentação do coro do Estado do Missouri, o líder da minoria, senador Chuck Schumer, faz seu discurso.
Patrícia Campos Mello, de Washington - Os ex-presidentes Jimmy Carter e Bill Clinton (acompanhado de Hillary) estão muito sorridentes durante a cerimônia.
O senador republicano Marco Rubio, derrotado por Trump nas prévias de seu partido, agradeceu Obama.
Carlos Barria/Reuters O presidente eleito, Donald Trump, acena para a multidão no Capitólio Por fim, fala a pastora evangélica Paula White, do Centro Cristão Novo Destino.
Toma a palavra Samuel Rodriguez, presidente da Conferência Nacional dos Cristãos Hispânicos.
Discursa agora o arcebispo de Nova York, Timothy Dolan.
Começa a falar no Capitólio o senador republicano Roy Blunt (Missouri) em nome do Comitê Bipartidário do Congresso para Cerimônias de Posse.
Donald Trump chega à plataforma da ala oeste do Capitólio, onde em alguns momentos fará o juramento de posse e se tornará o 45º presidente dos Estados Unidos.
Trump prestará o juramento de posse com a mão sobre duas bíblias, uma que ganhou de sua mãe na infância e outra que pertenceu ao ex-presidente Abraham Lincoln (1809-1865) —a Bíblia de Lincoln também foi usada por Obama em 2009.