AO VIVO
Donald Trump se torna o 45º presidente dos EUA; siga a posse
O republicano Donald Trump, 70, tomou posse nesta sexta-feira (20) como o 45º presidente dos Estados Unidos —o mais velho a assumir a Casa Branca.
Em seu primeiro discurso como presidente, Trump adotou tom agressivo e protecionista. Ele prometeu transferir o poder político de Washington para os americanos e disse que o povo não será ignorado pelo governo. "Vamos trazer de volta nossos empregos, nossas fronteiras, nosso patrimônio e sonhos." Leia aqui a íntegra do discurso.
Nas ruas de Washington, manifestantes realizam protestos contra o governo Trump. Alguns grupos entraram em confronto com a polícia a poucas quadras do trajeto do desfile presidencial. Mais de 200 pessoas foram detidas.
O desfile está marcado para começar as 18h (horário de Brasília), quando Trump sairá do Capitólio rumo à Casa Branca. À noite, ele e a primeira-dama, Melania, devem comparecer a três bailes oficiais.
acompanhe
Trump: "O establishment protegeu eles próprios, mas não vocês e o país".
Trump: "Não estamos transferindo o poder de um partido para o outro. Estamos transferindo de Washington para vocês, o povo".
Donald Trump se tornou o 45º presidente dos EUA. Confira como é a Casa Branca por dentro:
"Nós somos gratos ao presidente Obama e a Michelle por sua transição. Eles foram maravilhosos. Obrigado!"
Em Nova York, o índice acionário S&P 500 sobe 0,41%; o índice Dow Jones ganha 0,49%; e o índice de tecnologia Nasdaq, +0,47%.
Mike Pence fez agora seu juramento, mãos sobre a Bíblia de Ronald Reagan. O vice de Trump já disse que se espelha em George H. W. Bush, vice de Ronald Reagan nos anos 1980. Como o novo presidente dos EUA, Reagan também era um outsider de Washington, o ator de Hollywood que chegou onde chegou à revelia do establishment político.
Na Europa, a Bolsa de Londres fechou em baixa de 0,14%; Paris, +0,20%; Frankfurt, +0,29%; Madri, +0,01%; e Milão, -0,06%.
Após prestar o juramento à Constituição, Donald Trump e Mike Pence são empossados oficialmente 45º presidente e vice-presidente dos Estados Unidos.
*Patrícia Campos Mello, de Washington" - No meio do público do Capitólio, onde só eram permitidas pessoas com convite, um homem abriu um cartaz da campanha anti-Trump de Shepard Fairey, o artista que criou a campanha "Hope" para Obama. Como existe a proibição de levar cartazes grandes para a cerimônia de juramento, para evitar protestos, essa campanha de Fairey publicou um anúncio de página inteira no Washington Post, para que as pessoas pudessem usar como cartaz. A campanha retrata a diversidade étnica e cultural –são negros, asiáticos, muçulmanos, retratados como Obama no cartaz Hope.
Divulgação Pôster contra Donald Trump criado pelo artista Shepard Fairey Patrícia Campos Mello, de Washington - O ex-presidente George W. Bush foi o mais aplaudido dos três ex-mandatários presentes na cerimônia de posse.