AO VIVO
Donald Trump se torna o 45º presidente dos EUA; siga a posse
O republicano Donald Trump, 70, tomou posse nesta sexta-feira (20) como o 45º presidente dos Estados Unidos —o mais velho a assumir a Casa Branca.
Em seu primeiro discurso como presidente, Trump adotou tom agressivo e protecionista. Ele prometeu transferir o poder político de Washington para os americanos e disse que o povo não será ignorado pelo governo. "Vamos trazer de volta nossos empregos, nossas fronteiras, nosso patrimônio e sonhos." Leia aqui a íntegra do discurso.
Nas ruas de Washington, manifestantes realizam protestos contra o governo Trump. Alguns grupos entraram em confronto com a polícia a poucas quadras do trajeto do desfile presidencial. Mais de 200 pessoas foram detidas.
O desfile está marcado para começar as 18h (horário de Brasília), quando Trump sairá do Capitólio rumo à Casa Branca. À noite, ele e a primeira-dama, Melania, devem comparecer a três bailes oficiais.
acompanhe
Trump: "O patrimônio da nossa classe média foi destruído para ser gasto em outros países".
Trump reforça um dos slogans da campanha, "America First" (América primeiro). Diz que o país gastou muito tempo se preocupando em proteger fronteiras de outros e relaxou quanto à própria. Sinais de que a nova gestão pode ser uma das mais isolacionistas da história moderna americana.
Trump: "Por muitos anos mantemos as indústrias de outros países em detrimento às nossas, enviamos nossas forças para outros países, enquanto não defendemos o nosso. Gastamos trilhões de dólares com a infraestrutura de outros países sem cuidar do nosso"
Pedro Diniz: Melania Trump quase não teve roupa para usar na posse do marido, o novo presidente americano, Donald J. Trump. Após ver suas opções de "look" minguarem por causa de um boicote da indústria de moda americana, ela acabou usando um conjunto do estilista americano Ralph Lauren.
À combinação de vestido azul de cashmere e casaqueto ela arrematou com uma luva. Tanto o acessório de mãos quanto o tom pálido eram escolhas da ex-primeira-dama Jacqueline Kennedy (1929-1994). Internautas e imprensa americana já fazem comparações entre a novata e a "rainha dos EUA", como Jackie era chamada.
Pablo Martinez Monsivais/Associated Press Donald Trump e sua esposa, Melanie Trump, durante cerimônia de posse de Trump como presidente dos EUA "É oficial. Nosso 45º presidente fez o juramento do cargo e nós não podpiamos estar mais felizes" escreveu a conta oficial da Casa Branca.
Trump: "Este massacre americano acaba aqui e agora."
Trump: "Americanos querem boas escolhas para seus filhos, bairros seguros e empregos para si. São demandas justas."
Discurso de Trump calcado no "we, the people". Diz que o juramento não é uma transição de poder entre dois partidos, mas de Washington para o povo. Ironicamente, foi exatamente o que faltou - as massas. Trump fez comícios superlotados, mas sua posse está esvaziada em comparação com a de Obama em 2008.
Trump: "O que menos importa é compartilhar o controle do povo. O 20 de janeiro será lembrado no dia em que o povo estará no controle desta nação uma vez mais. Os homens e mulheres deste país nunca mais serão esquecidos."
Trump: "Este é o seu momento, e pertence a vocês. Pertence ao que vocês fizeram e viram em toda a América"