AO VIVO
Donald Trump se torna o 45º presidente dos EUA; siga a posse
O republicano Donald Trump, 70, tomou posse nesta sexta-feira (20) como o 45º presidente dos Estados Unidos —o mais velho a assumir a Casa Branca.
Em seu primeiro discurso como presidente, Trump adotou tom agressivo e protecionista. Ele prometeu transferir o poder político de Washington para os americanos e disse que o povo não será ignorado pelo governo. "Vamos trazer de volta nossos empregos, nossas fronteiras, nosso patrimônio e sonhos." Leia aqui a íntegra do discurso.
Nas ruas de Washington, manifestantes realizam protestos contra o governo Trump. Alguns grupos entraram em confronto com a polícia a poucas quadras do trajeto do desfile presidencial. Mais de 200 pessoas foram detidas.
O desfile está marcado para começar as 18h (horário de Brasília), quando Trump sairá do Capitólio rumo à Casa Branca. À noite, ele e a primeira-dama, Melania, devem comparecer a três bailes oficiais.
acompanhe
Patrícia Campos Mello, de Washington - A cantora Jackie Evancho, de 16 anos, vai cantar o hino americano. Ela ficou famosa por acabar em segundo lugar no programa de talentos "Americas Got Talent". Em 2009, a primeira posse de Obama, Aretha Franklin cantou. Na segunda, foi Beyoncé (que dublou a própria voz).
Reuters/Saul Loeb/Pool A cantora Jackie Evancho, chega para a cerimônia de posse de Trump Neste momento entram na plataforma da ala oeste do Capitólio o ex-presidente George W. Bush (2001-2009) e a ex-primeira-dama Laura Bush.
Veja o momento em que Trump e Melania chegaram à Casa Branca e são recebidos pelos Obamas:
Obama e Trump acabam de deixar a Casa Branca na limusine presidencial em direção ao prédio do Capitólio, onde Trump fará o juramento de posse ao chefe da Suprema Corte às 15h (horário de Brasília).
John Angelillo/Reuters O ex-presidente George W. Bush (2001-2009) e sua mulher, Laura, chegam ao Capitólio para a posse de Trump Patrícia Campos Mello, de Washington - A família de Joe Silva acordou às 6h45 (horário de Brasília) para pegar um bom lugar e chegou as 8h no Capitólio. Levaram oito horas de carro de Rhode Island —ele trouxe os dois filhos, de 9 e 7 anos, a sogra, de 67, e a mulher.
"É um evento histórico, meu filho precisava ver" , disse Silva, cujos pais eram da ilha portuguesa dos Açores. Apesar de ter seus pais imigrantes, ele votou em Trump porque quer um endurecimento contra a imigração ilegal e corte de impostos. "O país está muito dividido, vai demorar até que essas feridas cicatrizem, mas estou muito esperançoso com o governo" afirmou Silva, que presta serviços para o Departamento de Defesa dos EUA.
Na Rússia, a posse de Donald Trump é comemorada nesta sexta-feira (20) com festas e objetos comemorativos, que vão desde moedas a bonecas matrioska que levam a imagem do novo presidente americano.
Artesãos na cidade de Zlatoust, a leste de Moscou, divulgaram uma série limitada de moedas comemorativas de prata e ouro, gravadas com os dizeres "Em Trump Confiamos" —alusão à frase nas notas de dólar, "Em Deus Confiamos."
Dmitri Lovetsky/Associated Press Bonecas matrioska com figuras de Trump e Putin em loja de São Petersburgo, na Rússia Marcelo Ninio, de Washington - Muitos eleitores de Trump acompanham a posse com indisfarçável sentimento de revanche. "É uma lição para esses frouxos que o criticaram por não ser politicamente correto", diz o vendedor Jerry Paul Pio, 26, que veio de Nova York, onde mora, para assistir a posse em Washington. "Trump fará com que os EUA sejam respeitados no mundo de novo."
Jim Watson/AFP O presidente Barack Obama e a primeira-dama Michelle recebem Trump e Melania na Casa Branca nesta sexta Jim Watson/AFP O vice-presidente, Joe Biden, e sua mulher, Jill (de rosa), recebem o vice eleito, Mike Pence, e sua mulher, Karen, na Casa Branca