AO VIVO
Donald Trump é eleito presidente dos EUA; siga repercussão
Donald Trump, 70, foi eleito nesta quarta (9) o 45º presidente dos Estados Unidos, após derrotar a ex-secretária de Estado Hillary Clinton. O resultado contrariou a maioria das pesquisas, que, até a linha de chegada, o pintavam como uma zebra.
O empresário republicano será o primeiro presidente dos EUA sem uma carreira política, o mais velho já eleito e também o mais rico.
Veja as últimas notícias sobre a repercussão da eleição de Trump.
Mike Segar/Reuters | |
Donald Trump discursa em Nova York após ser eleito presidente dos EUA |
acompanhe
Temer felicita Donald Trump pela vitória na eleição americana
O presidente Michel Temer, em nota, felicitou o republicano Donald Trump pela vitória nos Estados Unidos.
Temer afirmou estar certo "de que trabalharemos, juntos, para estreitar ainda mais os laços de amizade e cooperação que unem nossos povos".
Presidente iraniano rejeita mudança defendida por Trump em acordo nuclear
O presidente do Irã, Hasan Rowhani, rejeitou qualquer mudança no acordo firmado entre o país, os EUA e outras nações em 2015 para limitar o programa nuclear iraniano. O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, afirmou durante a campanha que o acordo "era o pior da história".
"O presidente eleito não poderá reverter o acordo nuclear. O acordo nuclear não foi fechado apenas com um país ou um único governo, e sim foi ratificado por uma resolução do Conselho de Segurança da ONU e não pode ser mudado por decisão de um único governo", disse Rowhani.
Hollande diz que vitória de Trump abre um período de incertezas
"A eleição de Donald Trump abre um período de incertezas. Neste contexto, precisamos de uma Europa unida, capaz de fazer ouvir sua voz e de promover suas políticas onde os seus interesses e valores estejam em jogo. Devemos ter consciência das inquietudes pelas desordens mundiais em todos os povos, incluindo o povo americano, a primeira potência mundial", afirmou o presidente francês, François Hollande.
Minh Hoang-6.set.2016/Reuters François Hollande durante evento no Vietnã, em setembro passado Donald Trump é mais rico que todos seus antecessores juntos
Novato no mundo da política, o magnata novaiorquino construiu sua fortuna de US$ 3,7 bilhões (quase R$ 12 bilhões) como empresário da construção e apresentador de TV.
Veja lista com a renda de todos os presidentes americanos.
Scott Olson - 12.out.2015/Getty Images/AFP Manifestantes protestam contra empresário em frente à Trump Tower, em NY, em 2015 Premiê britânica diz que EUA e Reino Unido continuarão sócios fortes
"Reino Unido e Estados Unidos têm uma relação duradoura e especial baseada nos valores da liberdade, democracia e empreendimento. Somos, e continuaremos sendo, sócios fortes e próximos no comércio, segurança e defesa", afirmou a premiê britânica Theresa May.
Kirsty Wigglesworth - 13.jul.2017/Associated Press Theresa May durante pronunciamento à imprensa, em julho passado Ao parabenizar Trump, presidente das Filipinas diz que quer 'melhorar as relações'
O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, parabenizou o republicano Donald Trump pela sua vitória nas eleições presidenciais dos EUA e disse que espera poder trabalhar com ele para melhorar as relações entre os dois países.
Duterte, que expressou sua indignação quase diariamente com a administração Obama e ameaçou repetidamente acabar com uma das mais importantes alianças asiáticas, elogiou o sucesso do sistema democrático norte-americano e do estilo de vida americano, disse o secretário de Comunicação Presidencial, Martin Andanar.
O polêmico líder filipino já havia chamado o presidente Barack Obama de "filho da puta", o que provocou o cancelamento de um encontro entre os dois mandatários, em setembro.
Duterte "espera trabalhar com a nova administração para melhorar as relações entre Filipinas e EUA, ancoradas no respeito mútuo, no benefício mútuo e no compromisso compartilhado com os ideais democráticos e do Estado de Direito".
Erik de Castro-24.ago.2016/Reuters O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, faz gesto durante visita a campo militar no país Brasília vê eleição de Trump como novo momento na política
O ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) afirmou que a eleição de Donald Trump é o retrato de um novo momento na cena política e vem em linha similar à decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia, relata o correspondente Ranier Bragon.
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) afirmou à Folha que cabe agora ao Brasil estabelecer as melhores relações possíveis com o novo governo dos EUA.
Bolsa recua quase 3% e dólar sobe 1,6% após vitória de Trump
O mercado financeiro reage negativamente, com Bolsas em queda e dólar em alta ante boa parte das moedas. O peso mexicano é o que tem a maior desvalorização, de 7%. Na Ásia, os índices fecharam em queda. Na Europa, as Bolsas também recuam. Nos Estados Unidos e no México, os índices só abrem às 12h30 (de Brasília). O Ibovespa acompanha o mau humor global. Há pouco, perdia 2,92%, aos 62.278,82 pontos.
Acompanhe em tempo real a reação do mercado financeiro
Maconha e pena de morte foram tema de referendos nos EUA
Enquanto a legalização da maconha só perdeu em um local até o momento (Arizona), a pena de morte foi reiterada em três Estados: Califórnia, Oklahoma e Nebraska. Na Califórnia, Estado mais populoso do país com 38 milhões de habitantes, duas votações foram feitas sobre a pena de morte. Com 93% das urnas apuradas, vencia com 54% o "não" à medida que colocaria um fim ao corredor da morte. Confira mais resultados.
Steve Dipaola-3.jul.2015/Reuters Maconha (Cannabis sativa) foi tema de referendo nos EUA Os republicanos já garantiram maioria tanto na Câmara como no Senado, o que deve beneficiar a futura administração Trump.