Tucanos ganham em cinco capitais no segundo turno e têm seu melhor resultado histórico nas principais cidades do Brasil


Aposta do governador Geraldo Alckmin (PSDB), João Doria foi eleito prefeito de São Paulo neste domingo (2). Com 100% das urnas apuradas, Doria tinha 53,29% dos votos válidos, contra 16,70% de Fernando Haddad (PT), que tentava a reeleição.

O tucano venceu em quase todas as regiões. Marta Suplicy (PMDB), em quarto com 10,14% dos votos, foi a mais votada no extremo sul. Celso Russomanno (PRB) teve 13,64% e Luiza Erudina (PSOL), 3,18%. Veja como a foi a votação na capital paulista.

Doria agradeceu o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ministro José Serra, o senador Aloysio Nunes e o tucano José Aníbal, tucanos que não apoiaram sua candidatura.

No Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (PSOL) vai disputar o segundo turno com Marcelo Crivella (PRB). Pedro Paulo (PMDB), candidato do prefeito Eduardo Paes, ficou de fora.

O prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), quase venceu no primeiro turno; com 49,34% dos votos, vai disputar contra o antigo aliado, o ex-prefeito João Paulo (PT).

Em Porto Alegre, Nelson Marchezan Junior (PSDB) disputará 2º turno com Sebastião Melo (PMDB).

Rafael Greca (PMN) e Ney Leprevost (PSD) disputam a prefeitura de Curitiba no segundo turno.

Em Goiânia, o peemedebista Iris Rezende vai disputar a prefeitura no segundo turno contra Vanderlan Cardoso, do PSB.

São Luís: após ataques a ônibus e a centros de votação, capital maranhense terá segundo turno entre o atual prefeito, Edivaldo Holanda Júnior, (PDT) e o deputado estadual Eduardo Braide (PMN).

Natal, com Carlos Eduardo (PDT), João Pessoa, com Luciano Cartaxo (PSD), e Salvador, com ACM Neto (DEM) tiveram vitórias no primeiro turno.

Rio Branco (AC): o PT conseguiu vencer no primeiro turno, com 54,78% de votos para Marcus Alexandre.

Confira como foram as eleições deste domingo:

acompanhe

Filtrar
Outras
  • Atualizando
  • 30/10

    Bom dia, estamos abrindo o live do segundo turno das eleições municipais. Com João Doria (PSDB), São Paulo já teve seu prefeito definido no primeiro turno. Ainda assim, quase 33 milhões de eleitores de 57 cidades voltarão às urnas neste domingo.

  • 30/10

    No Estado de São Paulo, são 13 as cidades que terão segundo turno. Entre elas, Guarulhos, São Bernardo, Santo André, Ribeirão Preto e Suzano, que tem o primeiro segundo turno de sua história porque só atingiu 200 mil eleitores esse ano. Com cinco cidades, o PSDB é o partido que disputa mais eleições no Estado nesse domingo.

  • 30/10

    Hoje são 10 os partidos que governam as capitais, mas, ao final do segundo turno, podem ser 17. O PSDB pode se tornar o partido com mais prefeitos nas capitais – já ganhou em duas (São Paulo e Teresina) e disputa em outras oito.

  • 30/10

    Dos 20 prefeitos que concorreram nessas eleições, sete se reelegeram no primeiro turno, cinco já estão fora da disputa e oito estão no segundo turno.

  • 30/10
    (Alan Marques 03.out.2014/Folhapress)
    Urna eletrônica usada durante as eleições

    Tire suas dúvidas

    A votação acontece neste domingo das 8h às 17h, no horário de Brasília, e o eleitor deve levar um documento de identificação com foto. Para saber onde votar, consulte o site do TRE de seu Estado.

    Se estiver fora de seu domicílio eleitoral, o eleitor pode justificar sua ausência na cidade em que estiver. A lista de mesas receptoras de justificativas pode ser acessada no site do TSE.

    Se não justificar neste domingo, o eleitor ainda tem 60 dias para procurar um cartório eleitoral. Após esse prazo, deverá pagar multa de R$ 3,51. Caso não justifique a ausência em três pleitos consecutivos, terá o título de eleitor cancelado.

    Quem não votou no 1° turno e não justificou a falta pode votar neste domingo mesmo assim, já que são eleições independentes. Na hora do voto, lembre-se de que celular e câmera devem ficar com o mesário. Não são permitidas fotos nas cabines, uso de bonés e camisas de candidatos. Tire outras dúvidas sobre o 2° turno.

  • 30/10

    No Rio de Janeiro, o senador Marcelo Crivella (PRB) continua na frente segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (29), mas a diferença para o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) caiu 10 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, divulgado na terça (25). Agora Crivella tem 58% das intenções de votos válidos contra 42% de Freixo. Em mesa no TV Folha, o diretor do Datafolha Mauro Paulino não descartou uma virada do deputado, ainda que improvável.

    (Fotomontagem)
    Marcelo Crivella (PRB) e Marcelo Freixo (PSOL), candidatos à Prefeitura do Rio
    Crivella (PRB) e Freixo (PSOL), candidatos à Prefeitura do Rio
  • 30/10

    Em Belo Horizonte, a disputa entre Alexandre Kalil (PHS) e João Leite (PSDB) continua indefinida. Com 52% das intenções de votos válidos, Kalil está numericamente à frente de Leite, que tem 48%, mas com empate no limite da margem de erro. Os números são de pesquisa Datafolha divulgada neste sábado.

    (Divulgação)
    O candidato do PSDB em BH, João Leite Alexandre Kalil, que disputa pelo PHS
    João Leite (PSDB) e Alexandre Kalil (PHS), candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte
  • 30/10

    No Recife, o atual prefeito Geraldo Júlio (PSB) caminha para a reeleição, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (29). Julio seria reeleito com 60% dos votos válidos, conta 40% de seu adversário, João Paulo (PT).

    Divulgação
    Geraldo Julio e João Paulo Lima
    Geraldo Julio (PSB) e João Paulo Lima (PT), candidatos no Recife
  • 30/10

    'A grande falha do sistema anterior de financiamento empresarial foi a falta de limites', diz Gilmar Mendes

    Gilmar Mendes, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deu entrevista coletiva em sua visita à escola municipal Avertano Rocha, na Cidade de Deus, zona oeste do Rio de Janeiro. Mendes defendeu que a "grande falha" do financiamento empresarial, suspenso pela primeira vez nas eleições deste ano, foi a "falta de limites". "Não podemos ter financiamento de empresas sem teto", disse.

    Sobre a última reforma eleitoral, Mendes afirmou que a considera positiva por ter reduzido os gastos com as campanhas, "ainda que tenha ocorrido caixa 2". Ele ressaltou que o Congresso ainda precisa discutir qual será o modelo para as eleições presidenciais de 2018. "Se sabe o que não se quer. Não queremos mais esse número imenso de partidos. Se vamos ter lista aberta ou um modelo distrital, isso precisa ser definido."

    Mais tarde, às 10h, em coletiva de balanço do segundo turno, o ministro afirmou que "tudo transcorre com normalidade" e que "não há razão para preocupação".

    Leia mais sobre a entrevista.

    Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
    SAO PAULO, SP, BRASIL, 02-10-2016 09h39: Coletiva do ministro do TSE e do STF, Gilmar Mendes sobre as eleicoes no TRE-SP. ( Foto: Luiz Carlos Murauskas/Folhapress, FSP-SUP-ESPECIAIS ) ***RESTRICAO***
    Gilmar Mendes em coletiva no primeiro turno das eleições municipais
  • 30/10

    TV Folha fará mesas de debate a partir das 16h30

    A TV Folha e o site da Folha farão uma cobertura intensiva do segundo turno das eleições municipais de 2016 e de seus resultados neste domingo (30).

    A partir das 16h30, na TV Folha, colunistas do jornal, convidados e jornalistas acompanharão o início das apurações e debaterão as consequências das votações ao longo da programação.

    Entre os convidados, participam Luciana Boiteux, candidata a vice-prefeita do Rio de Janeiro ao lado de Marcelo Freixo (PSOL), o professor de antropologia da Unicamp Ronaldo Almeida, estudioso do eleitor evangélico, o deputado federal Bruno Covas (PSDB), vice-prefeito eleito de São Paulo com João Doria, e o prefeito reeleito de Salvador, ACM Neto (DEM).

    Saiba mais.

  • Atualizando