Tucanos ganham em cinco capitais no segundo turno e têm seu melhor resultado histórico nas principais cidades do Brasil


Aposta do governador Geraldo Alckmin (PSDB), João Doria foi eleito prefeito de São Paulo neste domingo (2). Com 100% das urnas apuradas, Doria tinha 53,29% dos votos válidos, contra 16,70% de Fernando Haddad (PT), que tentava a reeleição.

O tucano venceu em quase todas as regiões. Marta Suplicy (PMDB), em quarto com 10,14% dos votos, foi a mais votada no extremo sul. Celso Russomanno (PRB) teve 13,64% e Luiza Erudina (PSOL), 3,18%. Veja como a foi a votação na capital paulista.

Doria agradeceu o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ministro José Serra, o senador Aloysio Nunes e o tucano José Aníbal, tucanos que não apoiaram sua candidatura.

No Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (PSOL) vai disputar o segundo turno com Marcelo Crivella (PRB). Pedro Paulo (PMDB), candidato do prefeito Eduardo Paes, ficou de fora.

O prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), quase venceu no primeiro turno; com 49,34% dos votos, vai disputar contra o antigo aliado, o ex-prefeito João Paulo (PT).

Em Porto Alegre, Nelson Marchezan Junior (PSDB) disputará 2º turno com Sebastião Melo (PMDB).

Rafael Greca (PMN) e Ney Leprevost (PSD) disputam a prefeitura de Curitiba no segundo turno.

Em Goiânia, o peemedebista Iris Rezende vai disputar a prefeitura no segundo turno contra Vanderlan Cardoso, do PSB.

São Luís: após ataques a ônibus e a centros de votação, capital maranhense terá segundo turno entre o atual prefeito, Edivaldo Holanda Júnior, (PDT) e o deputado estadual Eduardo Braide (PMN).

Natal, com Carlos Eduardo (PDT), João Pessoa, com Luciano Cartaxo (PSD), e Salvador, com ACM Neto (DEM) tiveram vitórias no primeiro turno.

Rio Branco (AC): o PT conseguiu vencer no primeiro turno, com 54,78% de votos para Marcus Alexandre.

Confira como foram as eleições deste domingo:

acompanhe

Filtrar
Outras
  • Atualizando
  • 30/10

    Em Franca, Sidnei da Rocha diz que campanha foi 'suja' e Gilson de Souza afirma estar preparado para assumir o governo

    Em Franca, no interior paulista, os dois candidatos à prefeitura que disputam o segundo já votaram neste domingo.

    Sidnei Franco da Rocha (PSDB), que tenta ser prefeito pela quarta vez, votou no colégio Champagnat acompanhado de sua vice, a vereadora Valéria Marson, e disse que a campanha foi muito "suja".

    Ao longo da campanha, ele foi muito criticado pelo atual prefeito, Alexandre Ferreira (PSDB), que perdeu as prévias para ele. Em 2012, Sidnei o lançou na disputa, contrariando setores do partido. Depois, os dois romperam.

    Já seu adversário, o ex-deputado estadual Gilson de Souza (DEM), votou na escola Caetano Petraglia e disse estar "preparado" para assumir o governo. Ele acompanhará a apuração com a família, enquanto o tucano estará no comitê da campanha.

  • 30/10

    Leite se inspira em Aécio e diz estar confiante com vitória em BH

    O candidato do PSDB à Prefeitura de Belo Horizonte, João Leite, votou no Colégio Estadual Central por volta das 12h deste domingo (30). Leite disse que está confiante e que vai administrar a cidade com a mesma seriedade dos políticos de seu grupo –como os hoje senadores Aécio Neves e Antonio Anastasia, ambos do PSDB.

    "Nós estamos juntos. Aécio Neves fez muito por Belo Horizonte, comparado com Juscelino Kubitschek. As obras estão aí, de Aécio, Anastasia, Alberto Pinto Coelho [ex-governadores], nosso grupo político. E é dessa maneira que eu vou administrar Belo Horizonte", afirmou.

    "Quero agradecer à população de Belo Horizonte que já votou pela manhã pela recepção calorosa e que me deixa cheio de entusiasmo", disse.

    Marcus Desimoni/Nitro
    João Leite votou acompanhado dos senadores tucanos Aécio neves e Anastasia

    Deputado estadual em sexto mandato, Leite concorre com o ex-presidente do Atlético-MG Alexandre Kalil (PHS), que disputa sua primeira eleição. Segundo Datafolha divulgado neste sábado (29), Kalil tinha 52% das intenções de votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos), contra 48% do tucano.

    Caso João Leite perca para o estreante Kalil, será uma nova derrota de um aliado do presidente nacional do partido, senador Aécio Neves, em casa. Aécio mede forças com o governador Geraldo Alckmin (SP) para se viabilizar como candidato do PSDB ao Planalto em 2018. Em 2014, além de perder a eleição presidencial, o senador viu seu candidato ao governo de Minas, Pimenta da Veiga, ser derrotado por Fernando Pimentel (PT).

  • 30/10

    Líder nas pesquisas, Rui Palmeira vota e diz que verá apuração de casa

    Candidato à reeleição, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), chegou à seção eleitoral na companhia do ministro dos Transportes, Maurício Quintella, da mulher, Tatiana Palmeira, e de um grupo de vereadores eleitos e reeleitos que compõem a base política do tucano.

    Ele votou no fim da manhã deste domingo (30), no bairro do Jacintinho, periferia da capital, e se disse confiante nas pesquisas de opinião que o deixam na liderança na corrida pela Prefeitura de Maceió. "As pesquisas demonstraram esse apoio e estamos confiantes na vitória", declarou. Rui Palmeira acompanha a apuração dos votos em casa, com a família.

  • 30/10

    22 pessoas são presas por prática de crimes eleitorais, diz TSE

    O mais recente boletim divulgado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre o segundo turno das eleições municipais neste domingo (30), atualizado às 13h15, apontou um total de 22 pessoas presas e outras 175 advertidas por crimes ou irregularidades eleitorais em todo o país.

    No Rio de Janeiro, Estado que neste segundo turno tem o maior colégio eleitoral, com 7,9 milhões de eleitores, houve 13 prisões, todas por boca de urna, e 14 advertências. O Ceará, embora com nenhuma prisão informada, concentrou o maior número de problemas, com 152 ocorrências, 137 das quais por boca de urna.

    Dois candidatos foram advertidos por irregularidades eleitorais: Gaudêncio Lucena (PMDB), candidato a vice-prefeito de Fortaleza, e Roberto Cláudio (PDT), candidato a prefeito na capital.

    No primeiro caso, Gaudêncio foi advertido porque servidores da Justiça Eleitoral encontraram uma aglomeração de cabos eleitorais perto de um local de votação. No segundo caso, o candidato foi orientado a recolher bandeiras e cartazes encontrados também perto de uma seção eleitoral. Nenhum dos dois candidatos foi preso.

    Os percentuais de urnas eletrônicas com defeitos e pessoas presas ou advertidas por razões eleitorais se mantinham, até as 13h15 deste domingo (30), estáveis na comparação entre o primeiro o segundo turno das eleições.

    No primeiro turno das eleições, ocorrido no dia 2 de outubro, havia sido substituídas, até as 13h21 daquele domingo, 2.331 urnas eletrônicas do total de 432,9 mil que estavam sendo utilizadas. Os problemas apareceram em 0,53% dos equipamentos.

    Neste domingo (30) de segundo turno, com 90.532 urnas eletrônicas em operação, o total de equipamentos substituídos até as 13h15 foi de 519, o que corresponde a 0,56%, quase o mesmo índice do primeiro turno.

    Os números de pessoas presas ou advertidas por crimes eleitorais diversos, como boca de urna e propaganda ilegal, também se mantiveram praticamente os mesmos. No domingo de primeiro turno (2), até as 13h21 haviam sido registradas 1.410 ocorrências, incluindo 575 prisões por crimes eleitorais, principalmente boca de urna.

    Naquela votação, o colégio eleitoral total no país foi de 144 milhões de pessoas. Até as 14h30 deste domingo (30), o TSE havia registrado 199 ocorrências, com 22 pessoas presas, para um colégio eleitoral total de 32,9 milhões de brasileiros.

  • 30/10

    Sem assédio, juiz Sergio Moro vota em Curitba

    Acompanhado de seguranças, o juiz federal Sergio Moro votou sem assédio na manhã deste domingo (30), em Curitiba.

    Moro chegou à sua sessão eleitoral por volta das 10h. Foi fotografado pela imprensa, mas não deu declarações. Desta vez, também não foi aplaudido por eleitores que votavam no local. Algumas pessoas, porém, falaram com o juiz e fizeram fotos dele enquanto votava.

    No sábado (29) à noite, Moro divulgou um vídeo numa página do Facebook em que lê um discurso do ex-presidente americano Theodore Roosevelt, feito em 1902.

    "Não existe crime mais sério do que a corrupção. Outras ofensas violam uma lei, enquanto a corrupção ataca as fundações de todas as leis", disse Moro, citando o americano.

    Ao final, o juiz concluiu que há uma "relação do combate à corrupção com a qualidade da nossa democracia".

    O vídeo foi divulgado na página mantida pela mulher de Moro.

  • 30/10

    Acompanhado do atual vice-prefeito, Capitão Wagner vota em Fortaleza

    O policial militar reformado Wagner Souza Gomes, conhecido como Capitão Wagner (PR), votou no fim da manhã deste domingo (30), no colégio Lima Nogueira, no Bairro João 23, em Fortaleza.

    Junto dele, além de familiares, estava o vice-prefeito da capital cearense, Gaudêncio Lucena, do PMDB, que, apesar de estar no governo ao lado do atual prefeito e candidato à reeleição Roberto Claudio, faz parte da chapa rival de Capitão Wagner nessa eleição.

    "A cidade amanheceu num clima de virada muito grande, tenho plena certeza de que mais tarde a gente vai estar comemorando não só a virada, mas a devolução da gestão da cidade para a população", disse Capitão Wagner.

    Na última pesquisa Datafolha, de sábado (29), Capitão Wagner aparecia atrás de Roberto Claudio nas intenções de voto (48% a 37%).

  • 30/10
    Divulgação
    Candidato à reeleição em Maceió, Rui Palmeira (PSDB), à direita, e seu vice, Marcelo Palmeira, votam acompanhados de familiares
    Candidato à reeleição em Maceió, Rui Palmeira (PSDB), à direita, vota com o vice Marcelo Palmeira e familiares
  • 30/10
    Heuler Andrey/AFP
    Brazilian Federal Judge Sergio Moro waves as he votes at a polling station during the mayoral election runoff in Curitiba, Brazil on October 30, 2016. Brazilians elect Sunday the authorities of 57 cities, including Rio de Janeiro, in a runoff election. / AFP PHOTO / Heuler Andrey
    Sem assédio, juiz Sergio Moro vota em Curitba
  • 30/10

    'Não estamos atendendo às aspirações dos eleitores', diz Collor sobre votos nulos

    O senador Fernando Collor de Mello (PTC) chegou por volta das 14h à escola onde vota, no bairro da Ponta Verde, zona nobre de Maceió. Acompanhado da esposa, Caroline Serejo Medeiros Collor de Mello, ele comentou sobre o alto índice de abstenções e votos nulos, em todo o País.

    "Isso é um aviso a todos os políticos, de que não estamos atendendo às aspirações dos eleitores", declarou.

    Senador pelo PTC, sigla que compõe a coligação do líder nas pesquisas de intenção para a Prefeitura de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), Collor evitou declarar o voto publicamente.

    Segundo o ex-presidente da República, as eleições deste ano demonstram, ainda, uma tendência do eleitorado optar por mudanças. "Onde não houve mudança de pessoas, houve renovação da esperança".

    O voto do senador foi tranquilo. Não houve qualquer tipo de manifestação ou assédio.

    Wagner Melo/Folhapress
    Fernando Collor de Mello chegou à escola onde vota, no bairro da Ponta Verde, zona nobre de Maceió
    Fernando Collor de Mello (PTC) chegou à escola onde vota, no bairro da Ponta Verde, zona nobre de Maceió
  • 30/10

    Duas pessoas são presas no Recife por boca de urna

    Duas pessoas foram presas neste domingo (30) por fazerem boca de urna no Recife.

    Até as 15h (16h, pelo horário de Brasília), 87 urnas deram problemas, mas apenas 28 precisaram ser substituídas, segundo o TRE-PE (Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco).

  • Atualizando