Tucanos ganham em cinco capitais no segundo turno e têm seu melhor resultado histórico nas principais cidades do Brasil


Aposta do governador Geraldo Alckmin (PSDB), João Doria foi eleito prefeito de São Paulo neste domingo (2). Com 100% das urnas apuradas, Doria tinha 53,29% dos votos válidos, contra 16,70% de Fernando Haddad (PT), que tentava a reeleição.

O tucano venceu em quase todas as regiões. Marta Suplicy (PMDB), em quarto com 10,14% dos votos, foi a mais votada no extremo sul. Celso Russomanno (PRB) teve 13,64% e Luiza Erudina (PSOL), 3,18%. Veja como a foi a votação na capital paulista.

Doria agradeceu o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ministro José Serra, o senador Aloysio Nunes e o tucano José Aníbal, tucanos que não apoiaram sua candidatura.

No Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (PSOL) vai disputar o segundo turno com Marcelo Crivella (PRB). Pedro Paulo (PMDB), candidato do prefeito Eduardo Paes, ficou de fora.

O prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), quase venceu no primeiro turno; com 49,34% dos votos, vai disputar contra o antigo aliado, o ex-prefeito João Paulo (PT).

Em Porto Alegre, Nelson Marchezan Junior (PSDB) disputará 2º turno com Sebastião Melo (PMDB).

Rafael Greca (PMN) e Ney Leprevost (PSD) disputam a prefeitura de Curitiba no segundo turno.

Em Goiânia, o peemedebista Iris Rezende vai disputar a prefeitura no segundo turno contra Vanderlan Cardoso, do PSB.

São Luís: após ataques a ônibus e a centros de votação, capital maranhense terá segundo turno entre o atual prefeito, Edivaldo Holanda Júnior, (PDT) e o deputado estadual Eduardo Braide (PMN).

Natal, com Carlos Eduardo (PDT), João Pessoa, com Luciano Cartaxo (PSD), e Salvador, com ACM Neto (DEM) tiveram vitórias no primeiro turno.

Rio Branco (AC): o PT conseguiu vencer no primeiro turno, com 54,78% de votos para Marcus Alexandre.

Confira como foram as eleições deste domingo:

acompanhe

Filtrar
Outras
  • Atualizando
  • 30/10
    Marco Ambrosio/FramePhoto
    Sao Paulo,SP - 30/10/2016 - O candidato a prefeito por Diadema,Wagner Feitosa, o Waguinho de 43 aos do PRB votou na manha deste domingo,30 na Escola Dr. Osvaldo Giacoia, na Rua Princesa Isabel, 168 no bairro de Canhema, Diadema.Foto: Marco Ambrosio/FramePhoto *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***
    Wagner Feitosa (PRB), candidato à prefeitura de Diadema (SP), vota neste domingo
  • 30/10
    Junior Lago /Fotoarena/Folhapress
    GUARULHOS, SP - 30.10.2016: SEGUNDO TURNO EM GUARULHOS 2016 - O candidato do (PSB) à Prefeitura de Guarulhos, Guti, chega para votar junto com a sobrinha Amélie Costa, na UNG de Guarulhos, SP, na manhã deste domingo (30). (Foto: Junior Lago /Fotoarena/Folhapress) ORG XMIT: 1223342 *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***
    Guti (PSB), candidato à prefeitura de Guarulhos, chega para votar com a sobrinha
  • 30/10

    Em colégio eleitoral, ex-prefeito do Recife é cobrado por moradia e aguarda 'hora dos astros' para votar

    Ex-prefeito do Recife, o candidato João Paulo (PT) foi cobrado por uma eleitora que exigia a construção de unidades habitacionais em uma comunidade carente do Recife.

    Assim que chegou ao colégio Cônego Rochael de Medeiros, no centro da cidade, o político foi abordado por uma mulher que pedia moradia na comunidade do Pilar. João Paulo não respondeu à manifestação.

    A eleitora ainda tentou abordá-lo outras vezes, todas sem sucesso.

    No caminho até sua seção, o ex-prefeito foi saudado também com gritos de "volta, João Paulo".

    Daniel Carvalho/Folhapress
    Ex-prefeito do Recife, João Paulo (PT) aguarda "hora dos astros" para votar
    Ex-prefeito do Recife, João Paulo (PT) aguarda "hora dos astros" para votar

    Muito místico, entrou no local de votação às 14h45 (15h45, em Brasília), mas só votou às 14h47, seguindo a recomendação de seu astrólogo.

    Ao deixar a seção eleitoral, João Paulo disse que, caso eleito, usará a "criatividade" para administrar em meio à crise econômica.

    "O Recife já tem uma boa arrecadação, que já dá pra fazer muita coisa. O resto, vamos buscar nossa criatividade, nossa forma de fazer diferente", afirmou o ex-prefeito.

  • 30/10

    48 pessoas foram presas por crimes eleitorais até o momento; 711 urnas foram substituídas

    No mais recente balanço divulgado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), até 15h47 deste domingo (30), 48 pessoas foram presas por crimes eleitorais em 260 ocorrências registradas em diversas cidades do país.

    Entre os detidos, 40 estavam praticando boca de urna, e outros 17, corrupção eleitoral. Não há candidatos entre os presos.

    No boletim anterior, a Justiça eleitoral havia divulgado a prisão de dois candidatos, ambas no Ceará. De acordo com a assessoria de imprensa do TSE, porém, a informação está errada.

    O maior número de ocorrências foi verificado nas cidades cearenses: 185. No Rio de Janeiro, o segundo Estado onde ocorreram mais problemas, houve 33 registros.

    Até 15h47, 711 urnas (0,87% do total) apresentaram problemas e foram substituídas, segundo o TSE. Desse total, 212 equipamentos com defeito estavam no Rio.

  • 30/10
    Ronaldo Silva/Futura Press/Folhapress
    OSASCO,SP,30.10.2016:ELEIÇÕES/JORGE LAPAS - Eleições 2016. Candidato à Prefeitura, Jorge Lapas do PDT vota na Escola José Maria Rodrigues Leite, na Vila Campesina em Osasco, Zona Oeste de São Paulo (SP), na manhã deste domingo (30). . (Foto: Ronaldo Silva/Futura Press/Folhapress) *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***
    Jorge Lapas (PDT), candidato à prefeitura de Osasco, vota neste domingo
  • 30/10
    Newton Menezes/Futura Press/Folhapress
    SÃO PAULO,SP,30.10.2016:ELEIÇÕES/ELI CORRÊA FILHO - Eleições 2016. Candidato do (DEM) à Prefeitura de Guarulhos, Eli Corrêa Filho, chega para votar na UNG de Guarulhos, SP, na manhã deste domingo (30). . (Foto: Newton Menezes/Futura Press/Folhapress) *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***
    Eli Corrêa (DEM), candidato à prefeitura de Guarulhos, vota neste domingo
  • 30/10
    Aloisio Mauricio /Fotoarena/Folhapress
    Candidato à prefeitura de Osasco (SP), Rogério Lins (PTN) chega para votar
    Candidato à prefeitura de Osasco (SP), Rogério Lins (PTN) chega para votar
  • 30/10

    Com escolas ocupadas, até supermercado vira local de votação no Paraná

    Estelita Hass Carazzai/Folhapress
    Eleitores votam em estacionamento de supermercado em Curitiba
    Eleitores votam em estacionamento de supermercado em Curitiba

    Com quase 500 escolas estaduais ocupadas por alunos, eleitores do Paraná tiveram seus locais de votação remanejados e votaram em creches, igrejas, unidades de saúde e até em um supermercado.

    Em Curitiba, parte do estacionamento de um supermercado foi ocupado por urnas de 11 seções eleitorais, que antes estavam num colégio estadual.

    O espaço foi dividido com faixas de isolamento amarelas. Um carrinho de supermercado, em pé, ajudava a demarcar o caminho para o eleitor.

    "Eleição é igual a parto: tem que sair", diz a servidora do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) Giovana Barbosa, que trabalha na coordenadoria de planejamento do órgão.

    Leia mais

  • 30/10

    Barco do TRE afunda em Macapá

    Divulgação
    Barco do TRE afunda na Zona Rural de Macapá; ninguém se feriu e a votação não foi afetada
    Barco do TRE afunda na Zona Rural de Macapá; ninguém se feriu e a votação não foi afetada

    Um barco usado para atender a comunidades ribeirinhas da zona rural de Macapá afundou na manhã deste domingo (30), após ser inundado durante a maré alta.

    A embarcação, chamada "Deus nos Guie II", levava equipes da Justiça Eleitoral para as comunidades de Carapanatuba, São Raimundo e Ipixuna Miranda. No momento do incidente, o barco estava ancorado, e a equipe, em terra, segundo o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Amapá. Não houve feridos.

    O naufrágio não comprometeu a votação nas localidades, diz o TRE, e outra embarcação foi enviada para levar a equipe de volta à sede de Macapá depois do fim do pleito.

    A disputa na cidade envolve o atual prefeito e candidato à reeleição, Clécio Luis (Rede), e o ex-senador Gilvam Borges (PMDB).

  • 30/10

    Boca de urna aponta vitória de Crivella no Rio

    Pesquisa boca de urna do Ibope aponta vitória de Crivella (PRB) no Rio, com 57% dos votos. Freixo (PSOL) aparece com 43 % dos votos.

  • Atualizando