Tucanos ganham em cinco capitais no segundo turno e têm seu melhor resultado histórico nas principais cidades do Brasil


Aposta do governador Geraldo Alckmin (PSDB), João Doria foi eleito prefeito de São Paulo neste domingo (2). Com 100% das urnas apuradas, Doria tinha 53,29% dos votos válidos, contra 16,70% de Fernando Haddad (PT), que tentava a reeleição.

O tucano venceu em quase todas as regiões. Marta Suplicy (PMDB), em quarto com 10,14% dos votos, foi a mais votada no extremo sul. Celso Russomanno (PRB) teve 13,64% e Luiza Erudina (PSOL), 3,18%. Veja como a foi a votação na capital paulista.

Doria agradeceu o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ministro José Serra, o senador Aloysio Nunes e o tucano José Aníbal, tucanos que não apoiaram sua candidatura.

No Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (PSOL) vai disputar o segundo turno com Marcelo Crivella (PRB). Pedro Paulo (PMDB), candidato do prefeito Eduardo Paes, ficou de fora.

O prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), quase venceu no primeiro turno; com 49,34% dos votos, vai disputar contra o antigo aliado, o ex-prefeito João Paulo (PT).

Em Porto Alegre, Nelson Marchezan Junior (PSDB) disputará 2º turno com Sebastião Melo (PMDB).

Rafael Greca (PMN) e Ney Leprevost (PSD) disputam a prefeitura de Curitiba no segundo turno.

Em Goiânia, o peemedebista Iris Rezende vai disputar a prefeitura no segundo turno contra Vanderlan Cardoso, do PSB.

São Luís: após ataques a ônibus e a centros de votação, capital maranhense terá segundo turno entre o atual prefeito, Edivaldo Holanda Júnior, (PDT) e o deputado estadual Eduardo Braide (PMN).

Natal, com Carlos Eduardo (PDT), João Pessoa, com Luciano Cartaxo (PSD), e Salvador, com ACM Neto (DEM) tiveram vitórias no primeiro turno.

Rio Branco (AC): o PT conseguiu vencer no primeiro turno, com 54,78% de votos para Marcus Alexandre.

Confira como foram as eleições deste domingo:

acompanhe

Filtrar
Outras
  • Atualizando
  • 30/10

    Custo eleitoral

    As eleições municipais deste ano deverão custar cerca de 650 milhões, o equivalente a R$ 4,5 por eleitor, aproximadamente, de acordo com balanço divulgado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) neste sábado (29).

    Saiba mais.

  • 30/10

    Crivella minimiza pesquisa e diz estar confiante com o resultado

    Bernardo Mello/Folhapress
    Crivella conversa com a imprensa após votar em Copacabana, na zona sul do Rio

    Marcelo Crivella (PRB), candidato à Prefeitura do Rio, votou por volta das 9h15 no Clube Marimbas, em Copacabana, na zona sul da cidade. Ele afirmou estar confiante em relação ao resultado. "Todo candidato é bastante confiante", disse.

    O senador afirmou que as pesquisas que indicaram uma redução na sua vantagem de intenções de voto estão "dentro da margem de erro". As pesquisas continuam dentro da margem. Faço votos que a nossa militância continue na rua." Crivella lidera as intenções de voto para a Prefeitura do Rio com 58% dos votos válidos, segundo Datafolha deste sábado (29), mas a diferença para seu adversário, Marcelo Freixo (PSOL), diminuiu dez pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, divulgada no dia 25.

    Crivella foi saudado por uma eleitora da janela de casa que gritou: "Sou católica e voto em você". Ele também sofreu ataques de outra eleitora dentro do clube que gritou o nome de Freixo. "Você faltou aos debates!", berrava. Um outro eleitor que corria na ciclovia gritou: "Devolve o dinheiro da Petrobras".

  • 30/10

    Eleições ocorrem sem intercorrências, diz ministro da Defesa

    Daniel Carvalho
    O candidato a reeleição no Recife, Geraldo Julio (PSB) e o ministro da Defesa, Raul Jungmann
    O candidato a reeleição no Recife, Geraldo Julio (PSB) e o ministro da Defesa, Raul Jungmann

    O ministro da Defesa, Raul Jungmann, diz estar monitorando do Recife as eleições em todo o país. Segundo ele, não havia registro de qualquer intercorrência até as 9h30 deste domingo (30).

    De acordo com o ministro, 15 mil homens das Forças Armadas estão atuando em 20 cidades neste segundo turno. São 4 mil apenas no Rio de Janeiro.

    Jungmann passa o dia no Recife, onde apoia o candidato à reeleição, Geraldo Julio (PSB). Nesta segunda-feira (31), o ministro vai ao Líbano em missão oficial.

  • 30/10

    Vice-prefeito do Recife é hostilizado por manifestante

    O vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira (PC do B), foi hostilizado por uma manifestante ao deixar o local onde o prefeito e candidato à reeleição, Geraldo Julio (PSB), havia acabado de votar, na zona oeste da capital pernambucana.

    Siqueira foi vice do hoje candidato adversário, João Paulo (PT), durante oito anos.

    "Golpista, traidor, filho da puta", gritou a mulher vestida de vermelho.

    "Bom dia e boa sorte", reagiu Siqueira.

    Geraldo Julio não acompanhou a discussão. Depois de votar, ele seguiu para o local de votação do governador Paulo Câmara (PSB-PE).

  • 30/10

    Cícero Almeida, candidato em Maceió, é um dos primeiros a votar

    Em Maceió, o peemedebista Cícero Almeida, candidato a prefeito apoiado pelo senador Renan Calheiros e o governador Renan Filho, foi um dos primeiros a votar, no Iate Clube, no bairro de Pajuçara.

    Com 31%; das intenções de voto, contra 54% do candidato à reeleição Rui Palmeira, conforme pesquisa Ibope divulgada na sexta-feira, 28, ele se diz confiante.

    Almeida, que já foi prefeito da capital alagoana de 2005 a 2011, anunciou que vai passar o dia na casa da mãe, onde também acompanha a apuração dos votos.

    Divulgação
     Em Maceió, o peemedebista Cícero Almeida, candidato a prefeito apoiado pelo senador Renan Calheiros e o governador Renan Filho, foi um dos primeiros a votar, no Iate Clube, no bairro de Pajuçara.
    O peemedebista Cícero Almeida, candidato à Prefeitura em Maceió
  • 30/10

    Em BH, Alexandre Kalil pede voto de quem está 'chateado e amolado'

    Com vantagem numérica mas pesquisas, mas em empate dentro da margem de erro, Alexandre Kalil (PHS) disse que as pessoas que pretendem votar em branco e nulo "têm que participar da cidade" e que essa eleição "é uma oportunidade talvez única e rara" para quem está "chateado e amolado".

    O candidato se apresenta como "não político" e passou a campanha afirmando que sei adversário, João Leite (PSDB), é um projeto para viabilizar a candidatura do senador tucano Aécio Neves (MG) ao Planalto em 2018.

    Kalil votou às 10h30 deste domingo ao lado da mulher, a arquiteta Ana Laender. Como no primeiro turno, nenhum aliado político o acompanhou. Kalil disse que, além das pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas neste sábado (29), os levantamentos internos feitos por sua campanha apontam que ele está na dianteira.

    O candidato é empresário e ex-presidente do Atletico-MG. A empresa de Kalil foi condenada em 2011 a pagar uma multa a um de seus ex-funcionários por submetê-lo a "condições degradantes de trabalho e transporte".

    Divulgação
    Alexandre Kalil (PHS) e a mulher, a arquiteta Ana Laender, ao votar em colégio na área nobre de Belo Hotizonte
  • 30/10

    Candidato a prefeito em Ribeirão, Ricardo Silva diz que chega ao fim com 'espírito de virada'

    Em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo), em meio à indefinição que marcou o segundo turno, o candidato Ricardo Silva (PDT) votou na escola municipal Amélia Junqueira, no Jardim Paulista, e disse chegar ao fim de uma batalha com "espírito de virada".

    Após a primeira pesquisa Ibope do segundo turno mostrar seu rival, Duarte Nogueira (PSDB), com 57% dos votos válidos, ante seus 43%, no terceiro levantamento do instituto, divulgado na noite deste sábado (29), o pedetista tinha 49%, para 51% do tucano, o que configura empate técnico.

    Ricardo acompanhará a apuração em casa, com a família, e depois irá ao comitê de campanha, na avenida Quito Junqueira.

  • 30/10

    'Sem' candidato, Lula decide não votar em São Bernardo do Campo (SP)

    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não vai votar neste domingo. Segundo Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula, o ex-presidente não tem candidato na cidade em que vota, São Bernardo do Campo. Lula tem 71 anos e, por isso, não é obrigado a votar. Seu candidato no primeiro turno, Tarcisio Secoli (PT), foi derrotado.

    Historicamente com forte presença petista, o partido concorre em apenas duas cidades da Grande São Paulo - Santo André e Mauá. Atualmente, a legenda conta com seis prefeituras na região.

    Jorge Araujo-2.out.2016/Folhapress
    O ex-presidente Lula após votar no primeiro turno das eleições em São Bernardo do Campo (SP)
  • 30/10

    Marcelo Freixo vota em clube na zona sul do Rio

    O candidato Marcelo Freixo (PSOL), que concorre à Prefeitura do Rio, chegou para votar por volta das 10h20 no clube Paissandu, no Leblon, zona sul do Rio. O deputado foi acompanhado da filha, da mulher e de sua vice, a advogada Luciana Boiteux.

    Marcelo Freixo disse acreditar numa virada na eleição do Rio. Pouco antes de votar num clube do Leblon, o candidato do PSOL afirmou que a "eleição está aberta" após a "reação forte nos últimos dias". Vestido de camisa azul, ele fez um apelo aos eleitores indecisos.

    "Algo diferente está acontecendo. As pesquisas ainda não conseguiram antecipar. Vamos ter uma surpresa eleitoral no final do dia", disse Freixo, antes de votar.

    Ao deixar o clube, ele foi chamado de "comunista" por um eleitor.

    O candidato foi para sua casa após votar a disse que acompanhará a apuração na Cinelândia com os seus eleitores.

    Marcelo Crivella (PRB) lidera as intenções de voto com 58% dos votos válidos, segundo Datafolha deste sábado (29), mas a diferença para Freixo diminuiu dez pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, divulgada no dia 25.

    Marlene Bergamo/Folhapress
    RIO DE JANEIRO - ELEIÇOES - PODER - O candidato a prefeito do Rio de Janeiro pelo PSOL, Marcelo Freixo, vota no bairro do Leblon. 30/10/2016 - Foto - Marlene Bergamo/Folhapress - 017
    Marcelo Freixo (PSOL), candidato à Prefeitura do Rio
  • 30/10

    Candidato em Ribeirão, Duarte Nogueira diz que pretende fazer gestão 'equilibrada e criteriosa'

    Em Ribeirão Preto, o candidato Duarte Nogueira (PSDB) votou no colégio Marista, na região central da cidade, acompanhado de seu vice, Carlos Cezar Barbosa (PPS), da mulher e de filhos.

    Nogueira disse que priorizou na campanha a discussão de ideias, não de pessoas, e que pretende fazer uma gestão equilibrada e criteriosa.

    Pesquisa Ibope divulgada na noite deste sábado (29) mostrou o tucano com 51% das intenções de votos válidos -excluindo brancos, nulos e indecisos-, ante 49% de seu rival, Ricardo Silva (PDT), que já votou nesta manhã.

    Nogueira acompanhará a apuração em seu comitê eleitoral, na avenida independência.

  • Atualizando