Tucanos ganham em cinco capitais no segundo turno e têm seu melhor resultado histórico nas principais cidades do Brasil


Aposta do governador Geraldo Alckmin (PSDB), João Doria foi eleito prefeito de São Paulo neste domingo (2). Com 100% das urnas apuradas, Doria tinha 53,29% dos votos válidos, contra 16,70% de Fernando Haddad (PT), que tentava a reeleição.

O tucano venceu em quase todas as regiões. Marta Suplicy (PMDB), em quarto com 10,14% dos votos, foi a mais votada no extremo sul. Celso Russomanno (PRB) teve 13,64% e Luiza Erudina (PSOL), 3,18%. Veja como a foi a votação na capital paulista.

Doria agradeceu o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ministro José Serra, o senador Aloysio Nunes e o tucano José Aníbal, tucanos que não apoiaram sua candidatura.

No Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (PSOL) vai disputar o segundo turno com Marcelo Crivella (PRB). Pedro Paulo (PMDB), candidato do prefeito Eduardo Paes, ficou de fora.

O prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), quase venceu no primeiro turno; com 49,34% dos votos, vai disputar contra o antigo aliado, o ex-prefeito João Paulo (PT).

Em Porto Alegre, Nelson Marchezan Junior (PSDB) disputará 2º turno com Sebastião Melo (PMDB).

Rafael Greca (PMN) e Ney Leprevost (PSD) disputam a prefeitura de Curitiba no segundo turno.

Em Goiânia, o peemedebista Iris Rezende vai disputar a prefeitura no segundo turno contra Vanderlan Cardoso, do PSB.

São Luís: após ataques a ônibus e a centros de votação, capital maranhense terá segundo turno entre o atual prefeito, Edivaldo Holanda Júnior, (PDT) e o deputado estadual Eduardo Braide (PMN).

Natal, com Carlos Eduardo (PDT), João Pessoa, com Luciano Cartaxo (PSD), e Salvador, com ACM Neto (DEM) tiveram vitórias no primeiro turno.

Rio Branco (AC): o PT conseguiu vencer no primeiro turno, com 54,78% de votos para Marcus Alexandre.

Confira como foram as eleições deste domingo:

acompanhe

Filtrar
Outras
  • Atualizando
  • 30/10

    Rui Palmeira, do PSDB, é reeleito em Maceió

    O tucano Rui Palmeira ficará por mais um mandado à frente da Prefeitura de Maceió (AL). Com 100% das urnas apuradas, ele conquistou 60,27% dos votos válidos. Cícero Almeida (PMDB) somou 39,73%.

  • 30/10

    Eleito em BH, Kalil diz que conversará com Alckmin, mas não com Aécio

    O prefeito eleito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), disse em seu primeiro discurso que conversará com outros partidos e políticos, inclusive o governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), mas não com o presidente do partido, Aécio Neves, que é "adversário". Leia mais.

  • 30/10

    Região Centro-Oeste define prefeitos nas quatro cidades com segundo turno

    Com 60,41% dos votos válidos, o peemedebista Emanuel Pinheiro foi eleito prefeito de Cuiabá, capital do Mato Grosso. Ele venceu o tucano Wilson Santos. Fazia parte da coligação do candidato do PSDB o partido do atual prefeito, Mauro Mendes (PSB). Mendes, contudo, se negou a apoiar o candidato tucano.

    O PMDB também ficou com a prefeitura de Goiânia, capital de Goiás. Iris Resende —que anunciara o fim de sua carreira política em juho— volta à Prefeitura 51 anos depois de vencer pela primeira vez a disputa pelo executivo. Ele conquistou 57,7% dos votos, contra 42,3% de Vanderlan Cardoso, do PSB.

    Em Anápolis (GO), Roberto do Órion (PTB) conseguiu 51,23% dos votos e bateu o petista João Gomes, atual prefeito da cidade.

    Marquinhos Trad (PSD) foi eleito em Campo Grande (MS) para seu primeiro cargo no executivo —ele foi eleito vereador em 2004 e, dois anos depois, deputado estadual, posição que ocupa desde então. Neste domingo (30), conseguiu 58,77% dos votos e bateu a vice-governadora Rose Modesto.

  • 30/10

    Apuração encerrada em cidades do Espírito Santo; Luciano Rezende (PPS) foi reeleito em Vitória

    Cidades do Espírito Santo encerraram a apuração de votos para prefeito no segundo turno. Luciano Rezende (PPS) foi reeleito na capital Vitória, com 51,19% dos votos válidos, ante 48,81% de Amaro Neto (SD). os dados são do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

    O novo prefeito de Vila Velha é Max Filho (PSDB), que recebeu 58,91% dos votos válidos. O candidato derrotado em segundo turno é Neucimar Fraga (PHS).

    Em Cariacica, Juninho (PPS) foi reeleito com 52,55% dos votos válidos. Ele venceu Marcelo Santos (PMDB).

    No município de Serra, Audifax Barcelos (Rede) foi reeleito com 51,21% dos votos válidos. Seu adversário no segundo turno, Sérgio Vidigal (PDT) perdeu por uma diferença de 5.294 votos.

  • 30/10

    Tucanos ganham em cinco capitais no 2º turno; veja todos os vencedores

    Candidatos do PSDB venceram em cinco das oito capitais em que o partido concorria no segundo turno das eleições municipais.

    Os tucanos elegeram o prefeito de Belém, Maceió, Manaus, Porto Alegre e Porto Velho. Perderam em Belo Horizonte, Campo Grande e Cuiabá.

    Veja quem foi eleito em todas as capitais que tiveram segundo turno:

    ARACAJU
    Edvaldo Nogueira (PCdoB)

    BELÉM
    Zenaldo Coutinho (PSDB) - reeleito

    BELO HORIZONTE
    Alexandre Kalil (PMN)

    CAMPO GRANDE
    Marquinhos Trad (PSD)

    CUIABÁ
    Emanuel Pinheiro (PMDB)

    CURITIBA
    Rafael Greca (PMN)

    FLORIANÓPOLIS
    Gean Loureiro (PMDB)

    FORTALEZA
    Roberto Claudio (PDT) - reeleito

    GOIÂNIA
    Iris Rezende (PMDB)

    MACAPÁ
    Clécio Luis (Rede) - reeleito

    MACEIÓ
    Rui Palmeira (PSDB) - reeleito

    MANAUS
    Artur Virgílio Neto (PSDB) - reeleito

    PORTO ALEGRE
    Nelson Marchezan Jr. (PSDB)

    PORTO VELHO
    Dr. Hildon (PSDB)

    RECIFE
    Geraldo Julio (PSB) - reeleito

    RIO DE JANEIRO
    Marcelo Crivella (PRB)

    SÃO LUÍS
    Edivaldo Holanda (PDT) - reeleito

    VITÓRIA
    Luciano Rezende (PPS) - reeleito

  • 30/10

    Minas Gerais elege quatro prefeitos em segundo turno

    Na capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, o empresário Alexandre Kalil (PHS) foi eleito em disputa acirrada, com 53% dos votos válidos, contra 47% para o tucano João Leite (PSDB), favorito do presidente do PSDB, Aécio Neves.

    Em Juiz de Fora, Bruno Siqueira (PMDB) levou a disputa com 58% dos votos válidos. Margarida Salomão (PT), ficou com 42%. A maior diferença aconteceu em Contagem. Alex de Freitas (PSDB), foi eleito com 73% dos votos válidos, contra 27% do adversário Carlin Moura (PC do B).

    Em Montes Claros, o atual prefeito afastado Ruy Muniz (PSB) perdeu para Humberto Souto (PPS), que conseguiu 65% dos votos válidos. Muniz ganhou projeção por ser preso um dia depois de sua mulher, a deputada federal Raquel Muniz (PSD), elogiá-lo ao votar a favor da cassação de Dilma Rousseff na Câmara.

  • 30/10

    Derrotado em Fortaleza, Capitão Wagner comemora crescimento no segundo turno

    O candidato do PR à Prefeitura de Fortaleza, Capitão Wagner, teve 46,3% dos votos, equivalente a mais de 580 mil votos, mas foi derrotado pelo atual prefeito Roberto Claudio (PDT). Deputado estadual, Wagner lamentou o resultado, mas comemorou a votação, que disse ser expressiva.

    "Pulei de pouco mais de 100 mil votos na eleição para deputado estadual, para quase 600 mil agora para prefeito. Cresci mais de 15 pontos no 2º turno, cresci mais do que meu adversário. O ganho político é indiscutível", disse Capitão Wagner, em entrevista coletiva.

  • 30/10

    Região Norte define prefeitos nas quatro capitais com segundo turno

    Depois de amargar meros 11% na pesquisa Ibope de agosto, Zenaldo Coutinho (PSDB) foi reeleito prefeito de Belém (PA) neste domingo (30). Ele conseguiu 52,33% dos votos válidos, e venceu Edmilson, do Psol, que ficou com 47,67%.

    Além da capital do Pará, o PSDB também conquistou outras duas capitais na região Norte neste segundo turno.

    Em Porto Velho (RO), a prefeitura ficou com o tucano Dr. Hildon. Ele conseguiu 65,15% dos votos válidos. Seu oponente, Léo Moraes (PTB), obteve 34,85%. O último prefeito eleito pelo PSDB no município foi José Alves Vieira Guedes, que governou de 1993 a 1996.

    Na capital do Amazonas, Manaus, Artur Neto (PSDB) foi reeleito prefeito com 55,96% dos votos válidos. Marcelo Ramos (PR) ficou com 44,04%.

    Em Macapá (AP), Clécio Luis foi reeleito com 60,50% dos votos e deu à Rede sua primeira prefeitura de uma capital —até 2015, ele era do Psol. A vitória de Clécio sobre Gilvam Borges (PMDB) —que ficou com 39,50% dos votos— acaba com um tabu: desde quando a cidade passou a ter eleição em duas etapas, em 2008, o mais bem votado no primeiro turno sempre perdeu o pleito.

  • 30/10

    Crivella reza pai-nosso ao final de discurso da vitória

    O senador e prefeito eleito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), comemorou a vitória à Prefeitura do Rio com um pai-nosso.

    O bispo licenciado da Igreja Evangélica fez um aceno a sua base não evangélica, ao dizer que teve apoio de um padre da Igreja Católica.

    Durante a oração, que não é tradicionalmente entoada em cultos evangélicos, ele esqueceu um trecho da prece, cantada em seu ouvido por um de seus apoiadores na quadra da sede social do Bangu Atlético Clube, em Bangu, zona oeste.

    Crivella estava ao lado de Carlos Osório (PSDB), Clarissa Garotinho (PR), Indio da Costa (PSD) e Flávio Bolsonaro (PSC).

    Crivella fez a carreira nos cultos da Igreja Universal, de onde é bispo licenciado. Sua vitória representa o sucesso do PRB, partido criado pela igreja de Edir Macedo, seu tio, e que pela primeira vez vai comandar uma prefeitura de capital.

    Durante toda a eleição, Crivella –que atualmente é senador– garantiu que em sua vida política nunca misturou política e religião.

    Ao longo da campanha, frases ditas por ele no passado, na condição de bispo, foram consideradas por adversários homofóbicas ou de radicalismo religioso.

  • 30/10
    Daniel Carvalho/Folhapress
    Prefeito reeleito do Recife, Geraldo Julio (PSB), à direita, chega para pronunciamento pós-resultado
    Prefeito reeleito do Recife, Geraldo Julio (PSB), à direita, chega para pronunciamento pós-resultado
  • Atualizando