acompanhe
-
Atualizando
- 30/10Região Sudeste
PT fica pela primeira vez sem prefeito no ABCD
Com a derrota do atual prefeito Carlos Grana para o tucano Paulo Serra em Santo André, o PT ficará pela primeira vez sem uma prefeitura no ABCD paulista.
O petista conseguiu 21,79% dos votos, contra 78,21% de Paulo Serra.
Outro petista que disputava o segundo turno na região metropolitana de São Paulo é Donizete Braga, que perdeu a disputa em Mauá para Átila Jacomussi (PSB).
Jacomussi ficou com 64,47% dos votos, contra 35,53% de Donizete Braga, que também disputava a reeleição.
- 30/10Região Sul
Região Sul decide eleições nas dez cidades com segundo turno
No Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, 100% das urnas foram apuradas, e as dez cidades com segundo turno já têm prefeitos eleitos.
Em Porto Alegre, o PSDB de Nelson Marchezan Júnior bateu o PMDB de Sebastião Melo. Marchezan foi eleito para a capital gaúcha com 60,50% dos votos válidos.
O PSDB também ficou com a prefeitura de Santa Maria (RS). O tucano Pozzobom foi eleito em disputada apertada: conquistou 73.003 votos (50,08% do total válido). Seu oponente, o petista Valdeci Oliveira, ficou com 72.777 votos (49,92%).
A prefeitura de Caxias do Sul (RS) ficou com o PRB de Daniel Guerra. Ele bateu Edson Néspolo (PDT), candidato apoiado pelo governador José Ivo Sartori (PMDB), por confortável vantagem: ficou com 62,79% dos 236.497 votos válidos.
O PRB, contudo, perdeu em Canoas (RS), onde tinha Beth Colombo como candidata. Busato (PTB) foi eleito prefeito com 51,25% dos votos.
Já em Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina, Gean Loureiro (PMDB) conseguiu vitória em uma das disputas mais acirradas do segundo turno. Angela Amin (PP) esteve poucos votos à frente do peemedebista durante boa parte da apuração das urnas. Com 100% de apuração, contudo, Florianópolis elegeu Loureiro, com 111.943 votos (50,26%). Amin ficou com 110.790 (49,74%).
O PMDB também conquistou Joinville (SC). Udo Dohler (PMDB) bateu Darci de Matos (PSD) e foi eleito prefeito, com 55,6% dos votos válidos.
O PSD amargou derrota também em Blumenau (SC), onde seu candidato foi Jean Kuhlmann. Napoleão Bernardes (PSDB) foi eleito com 57,56% dos votos.
No Paraná, Rafael Greca (PMN) conquistou a prefeitura da capital, Curitiba. Venceu Ney Leprevost (PSD) com 53,25% dos votos.
Em Maringá (PR), Ulisses Maia foi eleito com 58,88% dos votos. Seu oponente, Silvio Barros (PP), obteve 41,12% das urnas.
Marcelo Rangel (PPS) conseguiu a reeleição em Ponta Grossa (PR), com 55,38% dos votos. Ele bateu Aliel Machado, da Rede.
- 30/10Região Sudeste
Vencedor em Ribeirão Preto evoca bandeirantes e diz que cidade vai se encontrar 'com o eixo do seu passado'
Aliado do governador Geraldo Alckmin, Duarte Nogueira (PSDB), vencedor em Ribeirão Preto, disse que, agora, a cidade "se encontra com o eixo do seu passado, com os bandeirantes que abriram esse Brasil afora".
Ele teve 56,94% dos votos válidos, ante 43,06% de Ricardo Silva (PDT). O pedetista telefonou há pouco para o novo prefeito para parabeniza-lo.
"A tarefa de reconstruir Ribeirão Preto é uma tarefa de gigantes", disse ele sobre as crises financeira e administrativa que a cidade vive, após a deflagração da operação Sevandija, que prendeu parte do primeiro escalão da prefeita Dárcy Vera (PSD).
- 30/10Rio de Janeiro
Rivais de Crivella no primeiro turno vão à festa da vitória do senador
Rivais de Crivella no primeiro turno, Índio da Costa (PSD) e Carlos Osório foram à festa da vitória do senador e agora prefeito eleito do Rio.
Também estão no evento o presidente estadual do PSDB, o deputado federal Otávio Leite e a deputada federal Clarissa Garotinho (PR), filha do ex-governador Anthony Garotinho.
"O Rio do Crivella vai representar muito mais amplitude, uma aliança grande de ideais de centro. Os eleitores e os políticos ficaram assustados com o 'fora Temer' e de como um possível governo de Freixo iria se comportar junto ao governo federal", disse Índio da Costa.
Otávio Leite afirmou que o PSOL representava a administração do PT. "Foram aliados contra o impeachment. A população não aguenta mais esse tipo de gestão", disse Leite.
Osório e Índio foram saudados pelos populares na porta do clube em Bangu.
Osório disse que chegou a ser convidado por Crivella a fazer parte de seu governo, que no momento não tem essa intenção, mas afirmou que o PSDB ainda irá discutir o assunto.
"Nesse momento, meu plano é voltar para a assembleia legislativa para ajudar o Estado que está em situação muito difícil", disse Osório.
Questionados pela reportagem, Índio e Osório disseram não ter acordos para fazer parte do futuro governo de Marcelo Crivella.
Lucas Vettorazzo/Folhapress Populares comemoram vitória de Crivella em Bangu, na zona norte do Rio - 30/10Rio de Janeiro
Cidades do Rio de Janeiro já conhecem seus novos prefeitos
Estão definidas as eleições em segundo turno em cidades do Rio de Janeiro. Em Duque de Caxias, Washington Reis (PMDB) teve 54,18% dos votos válidos. Dica (PTN) obteve 45,82%.
Em Niterói, Rodrigo Neves (PV) é o prefeito reeleito com 58,59% dos votos válidos. Felipe (PSB) ficou com 41,41%.
Waguinho (PMDB) obteve 56,99% dos votos e é o vitorioso em Belford Roxo. Dr. Deodalto (DEM) teve 43.01%.
Na cidade de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa (PR) vence Nelson Bornier (PMDB). Com 100% das urnas apuradas, o novo prefeito teve 63,91% dos votos válidos.
Bernardo Rossi recebeu 52,65% dos votos válidos é o novo prefeito de Petrópolis. O segundo turno foi disputado com Rubens Bomtempo (PSB).
O vencedor em São Gonçalo é Dr. José Luiz Nanci (PPS) que obteve 53,63% dos votos e derrotou Dejorge Patrício (PRB).
Em Volta Redonda, Samuca Silva (PV) ficou com 54,6% dos votos válidos e é o novo prefeito. Ele venceu Paulo Baltazar (PRB) no segundo turno.
- 30/10Região Norte
Depois de 20 anos, PSDB volta à prefeitura de Porto Velho
O candidato do PSDB, Dr. Hildon, é eleito para a prefeitura da capita de Rondônia, Porto Velho.
Com 100% das urnas apuradas, o tucano conseguiu 65,15%.
O último prefeito eleito pelo PSDB no município foi José Alves Vieira Guedes, que governou de 1993 a 1996.
- 30/10Região Norte
Tucano Artur Virgílio Neto é reeleito em Manaus
Artur Virgílio Neto, do PSDB, superou Marcelo Ramos, do PR, e será o prefeito de Manaus por mais quatro anos. Ele conseguiu 55,96% dos votos válidos. Seu oponente, Marcelo Ramos (PR), conseguiu 44,04%.
- 30/10
- 30/10Região Nordeste
São Luís reelege Edivaldo Holanda, do PSD
Edivaldo Holanda (PSD) foi reeleito prefeito na capital do Maranhão. Ele tinha 53,8% dos votos válidos, com 95,8% das urnas apuradas, e não podia mais ser ultrapassado por Eduardo Braide (PMN).
Com 100% das urnas apuradas, Holanda venceu com 53,94% dos votos.
- 30/10Região Sudeste
Não acho bom exemplo Lula não ter votado, diz prefeito eleito de São Bernardo
O prefeito eleito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (PSDB), disse à Globonews que não acha "um bom exemplo" o fato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não ter votado neste segundo turno.
Com 100% das urnas apuradas, Morando conseguiu 59,94% dos votos, contra 40,06% de Alex Manente (PPS).
Eleitor no município, Lula decidiu não vai votar neste domingo. Segundo Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula, o ex-presidente não tinha candidato.
Lula tem 71 anos e, por isso, não é obrigado a votar. Seu candidato no primeiro turno, Tarcisio Secoli (PT), foi derrotado.
Historicamente com forte presença petista, o partido concorreu em apenas duas cidades da Grande São Paulo –Santo André e Mauá.–, e perdeu nas duas, ficando sem nenhum prefeito eleito no ABCD paulista.
Jorge Araujo-2.out.2016/Folhapress O ex-presidente Lula após votar no primeiro turno das eleições em São Bernardo do Campo (SP) -
Atualizando