Olimpiada Rio 2016

Festa no Maracanã encerra Jogos Olímpicos no Rio


Em um evento menos protocolar que a festa de abertura, o Rio de Janeiro encerra neste domingo (21), os primeiros Jogos Olímpicos realizados na América do Sul em clima de carnaval.

Uma das maiores vencedoras de desfiles da Marquês de Sapucaí, Rosa Magalhães é a responsável pela cerimônia, no estádio do Maracanã, que já teve apresentações de Martinho da Vila e Roberta Sá.

FORA DA META

O último dia de competições dos Jogos Olímpicos do Rio é dourado para o Brasil. A seleção masculina de vôlei, vice em Pequim-2008 e Londres-2012, venceu a Itália, no Maracanãzinho, e conquistou a medalha de ouro, chegando ao tricampeonato.

Mais cedo, ao não medalhar na maratona masculina, o Brasil não atingiu a meta estabelecida pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) de terminar os Jogos entre os dez primeiros, considerando o critério do total de medalhas, independentemente da cor de cada uma.

acompanhe

Filtrar
Outras
  • Atualizando
  • 21/8

    Vencedor da maratona fica longe do seu melhor tempo

    O tempo do vencedor da maratona na Rio-2016, Eliud Kipchoge, foi bem mais lento que os seus principais resultados da carreira. Ele percorreu os 42,195 km em 2h08min44.

    Em abril, em Londres, ele quase bateu o recorde mundial, ficando a oito segundos da marca do compatriota Dennis Kimeto (2h2min57).

    Nas seis principais maratonas que havia vencido na carreira, Kipchoge tinha como pior tempo 2h05min30, em Hamburgo, há três anos.

    A prova deste domingo, com largada e chegada no Sambódromo, aconteceu durante a maior parte do tempo debaixo de chuva. Com o tempo úmido, o suor não evapora, e a temperatura do corpo aumenta. Isso dificulta para os atletas manterem ritmo forte o tempo todo, porque a desidratação é maior.

    Sergio Moraes/Reuters
    O queniano Eliud Kipchoge corre na maratona do Rio
  • 21/8

    EUA levam o bronze e tiram Rússia do pódio após 20 anos

    De virada, no tie-break, os EUA venceram a Rússia na disputa do bronze. A seleção masculina americana fez 15 a 13 no último set para fechar o jogo em 3 a 2, após estar perdendo por 2 a 0.

    É a primeira vez desde 1996 que os russos ficam fora do pódio olímpico. É o segundo bronze dos EUA, que possuem três ouros nos Jogos.

    A partir das 13h15, Brasil e Itália decidem o ouro.

    Yves Herman/Reuters
    Seleção americana comemora a medalha de bronze
  • 21/8

    Paulo Roberto de Almeida é o melhor brasileiro na maratona

    O melhor brasileiro na maratona da Rio-2016 foi Paulo Roberto de Almeida, 37, que terminou em 15º, com 2h13min56. Marilson Gomes dos Santos, 39, apontado como o corredor do país com mais chances de medalha, foi o 59º, com 2h19min09. Solonei Rocha da Silva, 34, chegou em 78º (2h22min05).

    "Minha estratégia é sempre vir de trás, até porque eu não saio bem. Eu contava que os outros 'quebrassem', mas, com esse tempo ameno, os caras não quebraram. Estou feliz, primeira maratona no Brasil, só corria fora, mostrei que estou bem. Se precisar correr outra maratona agorinha eu corro", afirmou Paulo Roberto.

    "O clima atrapalhou, muita umidade, fica difícil manter um ritmo, mas é ruim para todos, você vê que os líderes fizeram tempos mais altos do que o normal. Mas deu a lógica, esses caras estão dominando a maratona há tempos", disse Marilson.

    Com o tempo úmido, o suor não evapora, e a temperatura do corpo aumenta. Isso dificulta para os atletas manterem ritmo forte o tempo todo, porque a desidratação é maior.

    Luca Bruno/Associated Press
    Paulo Roberto de Almeida com a bandeira do Brasil
  • 21/8

    Queniano Eliud Kipchoge vence a maratona

    O queniano Eliud Kipchoge, 31, venceu a maratona da Rio-2016 com o tempo de 2h08min44.

    Kipchoge é o principal nome da prova na atualidade. Ele havia vencido as últimas cinco maratonas que disputou. Essa foi a terceira medalha olímpica dele, que ganhou bronze em Atenas-2004 e prata em Pequim-2008 na prova dos 5.000 m.

    Em abril, em Londres, ele quase bateu o recorde mundial, ficando a oito segundos da marca do compatriota Dennis Kimeto (2h2min57).

    O etíope Feyisa Lilesa ficou com a medalha de prata, e o americano Galen Rupp, com o bronze. Atual campeão mundial da prova, Ghirmay Ghebreslassie, da Eritreia, foi o quarto. Campeão olímpico em Londres-2012, Stephen Kiprotich, de Uganda, chegou em 14º.

    Sergio Moraes/Reuters
    Eliud Kipchoge cruza a linha de chegada no Sambódromo
  • 21/8

    Queniano se consolida na liderança

    Com mais de 35 km, o queniano Eliud Kipchoge se consolidou na liderança e é o favorito ao ouro. O etíope Feyisa Lilesa aparece em segundo, e o americano Galen Rupp, em terceiro.

  • 21/8

    Líderes abrem vantagem, e brasileiros ficam para trás

    Nove corredores passaram praticamente juntos pelos 30 km de prova, e os brasileiros ficaram para trás. Paulo Roberto de Almeida aparece em 25º, 41 segundos mais lento que os líderes. Solonei Rocha da Silva é o 30º, e Marilson Gomes dos Santos, o 54º.

    Sergio Moraes/Reuters
    Atletas do pelotão de elite da maratona correm no Rio
  • 21/8

    Com mais da metade da prova, Marilson cai de rendimento

    Com 25 km (mais da metade) de prova, o etíope Lemi Berhanu lidera um primeiro pelotão ainda grande. O brasileiro Marilson Gomes dos Santos caiu bastante nos últimos 5 km e passou 27 segundos atrás do líder. Paulo Roberto de Almeida e Solonei Rocha da Silva mantêm o ritmo e aparecem em 32º e 33º.

    Adrian Dennis/AFP
    Maratonistas correm no Aterro do Flamengo
  • 21/8

    Brasileiros diminuem distância para líderes

    Após 20 km, com o primeiro pelotão ainda embolado, Ghirmay Ghebreslassie segue na ponta. Os três brasileiros correm praticamente juntos e diminuíram a distância para os líderes. Paulo Roberto de Almeida está em 36°, Solonei Rocha da Silva é o 38°,e Marilson Gomes dos Santos, o 40°.

    Eric Gaillard/Reuters
    Maratonistas correm no Aterro do Flamengo
  • 21/8

    Nos confrontos diretos, Brasil foi melhor que a Alemanha

    Com a medalha de ouro conquistada pela seleção brasileira no futebol masculino, o Brasil ampliou seu número de vitórias sobre a Alemanha em duelo entre os dois países na Olimpíada do Rio.

    Brasil e Alemanha fizeram 13 decisões até este domingo nos Jogos, segundo levantamento da Folha. O resultado foi melhor para os donos da casa, que venceram oito dos confrontos.

    Bruno Kelly/Reuters
    Brasileiros recebem a medalha no pódio montado no Maracanã
  • 21/8

    Brasileiros se distanciam dos líderes da maratona

    O atual campeão mundial Ghirmay Ghebreslassie, da Eritreia, assumiu a liderança após os primeiros 10 km da maratona. O primeiro pelotão segue muito grande, mas os brasileiros Marilson Gomes dos Santos, Paulo Roberto de Almeida e Solonei Rocha da Silva se distanciaram um pouco dos líderes.

    Lucy Nicholson/Reuters
    Corredores disputam a maratona sob chuva no Rio
  • Atualizando

calendário

medalhas

países