Olimpiada Rio 2016

Bolt é tricampeão nos 100 m; Murray conquista bi no tênis; Hypólito e Nory levam prata e bronze na ginástica


Usain Bolt, o homem mais rápido da história, venceu mais uma Olimpíada neste domingo (14). O tempo de 9s81 garantiu o terceiro ouro para o jamaicano, que já ganhara em Pequim-2008 e Londres-2012. A marca de 9s81 foi a melhor dele no ano.

Em jogo de mais de quatro horas, Andy Murray, do Reino Unido, venceu o argentino Juan Martin Del Potro na final do tênis e conseguiu o segundo ouro consecutivo. Ele é o primeiro bicampeão no simples da história da Olimpíada.

O domingo foi de medalhas na ginástica para o Brasil. Diego Hypolito e Arthur Nory levaram prata e bronze no solo, fato inédito para o país.

No boxe, Robson Conceição foi para a final da categoria peso ligeiro (até 60 kg) do boxe e tem, pelo menos, a medalha de prata garantida para o Brasil. Ele venceu o cubano Lázaro Álvarez neste domingo (14) e vai tentar o ouro na terça-feira (16).

Confira outros destaques:

- A seleção feminina de vôlei venceu a Rússia e vai enfrentar a China na próxima fase

- Agatha e Barbara venceram a dupla da Suíça e avançaram para a semifinal do vôlei de praia; na outra chave, Larissa e Talita já estavam classificadas

- No Polo Aquático, Brasil sofreu a segunda derrota, mas se classificou para a fase final da competição

- Nos 400 m rasos do atletismo, caiu um recorde de resistia desde 1999

- O Brasil teve um bom início no hipismo, com quatro cavaleiros completando a prova sem cometer faltas

acompanhe

Filtrar
Outras
  • Atualizando
  • 14/8

    Robson Conceição vence cubano e disputará o ouro

    O brasileiro Robson Conceição venceu por decisão unânime a semifinal na categoria peso ligeiro (até 60 kg) neste domingo (14) e garantiu ao menos uma medalha de prata para o Brasil. Por ter chegado à semifinal, ele já havia garantido o bronze.

    Após começar perdendo o primeiro round, ele se recuperou nos períodos seguintes e derrotou o cubano Lázaro Álvarez, 27, número um do ranking, tricampeão mundial e medalha de bronze em Londres-2012.

    Após o fim do combate, os dois levantaram os punhos e comemoraram. A torcida cantou "é campeão" para Conceição enquanto aguardava o anúncio dos juízes.

    "O Lázaro é um atleta muito bom, não tenho nem o que descrever. Porém, o trabalho, abdicar de estar perto da família foi recompensado", afirmou ao SporTV.

    As comissões técnicas dos boxeadores chegaram a discutir após a vitória do brasileiro. "Eles não aceitam a derrota. Não é pelo fato de Cuba ser uma potência no boxe que eles vão ganhar sempre", disse Conceição.

    A final será disputada nesta terça (16), às 19h15. O adversário ainda não está definido.

    Peter Cziborra/Reuters
    Robson Conceição (à esq.) golpeia o cubano Lázaro Álvarez
  • 14/8

    Último cavaleiro zera, e Brasil fecha dia bom no salto

    Último cavaleiro brasileiro a participar do primeiro dia da disputa de salto, Pedro Veniss, 33, zerou o percurso montando o cavalo Quabri de L'Isle. O conjunto cumpriu a prova em 79s85.

    O Brasil teve, desta forma, um bom primeiro dia no salto: dos quatro cavaleiros, três zeraram o percurso. Além de Pedro, Doda Miranda, 43, e Stephan Barcha, 26, não cometeram faltas. O brasileiro Eduardo Menezes, 36, foi o primeiro cavaleiro a disputar a prova e cometeu uma falta no percurso, o que lhe rendeu quatro pontos.

  • 14/8

    Brasileiro vence o segundo round

    Depois de uma decisão dividida no primeiro round, todos os juízes deram vitória ao brasileiro Robson Conceição no segundo round.

    Ele tenta agora decidir a luta contra o cubano Lázaro Álvarez no último round.

  • 14/8

    Brasileiro começa perdendo a semifinal no boxe

    Robson Conceição, 24, peso ligeiro (60 kg), enfrenta agora o cubano Jorge Lázaro Álvarez, número um do ranking.

    A luta, válida pela semifinal da categoria, é a mais esperada do dia. Os dois já se enfrentaram duas vezes e cada um levou a melhor em uma oportunidade.

    Conceição, quinto do ranking, já garantiu o bronze e luta para avançar de fase. Se passar, assegura ao menos a prata.

    O cubano vence o primeiro round por dois a um, segundo os juízes.

  • 14/8

    Robenilson de Jesus perde e está fora dos Jogos

    O brasileiro Robenilson de Jesus foi derrotado pelo americano Shakur Stevenson, pelas oitavas de final da categoria peso galo (56 kg), e está eliminado da Rio-2016.

    Robenilson perdeu os dois primeiros rounds, e a luta teve de ser interrompida por causa de um corte sobre o olho esquerdo, algo novo no boxe olímpico, já que é a primeira edição em que os lutadores competem sem capacete.

    O brasileiro foi muito castigado no terceiro assalto e por diversas vezes mantinha a guarda bem fechada para evitar golpes retos. Em um desses momentos, o americano acertou três ganchos consecutivos.

    Stevenson ganhou por unanimidade. Mesmo derrotado, Robenilson saiu aplaudido pelo público no Riocentro. "Ah, é Robenilson", gritou a torcida.

    Ele foi o primeiro de cinco boxeadores do Brasil a entrar nos ringues neste domingo (14), em diferentes categorias e fases da modalidade.

    Robson Conceição é o próximo a lutar. Ele está na semifinal e já tem, ao menos, o bronze garantido para o Brasil.

    Reprodução/Time Brasil

  • 14/8

    Martina Hingis disputa final de duplas femininas

    A decisão de duplas femininas do tênis olímpico acontece neste momento. As russas Ekaterina Makarova e Elena Vesnina jogam contra a Suíça de Timea Bacsinszky e Martina Hingis, 35, de volta a uma Olimpíada após 20 anos.

    Aos 15, perto de fazer 16, ela foi a Atlanta (EUA), onde acabou eliminada nas primeiras rodadas. Mais tarde, tornou-se uma das melhoras jogadoras do mundo, vencedora de cinco torneios de Grand Slam. Após uma acusação de doping, que refutou, largou o esporte em 2007.

    Voltou em 2013 ao circuito para jogar duplas e, ao lado de Sania Mirza, foi campeã em Wimbledon e no Aberto dos EUA, em 2015, e no Aberto da Austrália neste ano.

  • 14/8

    Brasileiros buscam avançar no boxe neste domingo

    Cinco boxeadores do Brasil entram nos ringues neste domingo (14) em diferentes categorias e fases da modalidade.

    Na categoria até 56kg, Robenilson de Jesus faz neste momento a sua segunda luta na competição, válida pelas oitavas de final.

    Já na categoria até 60kg, Robson Conceição, que já tem garantida pelo menos a medalha de bronze, faz a semifinal contra o cubano Lazaro Alvarez, às 12h30. Se avançar, lutará pelo ouro.

    Às 13h45, o brasileiro Michel Borges, da categoria até 81kg, também terá um atleta de Cuba pela frente. Enfrenta Julio La Cruz, pelas quartas de final do torneio. Se Borges vencer, já assegura ao menos a medalha de bronze.

    Depois, às 17h, é a vez da boxeadora Andreia Bandeira fazer a sua estreia na categoria até 75kg. O combate será contra a panamenha Atheyna Byion.

    Já às 19h, Joedison Teixeira, nos 64kg, também luta pelas oitavas de final. A sua segunda luta na Rio-2016 será contra o turco Batuhan Gozgec. Se vencer, terá mais uma luta pela frente para tentar assegurar uma medalha.

    Adriano Vizoni/NOPP
    O boxeador brasileiro Joedison Teixeira (dir.) durante luta pela Rio-2016
  • 14/8

    Principal cavaleiro do país, Doda zera percurso

    Principal cavaleiro da equipe brasileira de salto, Doda Miranda, 43, conseguiu zerar o percurso de 12 obstáculos no primeiro dia de qualificação, no Centro de Hipismo, em Deodoro. Montando o cavalo Cornetto K, Doda fez o percurso em 77s59.

    Em dia de arquibancada cheia, a torcida vibrou e ensaiou um "E leleô, leleô, leleô, leleô, Brasil!". O cavaleiro disse recentemente que a Olimpíada do Rio o ajudou a superar o divórcio com Athina Onassis, herdeira do bilionário grego Aristóteles Onassis (1906-1975).

    Guito Moreto/NOPP
    Doda salta com o cavalo Cornetto K
  • 14/8

    Queniana vence a maratona feminina

    A queniana Jemima Sumgong venceu a maratona dos Jogos Olímpicos com o tempo de 2h24min04. Foi a primeira vitória do país na prova feminina, que começou a ser disputada em 1984.

    "Estou muito feliz por ser a primeira mulher queniana a ganhar a maratona. No quilômetro 35 vi que minhas colegas de equipe tinham desistido, isso me motivou a continuar. No quilômetro 40 percebi que éramos só três na liderança e senti que não poderia deixar o ouro escapar", disse a vencedora.

    A prata ficou com a bareinita Eunice Kirwa, que completou os 42,195 km em 2h24min13. A etíope Mare Dibaba levou a medalha de bronze. O tempo dela foi 26 segundos mais alto que o da vencedora.

    No fim da prova, ao menos três pessoas tentaram invadir a pista no Sambódromo com cartazes e faixas de protesto.Todas foram contidas por agentes de segurança.

    A brasileira Adriana da Silva foi a 69ª, com 2h43min22. Marily dos Santos cruzou a linha de chegada no 78º lugar, e Graciete Santana, no 128º.

    David Gray/Reuters
    Jemima Sumgong, do Quênia, cruza a linha de chegada da maratona
  • 14/8

    Manifestantes protestam contra Temer na chegada da maratona

    Um grupo de manifestantes ligados ao Sindicato dos Petroleiros do Rio e à Fiocruz realizaram um ato contra o presidente interino, Michel Temer (PMDB), durante a passagem das maratonistas pela avenida Presidente Vargas, no centro do Rio.

    O protesto ocorreu na reta final da prova, após as atletas terem percorrido o Aterro do Flamengo.

    Os manifestantes mostraram cartazes contra Temer e a Rede Globo. Eles também pedem a exclusividade da Petrobras na exploração do pré-sal e que a empresa não seja privatizada.

    Alfredo Mergulhão/Folhapress
    Sumgong, Kirwa e Dibaba passam pela avenida Presidente Vargas em meio a protestos
  • Atualizando

calendário

medalhas

países