Olimpiada Rio 2016

Bolt é tricampeão nos 100 m; Murray conquista bi no tênis; Hypólito e Nory levam prata e bronze na ginástica


Usain Bolt, o homem mais rápido da história, venceu mais uma Olimpíada neste domingo (14). O tempo de 9s81 garantiu o terceiro ouro para o jamaicano, que já ganhara em Pequim-2008 e Londres-2012. A marca de 9s81 foi a melhor dele no ano.

Em jogo de mais de quatro horas, Andy Murray, do Reino Unido, venceu o argentino Juan Martin Del Potro na final do tênis e conseguiu o segundo ouro consecutivo. Ele é o primeiro bicampeão no simples da história da Olimpíada.

O domingo foi de medalhas na ginástica para o Brasil. Diego Hypolito e Arthur Nory levaram prata e bronze no solo, fato inédito para o país.

No boxe, Robson Conceição foi para a final da categoria peso ligeiro (até 60 kg) do boxe e tem, pelo menos, a medalha de prata garantida para o Brasil. Ele venceu o cubano Lázaro Álvarez neste domingo (14) e vai tentar o ouro na terça-feira (16).

Confira outros destaques:

- A seleção feminina de vôlei venceu a Rússia e vai enfrentar a China na próxima fase

- Agatha e Barbara venceram a dupla da Suíça e avançaram para a semifinal do vôlei de praia; na outra chave, Larissa e Talita já estavam classificadas

- No Polo Aquático, Brasil sofreu a segunda derrota, mas se classificou para a fase final da competição

- Nos 400 m rasos do atletismo, caiu um recorde de resistia desde 1999

- O Brasil teve um bom início no hipismo, com quatro cavaleiros completando a prova sem cometer faltas

acompanhe

Filtrar
Outras
  • Atualizando
  • 14/8

    Maratona chega à reta final com 3 atletas na busca pelo ouro

    Na reta final da prova, três atletas ainda disputam a medalha de ouro: a etíope Mare Dibaba, a queniana Jemima Sumgong e a bareinita Eunice Kirwa.

    Elas acabaram de contornar o Museu do Amanhã, na zona portuária, e partirão em direção ao Sambódromo, onde a prova termina.

    Pilar Olivares/Reuters
    Jemima Sumgong, Mare Dibaba, e Eunice Kirwa passam pelo Museu do Amanhã
  • 14/8

    Segundo cavaleiro do país zera percurso com cavalo brasileiro

    Segundo brasileiro a competir na prova de salto, Stephan Barcha, 26, montando o cavalo LandPeter do Feroleto, conseguiu zerar seu percurso. Pouco antes do último salto, a torcida se dividia entre os que vibravam e os que pediam silêncio, com receio de atrapalhar o cavalo. LandPeter do Feroleto é o primeiro cavalo brasileiro a disputar o salto em Olimpíadas em 16 anos.

  • 14/8

    Seleção feminina vence e assegura liderança no grupo

    O Brasil venceu na manhã deste domingo (14) a seleção de Montenegro por 29 a 23 na última rodada da fase de classificação do torneio feminino de handebol.

    Com o resultado, o Brasil garantiu a primeira posição do Grupo A, já que é melhor no confronto direto com a Noruega, que pode ir ao mesmo número de pontos das brasileiras se vencer hoje a Romênia, às 16h40.

    Segundo o treinador brasileiro, Morten Soubak, uma boa colocação é importante porque, em tese, garantirá um adversário mais fraco nas quartas de final.

    Os jogos eliminatórios serão realizados na terça-feira (16). Todos as partidas são na Arena do Futuro, dentro do Parque Olímpico da Barra, às margens da lagoa de Jacarepaguá.

    Depois de oscilar durante o primeiro tempo, o jogo do ataque brasileiro, mais uma vez, fluiu melhor na segunda etapa. Período em que o Brasil ficou a maior parte do tempo com cinco gols à frente do placar.

    Damir Sagolj/Reuters
    A brasileira Ana Paula Belo tenta arremesso em jogo contra Montenegro
  • 14/8

    Atleta de Belarus lidera na metade da maratona

    Após a metade dos 142,195 km da prova, a atleta de Belarus Volha Mazuronak lidera, seguida por atletas de Quênia, Etiópia e Bahrein.

    A melhor brasileira é Adriana da Silva, em 70ª.

    As maratonistas correm no Aterro do Flamengo incentivadas pelas bandeiras de vários países que estão afixadas nas grades que separam o público das atletas.

    Há bandeiras do Brasil, Austrália, Uruguai, Argentina, Israel, Chile, Peru, Itália, Japão e Irlanda.

    Durante a passagem das competidoras, a Força Nacional fechou o acesso a algumas passarelas do Aterro do Flamengo.

    Os agentes informaram que a medida serve para evitar que um objeto seja arremessado contra as corredoras. Outras passarelas do local, porém, estão abertas.

    Alfredo Mergulhão/Folhapress
    Maratonistas correm no Aterro do Flamengo
  • 14/8

    Cavaleiro brasileiro abre disputa de salto

    O brasileiro Eduardo Menezes, 36, foi o primeiro cavaleiro da disputa de salto deste domingo no Centro de Hipismo, em Deodoro. Montando o cavalo Quintol, ele derrubou um obstáculo e terminou a prova com quatro pontos. Este é o primeiro dia de três da fase de qualificação. A final será na próxima sexta-feira (19).

    Tony Gentile/Reuters
    Eduardo Menezes salta com o cavalo Quintol
  • 14/8

    Brasil vence o primeiro tempo por diferença apertada

    Intervalo de jogo na Arena do Futuro, última partida da fase de classificação para as mulheres do Brasil no handebol. Seleção brasileira vence Montenegro por 12 a 10.

    Ataque do Brasil oscila bastante. Depois de abrir duas boas vantagens durante o primeiro tempo, erros na frente deixaram a seleção de Montenegro ainda com chances no jogo.

  • 14/8

    Brasil se despede da esgrima na Rio-2016

    A equipe masculina do Brasil foi eliminada no primeiro duelo da categoria espada. Athos Schwantes, Guilherme Melaragno e Nicolas Ferreira foram derrotados pelo time venezuelano e estão fora da Olimpíada. A disputa do esporte nos Jogos do Rio termina hoje.

  • 14/8

    Após 5 km, primeiro pelotão ainda é grande na maratona

    Com 5 km de prova na maratona, o primeiro pelotão ainda é grande, e nenhuma atleta despontou na liderança.

    As corredoras receberam aplausos na avenida Presidente Vargas, no centro do Rio, após a largada no Sambódromo.

    O público era pequeno e estava posicionado nos dois lados da via para assistir à passagem das atletas.

    As competidoras seguiram para a avenida Rio Branco, também no centro, e depois para o Aterro do Flamengo, na zona sul, onde darão três voltas passando pelos bairros do Flamengo, Glória e Botafogo, retornando ao Sambódromo para a chegada.

    Representam o Brasil Adriana da Silva, que herdou a medalha de ouro no Pan de Toronto, em 2015, após a peruana Gladys Tejeda testar positivo para doping, Marily dos Santos e Graciete Santana.

    Dylan Martinez/Reuters
    Atletas largam para a maratona feminina no Sambódromo
  • 14/8

    Após troca de água, piscina do Maria Lenk volta a ser azul

    Uma das piscinas do Centro Aquático Maria Lenk, onde serão realizadas as competições de nado sincronizado a partir deste domingo, voltou a ser azul.

    Desde o começo da semana, a água das duas piscinas do local estava verde, principalmente a utilizada nos saltos ornamentais, que continua com a mesma coloração.

    Depois de diversas tentativas frustradas, o Comitê Rio-2016 decidiu esvaziar a piscina de nado sincronizado —onde até este sábado eram realizados os jogos de polo aquático. A medida funcionou, como a Folha verificou nesta manhã.

    No caso da piscina que continua verde, o comitê afirmou que o tratamento para voltar à condição normal continua sendo feito, mas no momento não considera a troca de água.

    O palco do nado sincronizado era considerado prioridade porque o esporte exige transparência da água para que os juízes possam avaliar a execução dos movimentos pelas atletas.

    Folhapress
    Piscinas dos saltos ornamentais (à esq.) e do nado sincronizado no Maria Lenk
  • 14/8

    Por liderança, Brasil precisa tirar diferença de gols para Noruega

    Jogo entre Brasil e Montenegro começando na Arena do Futuro. A seleção brasileira precisa ganhar para manter a segunda posição do grupo.

    Já a liderança vai depender do saldo de gols. A Noruega está na frente por esse critério de desempate, com quatro gols a mais. Elas jogam ainda hoje contra a Romênia, às 16h40.

  • Atualizando

calendário

medalhas

países