Olimpiada Rio 2016

Mariana Silva perde bronze no judô; Phelps chega ao 21° ouro; Serena e dupla brasileira caem no tênis


O Brasil não conseguiu conquistar a sua segunda medalha no judô nesta terça-feira (9). Mariana Silva perdeu a disputa pelo bronze para a holandesa Anicka van Emden (7ª no ranking mundial), na categoria meio-médio (até 63 kg). Um dia antes, Rafaela Silva levou o ouro na categoria leve (até 57 kg).

No masculino, Victor Penalber (até 81 kg) venceu sua primeira luta, mas caiu nas oitavas de final.

Em um intervalo 73 minutos, o americano Michael Phelps conseguiu duas vitórias na natação e agora tem 21 medalhas de ouro na carreira. Ele venceu os 200 m borboleta e ajudou a equipe americana a ficar em primeiro no revezamento 4 x 200 m. O Estádio Aquático também viu a classificação do brasileiro Marcelo Chierighini para a final dos 100 m livre.

No tênis, mais uma surpresa. Depois da queda de Novak Djokovic, melhor jogador do mundo, foi a vez da melhor jogadora dar adeus aos Jogos do Rio. Serena Williams perdeu para a ucraniana Elina Svitolina e está fora da Olimpíada.

Além disso, a dupla formada pelos brasileiros Marcelo Melo e Bruno Soares foi eliminada depois de perder para os romenos Florian Mergea e Horia Tecau. Thomaz Bellucci avançou após bater o uruguaio Pablo Cuevas e foi para as oitavas de final.

Destaques do dia:

- A seleção feminina de futebol empatou em 0 a 0 com a África do Sul e vai enfrentar a Austrália nas quartas de final

- A seleção masculina de basquete venceu a Espanha por um ponto de diferença em jogo muito emocionante.

- O Brasil terminou a final por equipes femininas na ginástica artística na última posição entre os oito países que disputaram.

- Juiz federal libera manifestações políticas na Rio-2016

acompanhe

Filtrar
Outras
  • Atualizando
  • 9/8

    Penalber também começa com vitória

    O judoca Victor Penalber venceu o moçambicano Marlon Acacio por ippon, após manter o adversário imobilizado por 20 segundos. A luta foi relativamente tranquila para o brasileiro. O rival fugia dos ataques na maioria do tempo, tendo sofrido dois shidôs (punição) por falta de combatividade.

    Ele se classificou para as oitavas de final na categoria meio-médio (até 81 kg) e vai enfrentar o judoca Sergiu Toma, 9º do ranking mundial, perto das 12h. O brasileiro está na 12ª posição do ranking.

    Jack Guez/AFP
    Victor Penalber (de branco) em ação contra Marlon Acacio
  • 9/8

    Dupla brasileira e canadenses empatam, e jogo vai para o terceiro set

    A dupla brasileira Pedro Solberg e Evandro venceu o primeiro set no vôlei de praia contra os canadenses Schakk e Saxton por 21 a 17.

    No entanto, a dupla do Canandá venceu o segundo set por 21 a 18 e empatou o jogo por 1 a 1. Com isso, a disputa vai ao set decisivo agora.

  • 9/8

    Todos os brasileiros eliminados na espada individual

    O brasileiro Athos Schwantes perdeu para Gauthier Grumier, da França, na segunda fase da espada individual masculina. Com a derrota por 15 a 7, termina a participação do Brasil nesta categoria nos Jogos Olímpicos do Rio.

    Grumier é atualmente o número um mundo na categoria. Schwantes, número 65 do ranking, conseguiu manter uma luta equilibrada, mas viu o oponente aumentar a vantagem no terceiro período do duelo.

    Mais cedo, Nicolas Ferreira e Guilherme Melaragno perderam já na primeira disputa.

    Andrew Medichini/Associated Press
    Athos Schwantes (à dir.) duela com o francês Grumier
  • 9/8

    Mariana Silva vence a primeira luta do dia

    A judoca brasileira Mariana Silva venceu a húngara naturalizada ganesa Szandra Szogedi por ippon na sua primeira luta na categoria até 63 kg. O duelo demorou apenas 58 segundos, e a brasileira conseguiu aplicar um estrangulamento na adversária.

    Nas oitavas de final, que acontecerá perto das 12h, ela enfrentará a alemã Martyna Trajdos.

    Toshifumi Kitamura/AFP
    Mariana Silva (de azul) luta contra a atleta de gana
  • 9/8

    O bom dia da campeã olímpica

    Rosicleia Campos, técnica da seleção feminina de judô, aproveitou o café da manhã para postar uma 'selfie' com Rafaela Silva, sua comandada e primeira medalhista de ouro brasileira na Rio-2016.

    Falando em rede social, Rafaela tinha 10 mil seguidores em sua conta no Instagram até a luta que lhe rendeu o ouro. Nesta manhã já são mais de 93 mil. E contando.

    Rosicleia

  • 9/8

    Ciclista que se acidentou agradece por mensagens recebidas

    A ciclista holandesa Annemiek van Vleuten, que chegou a ser internada na UTI de um hospital na Barra da Tijuca após uma queda na prova de estrada no domingo (7), publicou uma foto para agradecer o apoio que recebeu e se disse decepcionada com o episódio. Ela também comemorou a vitória da compatriota Anna van der Breggen.

    Assista ao momento da queda.

    Annemiek

  • 9/8

    Dupla brasileira em busca de reabilitação na areia

    Derrotada na estreia pelos cubanos Diaz e Gonzalez, a dupla brasileira Pedro Solberg e Evandro enfrentam neste momento os canadenses Schalk e Saxton no vôlei de praia, em Copacabana.

    Os brasileiros precisam da vitória para continuar com chances de classificação. As duas duplas mais bem colocadas seguem para a próxima fase eliminatória. A terceira colocada tem chance de ir adiante por índice técnico e na disputa da repescagem.

    Petr David Josek/Associated Press
    O brasileiro Pedro Solberg tenta defesa durante jogo na Rio-2016
  • 9/8

    Brasileiros tentam manter o embalo de Rafaela Silva

    A partir das 10h começam as disputas de judô do dia. O Brasil será representado por Mariana Silva (até 63 kg) e Vitor Penalber (até 81 kg).

    Como nunca é demais relembrar, leia a coluna de Mariana Lajolo sobre a conquista de Rafaela Silva ontem.

    "Não havia nome melhor para conquistar a primeira medalha de ouro para o Brasil nos Jogos do Rio. Rafaela Silva. Mulher, negra, favelada, que não leva desaforo para casa e não tem medo de mostrar que não é um bibelô perfeito para ser exibido por aí."

    Marco Galvão/Fotoarena/Folhapress
    Rafaela Silva mostra o 1º ouro do Brasil na Olimpíada do Rio
  • 9/8

    Esgrimista brasileiro avança na espada

    O esgrimista brasileiro Athos Schwantes venceu o tcheco Jiri Beran por 8 a 6 na primeira rodada da disputa individual na espada. O duelo foi decidido na prorrogação.

    Ele enfrentará o francês Gauthier Grumier às 10h15.

    Na mesma categoria, Guilherme Melaragno perdeu para o chinês Yunlong Jiao, e Nicolas Ferreira foi eliminado pelo venezuelano Francisco Limardo.

    Andrew Medichini/Associated Press
    Athos Schwantes (à dir.) no duelo com Jiri Beran
  • 9/8

    Brasileiros irritam estrangeiros ao vibrar como em estádio de futebol

    Se o time de futebol masculino não vem inspirando a torcida brasileira, a cultura da arquibancada se disseminou pelos outros esportes na Rio-2016 —para espanto e, às vezes, irritação de atletas e imprensa estrangeira.

    Além de exibir camisas e bandeiras dos times nacionais, a torcida importou dos estádios para as arenas olímpicas gritos clássicos como "lê, lê, lê, ô, Brasil!" e "olê, olê, olá, lá, fulano vem aí e o bicho vai pegar!".

    As provocações típicas da paixão clubística —não só de brasileiros mas de outros latinos— foram ouvidas mesmo em esportes em que o silêncio é a praxe, como o tênis de mesa e o tiro esportivo.

  • Atualizando

calendário

medalhas

países