Olimpiada Rio 2016

Mariana Silva perde bronze no judô; Phelps chega ao 21° ouro; Serena e dupla brasileira caem no tênis


O Brasil não conseguiu conquistar a sua segunda medalha no judô nesta terça-feira (9). Mariana Silva perdeu a disputa pelo bronze para a holandesa Anicka van Emden (7ª no ranking mundial), na categoria meio-médio (até 63 kg). Um dia antes, Rafaela Silva levou o ouro na categoria leve (até 57 kg).

No masculino, Victor Penalber (até 81 kg) venceu sua primeira luta, mas caiu nas oitavas de final.

Em um intervalo 73 minutos, o americano Michael Phelps conseguiu duas vitórias na natação e agora tem 21 medalhas de ouro na carreira. Ele venceu os 200 m borboleta e ajudou a equipe americana a ficar em primeiro no revezamento 4 x 200 m. O Estádio Aquático também viu a classificação do brasileiro Marcelo Chierighini para a final dos 100 m livre.

No tênis, mais uma surpresa. Depois da queda de Novak Djokovic, melhor jogador do mundo, foi a vez da melhor jogadora dar adeus aos Jogos do Rio. Serena Williams perdeu para a ucraniana Elina Svitolina e está fora da Olimpíada.

Além disso, a dupla formada pelos brasileiros Marcelo Melo e Bruno Soares foi eliminada depois de perder para os romenos Florian Mergea e Horia Tecau. Thomaz Bellucci avançou após bater o uruguaio Pablo Cuevas e foi para as oitavas de final.

Destaques do dia:

- A seleção feminina de futebol empatou em 0 a 0 com a África do Sul e vai enfrentar a Austrália nas quartas de final

- A seleção masculina de basquete venceu a Espanha por um ponto de diferença em jogo muito emocionante.

- O Brasil terminou a final por equipes femininas na ginástica artística na última posição entre os oito países que disputaram.

- Juiz federal libera manifestações políticas na Rio-2016

acompanhe

Filtrar
Outras
  • Atualizando
  • 9/8

    Artista critica conservação de obra em instalação olímpica

    A artista plástica Adriana Varejão criticou a conservação do painel –feito por ela– que envelopa o Estádio Aquático, no Parque Olímpico.

    Autora da obra intitulada "Celacanto provoca maremoto", Adriana afirmou que o painel se encontra "sujo e desbotado", em situação diferente de quando ele foi inaugurado, em maio deste ano.

    "Essa imagem do meu painel logo após sua instalação, em maio [muito diferente do que se vê hoje].Como eles fizeram a instalação muitos meses antes, ainda durante as obras do parque olímpico, hoje ele se encontra muito desbotado e sujo. Não cobrei nada para fazer esse trabalho e a única coisa que pedi foi qualidade", escreveu a artista no Instagram.

    Reprodução/Adriana Varejão

  • 9/8

    Mariana Silva vence e está na semifinal

    A judoca brasileira Mariana Silva venceu a israelense Yarden Gerby na categoria até 63 kg. Ela se classificou para a semifinal e segue na busca pelo ouro. O combate terminou com um yuko após 1min30 do "golden score". As duas não pontuaram no tempo regulamentar, de 4min. A luta chegou a ser paralisada para a rival da brasileira tratar de um ferimento no rosto.

    Mariana vai enfrentar a eslovena Tina Trstenjak, primeira do ranking e campeã mundial. A brasileira é a 15ª do ranking. A sessão final começa a partir das 15h30.

    Toshifumi Kitamura/AFP
    Mariana Silva comemora após passar à semifinal
  • 9/8

    Penalber perde nas oitavas e está eliminado

    O judoca brasileiro Victor Penalber perdeu para Sergiu Toma, dos Emirados Árabes, e está fora da Rio-2016. A derrota na categoria até 81kg foi nas oitavas de final, o que tira do brasileiro a chance de tentar até uma medalha de bronze na repescagem. Ele foi derrotado por ippon e deixou o tatame aplaudido pelos torcedores.

    Toma começou mais agressivo e logo conseguiu um waza-ari. Na sequência, um yuko. Penalber teve um yuko marcado a seu favor, o quer inflamou a torcida, mas levou o ippon na sequência.

    Muito emocionado, ele lamentou a eliminação. "Eu queria muito, mas esporte é assim, não dá para ganhar sempre. Só queria agradecer às pessoas que fizeram parte da minha história e me ajudaram a chegar aqui. Queria ser abraçado por todas elas nesse momento. Me preparei da melhor forma possível, mas tomei as decisões erradas na luta" afirmou à Rede Globo.

    Toru Hanai/Reuters
    Victor Penalber (de branco) sofre golpe de Sergiu Toma
  • 9/8

    Remo não brigará por medalha

    As duplas brasileiras do remo que competiram hoje na repescagem perderam a oportunidade de brigar por medalha.

    Xavier Maggi e Willian Giaretton terminaram na décima posição, enquanto Vanessa Cozzi e Fernanda Ferreira ficaram em nono. Ambos competiam na categoria double-skiff leve.

    Os brasileiros ainda participam da semifinal C/D nesta quarta (10), que não classifica para a disputa pelo pódio.

    Carlos Barria/Reuters
    A dupla brasileira Vanessa Cozzi (esq.) e Fernanda Ferreira durante repescagem do remo na Olimpíada
    A dupla brasileira Vanessa Cozzi (esq.) e Fernanda Ferreira durante repescagem do remo na Olimpíada
  • 9/8

    Judoca volta ao tatame para se desculpar com árbitros

    O brasileiro naturalizado libanês Nacif Elias voltou ao tatame para pedir desculpas aos árbitros e foi muito aplaudido pelo público.

    Mais cedo, ele havia se recusado a sair do local da luta após sofrer um ippon do argentino Emmanuel Lucenti. Depois, fez um discurso revoltado reclamando da arbitragem.

  • 9/8

    Mariana Silva vai às quartas de final

    A judoca brasileira Mariana Silva venceu a luta contra a alemã Martyna Trajdos na categoria meio-médio (até 63 kg) e se classificou para as quartas de final no judô.

    A vitória se deu em razão das três punições sofridas pela adversária, contra apenas uma da brasileira. As duas buscaram golpes e conseguiram fugir dos ataques adversários.

    Ambas foram punidas no terceiro minuto da luta. A alemão sofreu outros dois shidôs no fim. Mariana enfrenta a israelense Yarden Gerbi, 5ª no ranking mundial. Mariana é a 15ª.

    Toshifumi Kitamura/AFP
    Mariana Silva (de azul), na luta contra Martyna Trajdos
  • 9/8

    Sarah Menezes acompanha luta do namorado

    A judoca Sarah Menezes acompanhou a luta do namorado, o francês Loic Petri, da categoria meio-médio (até 81 kg). Ele perdeu para o canadense Antoine Valois-Fortier.

    Italo Nogueira/Folhapress
    Sarah Menezes na Arena Carioca 2
  • 9/8

    Brasileiro naturalizado libanês se revolta com arbitragem

    O judoca brasileiro naturalizado libanês Nacif Elias se recusou a sair do tatame após sofrer um ippon do argentino Emmanuel Lucenti. A torcida vibrou com a ação antidesportiva do libanês, gritando: "Nacifê, Nacifê". Após finalmente deixar o tatame, ele fez um discurso revoltado reclamando da arbitragem.

    Jack Guez/AFP
    Nacif Elias reclama da arbitragem após derrota
  • 9/8

    Cavaleiro brasileiro sofre queda no CCE

    A equipe brasileira de hipismo CCE (concurso completo de equitação) disputa na manhã desta terça (9) a prova de salto por equipe da modalidade (que inclui também adestramento e cross-country).

    O primeiro brasileiro a entrar na área de competição foi Ruy Fonseca, com o cavalo Tom Bambadill Too. O animal refugou no oitavo obstáculo (um triplo, ou seja, composto por três saltos). O cavaleiro caiu, e o conjunto acabou eliminado da prova. Como a equipe brasileira ainda podia descartar uma nota, segue com chances de uma medalha por equipe, ainda que mais remota.

    Reprodução/Globoesporte.com
    O brasileiro Ruy Fonseca cai após refugo do cavalo
  • 9/8

    Brasileiros sofrem a segunda derrota na areia

    Os canadenses Schalk e Sazton venceram os brasileiros Pedro Solberg e Evandro por 2 sets a 1 no vôlei de praia, na manhã desta terça-feira (9), em Copacabana.

    Foi a segunda derrota da dupla brasileira, que precisa agora vencer a Letônia na última rodada da fase de grupos para ter chance de avançar à próxima fase.

    Marcio Jose Sanchez/Associated Press
    O brasileiro Evandro Junior (dir.) ataca diante do bloqueio canadense em jogo na Rio-2016
  • Atualizando

calendário

medalhas

países