AO VIVO
Após assumir presidência interina, Temer discursa e empossa ministros
O peemedebista Michel Temer faz seu primeiro pronunciamento oficial desde que foi notificado e empossado como presidente interino.
Mais cedo, Dilma Rousseff deixou o Palácio do Planalto e discursou para seus apoiadores. Ela afirmou que o processo de impeachment foi "fraudulento" e se trata de um golpe; também disse que lutará para se manter no cargo.
Nesta quinta-feira (12), o Senado decidiu aceitar o processo de impedimento e afastar Dilma Rousseff do poder.
Dilma é a segunda chefe de Estado a enfrentar formalmente um processo de impeachment desde a redemocratização, 24 anos após Fernando Collor. O vice Michel Temer (PMDB), 75, assumiu seu lugar interinamente nesta quinta (12). Ele é a 41ª pessoa a ocupar o cargo de presidente da República.
A decisão foi tomada às 6h30, após uma sessão de quase 21 horas no plenário do Senado.
Com 78 senadores presentes, 55 votaram contra Dilma e 22 a favor, com 0 abstenções. Era preciso maioria simples para que o pedido fosse aceito.
O afastamento tem prazo máximo de 180 dias, mas a previsão é que o Senado julgue-a pelas pedaladas fiscais e créditos orçamentários sem autorização antes disso.
acompanhe
José Serra é aplaudido
O novo ministro das Relações Exteriores, José Serra, foi aplaudido quando convocado no palco da cerimônia de posse do novo ministério do presidente interino Michel Temer
Alexandre de Moraes é primeiro empossado
O novo ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, ex-secretário de Segurança Pública de SP, foi o primeiro a ser empossado. Raul Jungmann, da Defesa, é o seguinte. Aécio Neves está no palco, ao lado do presidente interino Michel Temer.
Temer chega à cerimônia
O presidente interino Michel Temer acaba de chegar ao Palácio do Planalto, para a cerimônia de posse de seu novo ministério. Ele não entrou pela frente do Planalto, evitando, assim, manifestantes que protestam no local. A deputada Maria do Rosário (PT-RS), ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos durante o governo Dilma, está entre os manifestantes.
Antes contra impeachment e agora ministro do Esporte, Picciani diz que 'vai somar'
Ao chegar no evento de posse, o líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani, disse que, apesar de ter votado contra o impeachment por um "entendimento jurídico" e de ter sido "voto vencido", "esse é um momento em que o PMDB tem essa tarefa" e vai "somar aos companheiros para que o sucesso do governo Michel Temer seja o sucesso do país". Picciani foi nomeado ministro do Esporte.
Temer confunde jornalista com presidente argentino
O presidente interino Michel Temer se enganou nesta quinta (12), durante uma das primeiras chamadas telefônicas que recebeu desde que foi confirmado no cargo.
Em um telefonema por volta das 9h, Temer pensava falar com o presidente argentino Mauricio Macri. Mas, na verdade, ele conversava com o jornalista Jorge García, da rádio argentina "El Mundo".
Picciani é barrado na própria posse
O novo ministro do Esporte, Leonardo Picciani, foi barrado na cerimônia de sua própria posse nesta quinta-feira (12), até um segurança ser informado de que ele seria um dos empossados. Picciani é líder do PMDB na Câmara e entregará pedido de licença da liderança, que será assumida pelo vice-líder, Leonardo Quintão (MG).
A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) também foi retida por seguranças em um dos acessos ao salão onde vai ocorrer a cerimônia.
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) foi prestigiar os novos ministros de seu partido –José Serra, Alexandre de Moraes e Bruno Araújo–, e disse que vai pessoalmente "dar um abraço no presidente e desejar boa sorte".