AO VIVO
Após assumir presidência interina, Temer discursa e empossa ministros
O peemedebista Michel Temer faz seu primeiro pronunciamento oficial desde que foi notificado e empossado como presidente interino.
Mais cedo, Dilma Rousseff deixou o Palácio do Planalto e discursou para seus apoiadores. Ela afirmou que o processo de impeachment foi "fraudulento" e se trata de um golpe; também disse que lutará para se manter no cargo.
Nesta quinta-feira (12), o Senado decidiu aceitar o processo de impedimento e afastar Dilma Rousseff do poder.
Dilma é a segunda chefe de Estado a enfrentar formalmente um processo de impeachment desde a redemocratização, 24 anos após Fernando Collor. O vice Michel Temer (PMDB), 75, assumiu seu lugar interinamente nesta quinta (12). Ele é a 41ª pessoa a ocupar o cargo de presidente da República.
A decisão foi tomada às 6h30, após uma sessão de quase 21 horas no plenário do Senado.
Com 78 senadores presentes, 55 votaram contra Dilma e 22 a favor, com 0 abstenções. Era preciso maioria simples para que o pedido fosse aceito.
O afastamento tem prazo máximo de 180 dias, mas a previsão é que o Senado julgue-a pelas pedaladas fiscais e créditos orçamentários sem autorização antes disso.
acompanhe
Levante Popular da Juventude/Divulgação Levante Popular da Juventude faz "escracho" na sede do PMDB do Rio de Janeiro; há protestos marcados nas sedes estaduais do partido em outros 13 Estados e no DF 'Eu vou pra casa', diz Lula, abatido após Dilma deixar o Planalto
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava abatido. Quem esteve com ele às vésperas do afastamento de Dilma Rousseff da Presidência da República diz que nunca o viu tão chateado.
Nos últimos dias, Lula teve raiva, sentiu tristeza, brigou, chorou. Mas nesta quinta-feira (12) o ex-presidente parecia apático. Ao lado da sucessora e diante de uma plateia que gritava e chamava por seu nome, Lula não reagia.
Comissão de Ética autoriza Cardozo a seguir à frente de defesa de Dilma
O ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo informou nesta quinta-feira (12) que foi autorizado pela Comissão de Ética Pública da Presidência da República a seguir à frente da defesa de Dilma Rousseff no processo de impeachment mesmo exonerado do comando da AGU (Advocacia Geral da União).
Cinco ex-ministros de Dilma votaram pelo seu afastamento no Senado
Dois nomes, contudo, chamam a atenção pela proximidade que mantiveram com a presidente afastada a até pouco tempo. Edison Lobão (PMDB-MA) esteve à frente do MME (Minas e Energia) desde o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e permaneceu até 2015.
Outra surpresa veio de Garibalde Alves Filho (PMDB-RN), que chefiou o ministério da Previdência durante todo o primeiro mandato de Dilma.
Lula no momento em que deixou Planalto
Em vídeo, PSDB diz que é hora de virar página e 'trabalhar junto' contra crise
O PSDB leva ao ar na noite desta quinta-feira (12) propaganda na qual afirma que "é hora de virar a página" e trabalharmos juntos para reconstruir o Brasil".
A peça será apresentada no mesmo dia em que a presidente Dilma Rousseff foi afastada do cargo e Michel Temer (PMDB) assumiu como presidente interino. O presidente nacional da legenda, senador Aécio Neves (PSDB-MG), é quem faz a narração.
Reprodução/Twitter Michel Temer assina notificação de posse como presidente interino encaminhada pelo Senado Cerimonial já organiza discurso de Temer
Minutos após a saída da presidente Dilma Rousseff do Palácio do Planalto, o cerimonial do presidente interino Michel Temer já organizava o discurso à imprensa do peemedebista, programado para as 15h.