AO VIVO
Após assumir presidência interina, Temer discursa e empossa ministros
O peemedebista Michel Temer faz seu primeiro pronunciamento oficial desde que foi notificado e empossado como presidente interino.
Mais cedo, Dilma Rousseff deixou o Palácio do Planalto e discursou para seus apoiadores. Ela afirmou que o processo de impeachment foi "fraudulento" e se trata de um golpe; também disse que lutará para se manter no cargo.
Nesta quinta-feira (12), o Senado decidiu aceitar o processo de impedimento e afastar Dilma Rousseff do poder.
Dilma é a segunda chefe de Estado a enfrentar formalmente um processo de impeachment desde a redemocratização, 24 anos após Fernando Collor. O vice Michel Temer (PMDB), 75, assumiu seu lugar interinamente nesta quinta (12). Ele é a 41ª pessoa a ocupar o cargo de presidente da República.
A decisão foi tomada às 6h30, após uma sessão de quase 21 horas no plenário do Senado.
Com 78 senadores presentes, 55 votaram contra Dilma e 22 a favor, com 0 abstenções. Era preciso maioria simples para que o pedido fosse aceito.
O afastamento tem prazo máximo de 180 dias, mas a previsão é que o Senado julgue-a pelas pedaladas fiscais e créditos orçamentários sem autorização antes disso.
acompanhe
Dilma cumprimenta e tira foto com manifestantes
Ao término do discurso, a presidente Dilma Rousseff volta a cumprimentar e tirar fotos com manifestantes. Do lado de dentro do Palácio do Planalto, servidores puxam coro em apoio à petista.
'Somos aqueles que lutam a luta cotidiana', diz Dilma
Dilma Rousseff: "Agradeço a todos os movimentos, a todas as pessoas que foram às ruas dizer um não imenso, do tamanho do Brasil, um não ao golpe. Agradeço às mulheres, artistas, intelectuais, profissionais liberais, todos aqueles que estiveram do lado certo da história, o lado da democracia. Tenho certeza que vamos nos manter unidos, mobilizados e em paz. Somos aqueles que sabem lutar a luta cotidiana, que sabem resistir e que não desistem nunca. Agradeço nesse momento triste, muito triste da minha vida, esse momento de alegria dado pelo calor que vocês me transmitem".
'Estou pronta para resistir por todos os meios legais', afirma Dilma
Dilma Rousseff: "São duas palavras terríveis: traição e injustiça. São, talvez, as mais terríveis palavras que recaem sobre uma pessoa. E esta hora agora, esse momento que estamos vivendo, é o momento em que a injustiça e da traição estão soltas por aí. Quero dizer para vocês que eu estou pronta para resistir por todos os meios legais". Dilma é interrompida por gritos de "resistir".
Servidores gritam em apoio a Dilma dentro do Planalto
No interior do Palácio do Planalto, servidores se juntaram para cantar em coro grito em apoio à presidente. "O meu país eu boto fé, porque ele é governado por mulher"
'Honrei as mulheres do país', diz Dilma
Dilma Rousseff: "Sou a primeira mulher eleita presidenta da República. Eu honrei os votos que as mulheres me deram. As mulheres mães, as que querem sua independência, sua autonomia. Como qualquer pessoa humana eu posso ter cometido erros, mas jamais cometi crimes. Nós mulheres temos uma coisa em comum: nós somos dignas. Ao longo de minha vida, eu sempre, como todas as mulheres, enfrentei desafios".
Cunha é vaiado ao ser citado por Dilma em discurso
Dilma Rousseff: "Aqueles que perderam as eleições tentaram agora chegar ao poder pela força".
"Se não era crime naquela época, também não é crime agora. Quem deu início a esse golpe o fez por vingança, fez porque nós nos recusamos a dar ao senhor Eduardo Cunha os votos na Comissão de Ética para que ele fosse absolvido". Nesse momento, houve vaias por parte dos manifestantes.
"O que eles estão tentando é acabar ou regredir com as políticas sociais". "Governos assim caem na tentação de reprimir protestos, reivindicações, manifestações".
Leandro Colon/Folhapress Notificação de afastamento da presidente Dilma 'A gente percebe no sorriso que ele está muito entusiasmado', diz Vicentinho, após entregar ofício do Senado a Temer
Segundo Vicentinho, Temer recebeu a notificação acompanhado dos seus "possíveis ministros" e não fez comentários. "O presidente Michel é sempre muito contido. Ele recebeu com naturalidade, muito elegante, muito formal, mas também a gente percebe no sorriso que ele está muito entusiasmado".
"Desejei a ele sucesso, disse a ele que a expectativa é muito grande mas que ele tem todas as condições de capacidade, relacionamento e dinamismo para corresponder à expectativa do povo brasileiro", disse Vicentinho, após entregar o comunicado do Senado a Temer.
Dilma deixa o Planalto e faz outro pronunciamento
Dilma Rousseff: "Um abraço e um beijo para vocês. Hoje é um dia muito triste, mas vocês conseguem fazer com que a tristeza diminua e que eu tenha aqui com vocês um calor, a energia e o carinho que vocês passam para mim. Tenho aqui um momento de alegria".
Ela é acompanhada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de outros apoiadores.