AO VIVO
Após assumir presidência interina, Temer discursa e empossa ministros
O peemedebista Michel Temer faz seu primeiro pronunciamento oficial desde que foi notificado e empossado como presidente interino.
Mais cedo, Dilma Rousseff deixou o Palácio do Planalto e discursou para seus apoiadores. Ela afirmou que o processo de impeachment foi "fraudulento" e se trata de um golpe; também disse que lutará para se manter no cargo.
Nesta quinta-feira (12), o Senado decidiu aceitar o processo de impedimento e afastar Dilma Rousseff do poder.
Dilma é a segunda chefe de Estado a enfrentar formalmente um processo de impeachment desde a redemocratização, 24 anos após Fernando Collor. O vice Michel Temer (PMDB), 75, assumiu seu lugar interinamente nesta quinta (12). Ele é a 41ª pessoa a ocupar o cargo de presidente da República.
A decisão foi tomada às 6h30, após uma sessão de quase 21 horas no plenário do Senado.
Com 78 senadores presentes, 55 votaram contra Dilma e 22 a favor, com 0 abstenções. Era preciso maioria simples para que o pedido fosse aceito.
O afastamento tem prazo máximo de 180 dias, mas a previsão é que o Senado julgue-a pelas pedaladas fiscais e créditos orçamentários sem autorização antes disso.
acompanhe
Vicentinho Alves chega ao Jaburu para notificar Temer
O primeiro-secretário do Senado, Vicentinho Alves, chega ao Palácio do Jaburu para notificar Temer do afastamento de Dilma.
Dilma foi aplaudida por ministros ao receber notificação do Senado
Na hora que recebeu a notificação de afastamento do Senado, Dilma foi aplaudida pelos ministros ao redor e perguntou se tinha que assinar algo. O agora ex-ministro do Trabalho, Miguel Rossetto, gritou: "Viva a democracia".
Conquistas dos últimos 13 anos estão em jogo, diz Dilma
Dilma Rousseff: "Fui eleita presidenta por 54 milhões de cidadãos brasileiros. É nessa condição de presidenta eleita que me dirijo a vocês";
"O que está em jogo não é apenas meu mandato, é o respeito às urnas, as conquistas dos últimos 13 anos". Dilma cita programas como o Minha Casa, Minha Vida e a descoberta do pré-sal.
Dilma chega ao Salão Leste
A presidente afastada Dilma Rousseff inicia declaração à imprensa.
Parlamentares aguardam chegada de Dilma para pronunciamento
Dezenas de parlamentares do PT e partidos aliados chegam ao Planalto para acompanhar Dilma durante o pronunciamento. São pelo menos 50 pessoas, incluindo ministros, atrás do púlpito em que a presidente afastada vai falar.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está acompanhado de Gilberto Carvalho, ex-ministro da Secretaria Geral da Presidência, e Rui Falcão, presidente nacional do PT.
Esplanada reúne 3.000 manifestantes pró-Dilma
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, há cerca de 3.000 apoiadores da presidente Dilma Rousseff na área da Esplanada.
Dilma é oficialmente notificada
Dilma Rousseff acaba de assinar a intimação sobre seu afastamento, apresentada por Vicentinho Alves (PR-TO).
Ministros aguardam Dilma no Salão Leste
Ministros, Senadores e Deputados apoiadores de Dilma aguardam a chegada da presidente ao Salão Leste, onde ela fará pronunciamento após ser oficialmente notificada de seu afastamento. Um pequeno grupo de servidores e movimentos de esquerda grita "Golpistas, fascistas, não passarão".
Slogan do governo Temer será 'Ordem e progresso'
O slogan do governo Michel Temer será "Ordem e progresso", numa referência direta ao lema da bandeira brasileira. A marca, criada pelo publicitário Elsinho Mouco, é azul e tem a esfera da bandeira no centro.
Lula chega ao Planalto
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acaba de chegar à área externa do Palácio do Planalto. Ele foi recebido aos gritos de "Lula, guerreiro do povo brasileiro" e cumprimentou manifestantes.