AO VIVO
Após assumir presidência interina, Temer discursa e empossa ministros
O peemedebista Michel Temer faz seu primeiro pronunciamento oficial desde que foi notificado e empossado como presidente interino.
Mais cedo, Dilma Rousseff deixou o Palácio do Planalto e discursou para seus apoiadores. Ela afirmou que o processo de impeachment foi "fraudulento" e se trata de um golpe; também disse que lutará para se manter no cargo.
Nesta quinta-feira (12), o Senado decidiu aceitar o processo de impedimento e afastar Dilma Rousseff do poder.
Dilma é a segunda chefe de Estado a enfrentar formalmente um processo de impeachment desde a redemocratização, 24 anos após Fernando Collor. O vice Michel Temer (PMDB), 75, assumiu seu lugar interinamente nesta quinta (12). Ele é a 41ª pessoa a ocupar o cargo de presidente da República.
A decisão foi tomada às 6h30, após uma sessão de quase 21 horas no plenário do Senado.
Com 78 senadores presentes, 55 votaram contra Dilma e 22 a favor, com 0 abstenções. Era preciso maioria simples para que o pedido fosse aceito.
O afastamento tem prazo máximo de 180 dias, mas a previsão é que o Senado julgue-a pelas pedaladas fiscais e créditos orçamentários sem autorização antes disso.
acompanhe
Vicentinho Alves (PR-TO) chega ao Palácio do Planalto
Vicentinho Alves (PR-TO) chega ao Palácio do Planalto para notificar oficialmente Dilma Rousseff sobre seu afastamento. A intimação estava prevista para às 11h.
Ministros tomarão posse a partir das 15h
Segundo a assessoria de Michel Temer, os novos ministros tomarão posse hoje no Salão Leste do Palácio do Planalto a partir das 15h. Ao final, eles devem falar com a imprensa.
Às 19h, Temer participa da posse do ministro Gilmar Mendes no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Manifestantes devem permanecer acampados na Paulista pelo menos até sábado
SÃO PAULO - Os manifestantes acampados na avenida Paulista decidiram manter seis das 14 barracas montadas em frente à Fiesp.
No sábado, eles farão nova reunião para decidir se manterão o ato ou sairão da via, diz Raphael Mello, uma das lideranças do movimento.
Depois do afastamento de Dilma, a nova pauta seria a prisão do ex-presidente Lula.
Trânsito nas vias da Esplanada só será liberado após pronunciamento de Dilma
BRASÍLIA - A Secretaria de Segurança Pública informa que o trânsito nas vias da Esplanada dos Ministérios será liberado após o pronunciamento da presidente Dilma Rousseff, previsto para às 11h.
Após o ato de saída da presidente do Palácio do Planalto, ela seguirá em comboio até o Palácio da Alvorada, seguida por seus apoiadores.
No momento, há cerca de 300 manifestantes em frente ao Palácio do Planalto. O trânsito entre os dois palácios já está fechado e deverá permanecer assim até a dispersão total do público.
Engarrafamento pode atrasar notificação oficial a Dilma
O carro que está levando o senador Vicentinho Alves (PR-TO) ao Palácio do Planalto está preso em um congestionamento. O imprevisto pode atrasar novamente a notificação oficial do afastamento de Dilma, que será feita por Alves.
Inicialmente, a intimação estava prevista para às 10h, mas passou para às 11h.
Recifenses comemoraram afastamento antes da votação e com um 'tchau, querida'
RECIFE - Antes mesmo de o Senado afastar a presidente Dilma Rousseff do cargo, moradores da cidade comemoravam a saída com trio elétrico e um "tchau, querida!".
ANÁLISE - Depois de tropeços, Temer terá de provar fama de bom articulador político
Os tropeços na fase de montagem de sua equipe ministerial criaram atritos entre seus aliados e geraram as primeiras críticas, ainda tímidas e bem reservadas.
Moody's alerta que afastamento de Dilma não acaba com incerteza política
A analista sênior da Moody´s destacou que o Brasil ainda enfrenta a necessidade de reverter a atual contração econômica e de alcançar consolidação fiscal significativa.
Vicentinho Alves segue para o Palácio do Planalto
O senador Vicentinho Alves (PR-TO) está a caminho do Palácio do Planalto para entregar a notificação de afastamento à presidente Dilma Rousseff.
Em vídeo, Hélio Bicudo se diz feliz com votação, mas preocupado com novo governo