AO VIVO
Após assumir presidência interina, Temer discursa e empossa ministros
O peemedebista Michel Temer faz seu primeiro pronunciamento oficial desde que foi notificado e empossado como presidente interino.
Mais cedo, Dilma Rousseff deixou o Palácio do Planalto e discursou para seus apoiadores. Ela afirmou que o processo de impeachment foi "fraudulento" e se trata de um golpe; também disse que lutará para se manter no cargo.
Nesta quinta-feira (12), o Senado decidiu aceitar o processo de impedimento e afastar Dilma Rousseff do poder.
Dilma é a segunda chefe de Estado a enfrentar formalmente um processo de impeachment desde a redemocratização, 24 anos após Fernando Collor. O vice Michel Temer (PMDB), 75, assumiu seu lugar interinamente nesta quinta (12). Ele é a 41ª pessoa a ocupar o cargo de presidente da República.
A decisão foi tomada às 6h30, após uma sessão de quase 21 horas no plenário do Senado.
Com 78 senadores presentes, 55 votaram contra Dilma e 22 a favor, com 0 abstenções. Era preciso maioria simples para que o pedido fosse aceito.
O afastamento tem prazo máximo de 180 dias, mas a previsão é que o Senado julgue-a pelas pedaladas fiscais e créditos orçamentários sem autorização antes disso.
acompanhe
Veja trechos do discurso de Michel Temer
"Minha primeira palavra ao povo brasileiro é a palavra confiança. Confiança nos valores que formam o caráter de nossa gente, na vitalidade da nossa democracia. Confiança na recuperação da economia nacional, os potenciais do nosso país em suas instituições sociais e políticas e na capacidade de que, unidos, poderemos enfrentar os desafios deste momento que é de grande dificuldade."
Veja trechos do discurso de Michel Temer
"Eu pretendia que esta cerimônia fosse extremamente sóbria e discreta. Como convém ao momento em que vivemos. Entretanto eu vejo entusiasmo dos colegas parlamentares, dos senhores governadores e tenho absoluta convicção de que este entusiasmo deriva precisamente da longa convivência que nós todos tivemos ao longo do tempo. Até pensei num primeiro momento que não lançaria nenhuma mensagem neste momento. Mas percebi pelos contatos que tive nestes dois últimos dias que indispensável seria esta manifestação."
Apoiadores de Dilma fazem ato em Curitiba
CURITIBA - Entidades que formam a chamada "Frente Brasil Popular" como CUT, MST e PCdoB contrários ao impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff pretendem se reunir nesta quinta-feira (12) como forma de protesto pela decisão do Senado que permitiu a posse do presidente interino Michel Temer.
O encontro acontece na praça Rui Barbosa, ponto que tem sido tradicional para reunir apoiadores da presidente afastada.
Para as entidades, o governo Temer terá como tônica um programa de corte nos direitos trabalhistas, além de redução dos investimentos em setores sociais.
Já entre os movimentos que reúnem os defensores do impeachment, não está prevista comemoração formal do resultado da votação do Senado. A decisão foi tomada pelo MBL (Movimento Brasil Livre) de Curitiba.
Na manhã desta quinta, estava praticamente esvaziado o "acampamento da Justiça", em frente ao prédio da Justiça Federal, de onde despacha o juiz Sergio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato em Curitiba.
Pedro Ladeira/Folhapress Aécio Neves e Michel Temer no evento de posse da nova equipe ministerial do presidente interino Obama ainda não tem planos de ligar para Temer, diz Casa Branca
O governo americano afirmou nesta quinta (11) que "no momento" não há planos de um telefonema do presidente Barack Obama para o presidente interino Michel Temer, mas reiterou a confiança nas instituições brasileiras.
"Não sou um especialista na Constituição brasileira, mas nossa expectativa é que as instituições do governo brasileiro que foram construídas nas últimas décadas são suficientemente maduras e duráveis para resistir à turbulência política que o Brasil enfrenta agora", disse o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest.
Veja os nomes da equipe ministerial do presidente interino Michel Temer:
Gilberto Kassab, ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
Raul Jungmann, ministro da Defesa
Romero Jucá, Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
Geddel Vieira Lima, ministro-chefe da Secretaria de Governo
Sérgio Etchegoyen, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional
Bruno Araújo, ministro das Cidades
Blairo Maggi, ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Henrique Meirelles, ministro da Fazenda
Mendonça Filho, ministro da Educação e Cultura
Eliseu Padilha, ministro-chefe da Casa Civil
Osmar Terra, ministro do Desenvolvimento Social e Agrário
Leonardo Picciani, ministro do Esporte
Ricardo Barros, ministro da Saúde
José Sarney Filho, ministro do Meio Ambiente
Henrique Alves, ministro do Turismo
José Serra, ministro das Relações Exteriores
Ronaldo Nogueira de Oliveira, ministro do Trabalho
Alexandre de Moraes, ministro da Justiça e Cidadania
Mauricio Quintella, ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil
Fabiano Augusto Martins Silveira, ministro da Fiscalização, Transparência e Controle (ex-CGU)
Fábio Medina Osório, AGU
Marcos Pereira, ministro da Indústria e Comércio
Helder Barbalho, ministro da Integração Nacional
Fernando Coelho, ministro das Minas e EnergiaAécio se diz 'solidário' sobre a falta de mulheres no ministério de Temer
Em evento de posse da nova equipe ministerial do presidente interino, Michel Temer, o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, disse ser "solidário à crítica" sobre a ausência de mulheres na nova configuração da Esplanada dos Ministérios.
Na chegada à cerimônia, o tucano defendeu a presença de quadros femininos e reconheceu que a equipe formada não é o "ministério das expectativas", mas o "ministério do possível".
Divulgação/PMDB-BA Sede do PMDB da Bahia é pichada por manifestantes pró-Dilma
SALVADOR - A sede do Diretório Estadual do PMDB da Bahia, em Salvador, foi pichada por um grupo de cerca de 15 manifestantes contrários ao impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) na tarde desta quinta-feira (12).
Foram pichadas na fachada da sede expressões como "golpistas", "fascistas" e a frase "não vai ter Temer". Uma lâmpada chegou a ser atirada contra o prédio. Segundo funcionários do PMDB baiano, o grupo não chegou a fazer nenhum tipo de protesto.
Em nota, o Diretório do PMDB da Bahia, que é comandado pelo nomo ministro da secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, informou que "repudia este tipo de agressão e está tomando as medidas cabíveis".
Novos ministros são anunciados
Dois novos nomes foram divulgados às vésperas da posse dos novos ministros do presidente interino Michel Temer. São eles:
Helder Barbalho (Integração Nacional) e Fernando Coelho (Minas e Energia).