AO VIVO
Após assumir presidência interina, Temer discursa e empossa ministros
O peemedebista Michel Temer faz seu primeiro pronunciamento oficial desde que foi notificado e empossado como presidente interino.
Mais cedo, Dilma Rousseff deixou o Palácio do Planalto e discursou para seus apoiadores. Ela afirmou que o processo de impeachment foi "fraudulento" e se trata de um golpe; também disse que lutará para se manter no cargo.
Nesta quinta-feira (12), o Senado decidiu aceitar o processo de impedimento e afastar Dilma Rousseff do poder.
Dilma é a segunda chefe de Estado a enfrentar formalmente um processo de impeachment desde a redemocratização, 24 anos após Fernando Collor. O vice Michel Temer (PMDB), 75, assumiu seu lugar interinamente nesta quinta (12). Ele é a 41ª pessoa a ocupar o cargo de presidente da República.
A decisão foi tomada às 6h30, após uma sessão de quase 21 horas no plenário do Senado.
Com 78 senadores presentes, 55 votaram contra Dilma e 22 a favor, com 0 abstenções. Era preciso maioria simples para que o pedido fosse aceito.
O afastamento tem prazo máximo de 180 dias, mas a previsão é que o Senado julgue-a pelas pedaladas fiscais e créditos orçamentários sem autorização antes disso.
acompanhe
Veja trechos do discurso de Michel Temer
"Nós precisamos atingir aquilo que eu chamo de democracia da eficiência"
Dimmi Amora/Folhapress Confusão do lado de fora rivaliza atenções da imprensa com o primeiro pronunciamento de Temer
Manifestantes tentam furar o bloqueio e invadir o Planalto. Eles chegaram até a rampa, mas foram contidos pelos seguranças. Temer falava exatamente em pacificar o país quando houve a tentativa de invasão.
Veja trechos do discurso de Michel Temer
"Já eliminamos vários ministérios da máquina pública, e não vamos parar por aí. Já estão encomendados estudos para eliminar cargos comissionados e funções gratificadas desnecessárias."
Veja trechos do discurso de Michel Temer
"Quando mais cedo formos capazes de reequilibrar as contas públicas, mais rápido conseguiremos retomar o crescimento."
Veja trechos do discurso de Michel Temer
"Nosso maior desafio é estancar o processo de queda livre na atividade econômica, que tem levado ao aumento do desemprego e à perda do bem-estar da população. Para isso é imprescindível reconstruirmos os fundamentos da economia brasileira."
Veja trechos do discurso de Michel Temer
"A Lava Jato tornou-se referência e como tal deve ter prosseguimento e proteção contra qualquer tentativa de enfraquecê-la."
Veja trechos do discurso de Michel Temer
"Nós temos que governar em conjunto. Nós vamos precisar muito da governabilidade. E a governabilidade exige além do que eu chamo de governança, que é o apoio da classe política, do Congresso Nacional, precisa de governabilidade, que é o apoio do povo."
Veja trechos do discurso de Michel Temer
"Teremos de incentivar de maneira significativa as parcerias público-privadas, na medida que esse instrumento poderá gerar emprego no país. Sabemos que o Estado não pode tudo fazer, depende da atuação dos setores produtivos, empregadores de um lado e trabalhadores do outro. São estes dois polos que irão criar a nossa prosperidade. Ao Estado compete cuidar da segurança, da saúde, da educação, ou seja, dos espaços e setores fundamentais que não podem sair da ordem pública. O restante terá que ser compartilhado com a iniciativa privada, aqui entendida como uma conjugação de ação entre trabalhadores e empregadores. O emprego é um bem fundamental para todos os brasileiros. O cidadão só terá emprego se a indústria, começo e serviço estiverem caminhando bem."
Veja trechos do discurso de Michel Temer
"Ninguém, absolutamente ninguém, individualmente, tem as melhores receitas para as reformas que precisamos realizar. Mas nós, governo, parlamento e sociedade, juntos, vamos encontrá-las. Eu conservo absoluta convicção de que é preciso resgatar a credibilidade do Brasil no conserto interno e no conserto internacional, fato necessário para que empresários dos setores industriais, de serviços, dos agronegócio e os trabalhadores, enfim, de todas as áreas produtivas se entusiasmem e retornem com segurança os seus investimentos."
Veja trechos do discurso de Michel Temer
"Reitero, como tenho dito ao longo do tempo, que é urgente pacificar a nação e unificar o Brasil. É urgente fazermos um governo de salvação nacional. Partidos políticos, lideranças e entidades organizadas, e o povo brasileiro hão de emprestar sua colaboração para tirar o país desta grave crise em que nos encontramos. O diálogo é o primeiro passo para enfrentarmos os desafios para avançar e garantir a retomada do crescimento."