AO VIVO
Deputados aprovam abertura do processo de impeachment de Dilma; acompanhe
A Câmara dos Deputados aprovou neste domingo (17) a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). A barreira de 2/3 dos votos necessários da Casa para a continuação do rito foi atingida.
A votação continua, mas 342 parlamentares, entre os 513 da Casa, já votaram a favor.
A derrota na Câmara não significa o afastamento imediato de Dilma. A decisão dos deputados precisará ainda ser confirmada por maioria simples pelo Senado, o que deve acontecer até o início de maio.
Na primeira etapa do processo, que durou 43 horas, quase 120 deputados discursaram. A votação do impeachment no plenário segue a ordem Norte-Sul, alternada por Estados. Assim, o primeiro Estado a votar foi Roraima, e Alagoas será o último. Dentro dos Estados, a ordem de votação dos deputados é a alfabética.
Em São Paulo, manifestação a favor do impeachment reuniu 250 mil pessoas na avenida Paulista, de acordo com o Datafolha. Ato contra a saída da presidente Dilma teve 42 mil pessoas no Vale do Anhangabaú.
acompanhe
Grupo contra o impeachment faz vigília na Bahia
SALVADOR - Manifestantes contra o impeachment fazem vigília em frente ao Farol da Barra, onde militantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) passaram a noite instalados em barracas de camping.
A estimativa da organização é que 20 mil pessoas participem da concentração para os protestos, previstos para a tarde. A Polícia Militar estima 2.000 pessoas no local nesta manhã.
Às 14h, haverá missa campal em homenagem às vítimas de Eldorado de Carajás, que aconteceu há 20 anos. Um trio elétrico e dois minitrios serão usados no protesto.
Movimento de produtores rurais serve café da manhã para manifestantes pró-impeachment, em Brasília
Angela Boldrini/Folhapress Pato da Fiesp na avenida Paulista, em São Paulo, foi "esfaqueado" Rubens Valente/Folhapress Raio-x instalado pela Câmara entre o Salão Verde aos gabinetes parlamentares Pela primeira vez desde início do processo de impeachment, segurança da Câmara instala raio-x
Equipamento fica na passagem do Salão Verde para os gabinetes dos parlamentares
Homem é preso em SP por rasgar pato da Fiesp
SÃO PAULO - Um dos patos da Fiesp foi rasgado na avenida Paulista na manhã deste domingo.
Um homem foi preso e levado ao 78º DP por esfaquear um dos bonecos, que ficava no interior do prédio.
Segundo Rafael, um dos manifestantes que acampam em frente ao edifício, disse que o homem passava em frente ao prédio todos os dias há uma semana.
"Hoje ele conseguiu uma brecha e fez isso. Ainda bem que a policia pegou ele antes que eu." O pato já foi substituído.
Líder do MBL, Kim Kataguiri, participa de café da manhã na Câmara, ao lado de assessores de Onyx Lorenzoni (DEM-RS)
Câmara distribui convites a parlamentares para que possam levar parentes e amigos à votação
BRASÍLIA - Cada deputado receberia três entradas, mas Casa afirma que eles acompanharão os votos por telão no auditório Nereu Ramos e não nas galerias, reservadas à imprensa.
Lula viaja para Brasília para tentar 'virar' votos
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou para Brasília neste domingo (17) na tentativa de "virar" alguns fotos favoráveis ao impeachment.
Ele já passou a última semana em Brasília e havia chegado ao seu apartamento em São Bernardo do Campo (SP) no sábado (16), por volta das 17h50.
Lula avaliava comparecer ao ato contra o impeachment da presidente Dilma marcado para o domingo no vale do Anhangabaú, região central.
MST invade fazenda de soja no interior de Santa Catarina
RIO DAS ANTAS - Uma fazenda de soja de 1.230 hectares (1720 campos de futebol) em Rio das Antas foi invadida neste fim se semana por trabalhadores rurais sem-terra.
À Polícia Militar o grupo, que cresce no local desde sexta, disse que o objetivo da invasão é pedir reforma agrária. Cerca de 800 pessoas estão acampadas na fazenda.
Com memes e publicação de posições, #ImpeachmentDay tem mais de 60 mil tuítes e está entre assuntos do momento mundial no Twitter