AO VIVO
Deputados aprovam abertura do processo de impeachment de Dilma; acompanhe
A Câmara dos Deputados aprovou neste domingo (17) a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). A barreira de 2/3 dos votos necessários da Casa para a continuação do rito foi atingida.
A votação continua, mas 342 parlamentares, entre os 513 da Casa, já votaram a favor.
A derrota na Câmara não significa o afastamento imediato de Dilma. A decisão dos deputados precisará ainda ser confirmada por maioria simples pelo Senado, o que deve acontecer até o início de maio.
Na primeira etapa do processo, que durou 43 horas, quase 120 deputados discursaram. A votação do impeachment no plenário segue a ordem Norte-Sul, alternada por Estados. Assim, o primeiro Estado a votar foi Roraima, e Alagoas será o último. Dentro dos Estados, a ordem de votação dos deputados é a alfabética.
Em São Paulo, manifestação a favor do impeachment reuniu 250 mil pessoas na avenida Paulista, de acordo com o Datafolha. Ato contra a saída da presidente Dilma teve 42 mil pessoas no Vale do Anhangabaú.
acompanhe
Jornais internacionais repercutem votação do impeachment
Na edição deste domingo (17), New York Times traz as desilusões dos antigos apoiadores de Dilma Rousseff.
O francês Le Monde reúne informações importantes para se saber antes da votação, em forma de perguntas e respostas. Do mesmo país, o Le Figaro foca que "a maioria de dois terços necessária [...] parece garantida".
Em sua versão hispânica, o El País destaca que "Rousseff encara seu Dia D com pocas possibilidades de vitória".
Caminhada a favor do impeachment reúne 400 em cidade mineira
UBERABA - Um protesto a favor do impeachment durou uma hora e reuniu cerca de 400 pessoas, segundo os organizadores, em ruas da região central da cidade mineira neste domingo (17).
Os manifestantes caminharam em direção à praça Manoel Terra. O ato foi encerrado com o hino nacional e um buzinaço.
Em dia de decisão, Lula volta a Brasília atrás de votos contra impeachment
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está, neste domingo (17), em Brasília em busca de votos contrários ao impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Rubens Valente/Folhapress Paulinho da Força folheia listas de deputados contra e a favor impeachment em Brasília "Jogo está liquidado", diz Paulinho da Força
BRASÍLIA - Paulinho da Força (Solidariedade) diz no Salão Verde da Câmara, em Brasília, que o último balanço da oposição indica 377 votos pelo impeachment. "O jogo está liquidado", afirma.
A movimentação de políticos e jornalistas é grande no Salão Verde. Deputados chegam com parentes e assessores tiram fotos.
MC Sofia se apresenta em manifestação contra impeachment em São Paulo
SÃO PAULO - O clima de festa continua no Anhangabaú. MC Sofia é a primeira atração musical do dia. Antes dela, militantes disseram no microfone que "não vai ter golpe" e se referiram à oposição e a Eduardo cunha como "ladrões, bandidos e aves de rapina".
Na avenida Paulista, o carro de som do Vem Pra Rua começa a fazer testes para transmitir ao vivo a sessão da Câmara. No momento, o grupo apenas projeta o som do noticiário da rede Globo, mas os organizadores dizem que haverá telão.
Deputado do PT questiona conduta de colegas
BRASÍLIA - Helder Salomão (PT-ES) posta em rede social sua opinião sobre votação deste domingo (17).
Painéis de LED são montados em Brasília
BRASÍLIA - Os painéis de LED que começaram a ser erguidos no sábado (16), em Brasília, ainda estão sendo montados.
Pessoas caminham vestidas de amarelo e um grande número de manifestantes toca cornetas enquanto o equipamento de som não é ligado.
Uma das lideranças do Vem Pra Rua, Jailton de Almeida, estipula que já sejam entre 10 e 15 mil manifestantes anti-Dilma na Esplanada. Ele diz que o protesto pode chegar a 500 mil pessoas ao longo do dia.
Lalo de Almeida/Folhapress Manifestantes são revistados pela polícia antes de entrar na Esplanada dos Ministérios em Brasília Cerca de 3.000 manifestantes, a maioria pró-impeachment, estão concentrados na Esplanada, em Brasília
BRASÍLIA - Cerca de 3.000 pessoas estão agora na Esplanada dos Ministérios em Brasília, segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Paz Social. Grupos vêm chegando desde as 10h deste domingo (17).
Há mais pessoas do lado pró-impeachment. Do lado contrário, a concentração é menor. Os que chegam ao terminal rodoviário no centro da cidade vão direto para a Esplanada, onde está o muro que divide o local.
Ainda de acordo com a Segurança Pública, a Polícia Militar está na Esplanada dos Ministérios e imediações com mil agentes neste momento. Há ainda 300 agentes da Polícia Civil nas ruas das Asas Sul e Norte, Cruzeiro e Sudoeste reforçando o policiamento.
Manifestação no Rio segue em direção ao Leme
RIO - A manifestação contra o impeachment na manhã deste domingo na praia de Copacabana, no Rio, começa a se deslocar pela orla da praia em direção ao Leme.
Nem organizadores nem PM dão estimativa de público. A marcha ocupa as duas pistas da avenida Atlântica, pela extensão de um quarteirão.
O protesto é organizado pela produtora de bailes funk Furacão 2000, que se posiciona contra a saída da presidente Dilma Rousseff.
A praia, contudo, é o local escolhido, desde o final de 2014, pelos manifestantes a favor do impeachment. Vários apartamentos tem faixas pedindo a queda da presidente.
Manifestantes comemoraram quando uma faixa ou bandeira vermelha são estendidas em favor do protesto. Por duas vezes, moradores da janela aprovaram a movimentação.
Lucas Vettorazzo/Folhapress Policial do Bope portava um fuzil de assalto durante manifestação no Rio