AO VIVO
Deputados aprovam abertura do processo de impeachment de Dilma; acompanhe
A Câmara dos Deputados aprovou neste domingo (17) a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). A barreira de 2/3 dos votos necessários da Casa para a continuação do rito foi atingida.
A votação continua, mas 342 parlamentares, entre os 513 da Casa, já votaram a favor.
A derrota na Câmara não significa o afastamento imediato de Dilma. A decisão dos deputados precisará ainda ser confirmada por maioria simples pelo Senado, o que deve acontecer até o início de maio.
Na primeira etapa do processo, que durou 43 horas, quase 120 deputados discursaram. A votação do impeachment no plenário segue a ordem Norte-Sul, alternada por Estados. Assim, o primeiro Estado a votar foi Roraima, e Alagoas será o último. Dentro dos Estados, a ordem de votação dos deputados é a alfabética.
Em São Paulo, manifestação a favor do impeachment reuniu 250 mil pessoas na avenida Paulista, de acordo com o Datafolha. Ato contra a saída da presidente Dilma teve 42 mil pessoas no Vale do Anhangabaú.
acompanhe
Lalo de Almeida/Folhapress Camelôs vendem bandeiras e camisetas do Brasil na Esplanada dos Ministérios, em Brasília Já o deputado Pepe Vargas (PT-RS) usa a hashtag #NaoVaiTerGolpe
O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) se manifesta a favor do impeachment
MBL usa gif da Carreta Furacão para convocar manifestantes
Mesmo com polêmica do Fofão, MBL usa gif da Carreta Furacão para chamar seguidores para a avenida Paulista
Bruno Villas Bôas/Folhapress Barreira policial para dividir os protestos na praia de Copacabana Joel Silva/Folhapress Manifestantes se concentram na avenida Paulista, em SP, para acompanhar a votação do impeachment Avenida Paulista e vale do Anhangabaú concentram atos em São Paulo; movimento ainda é pequeno
SÃO PAULO - O vale do Anhangabaú, onde os manifestantes contra o impeachment devem se concentrar em São Paulo neste domingo (17), ainda está vazio, mas o clima é de festa.
Há tendas vendendo comida e distribuindo cartazes e bandeiras gratuitamente. Uma versão do funk "Baile de Favela" é tocada com versos como "vem pra rua, larga a panela".
Na avenida Paulista, onde acontecerá ato pró-impeachment, já há movimento na altura do prédio da Fiesp.
Famílias de verde e amarelo passeiam pela rua, tirando fotos com os Pixulekos do Lula e bonecos da Dilma e até do juiz Sergio Moro (vestido de herói), vendidos a R$ 15 pelos ambulantes.
Em seu perfil do Facebook, PT convoca seguidores a irem para as ruas e divulga agenda dos locais das manifestações de apoio ao governo
PSDB convida seguidores a trocarem avatar das redes sociais para acrescentar filtro #ImpeachmentJá
Barreira policial divide praia de Copacabana
RIO - A praia de Copacabana, na zona sul do Rio, acaba de ser dividida ao meio por uma barreira policial para a realização de atos a favor e contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff.
A barreira de policiais cruza as calçadas da Avenida Atlântica, terminando em frente aos prédios. As pistas, contudo, estão livres para circulação de carros e pedestres.
Neste domingo, o movimento contra o impeachment se concentra no Posto 3 da orla desde as 9h. A manifestação está prevista para terminar no Posto 1 da orla, às 13h
Depois, os manifestantes a favor do impeachment vão se concentrar, a partir das 15h, no Posto 5. O ato deve se encerrar às 19h no Posto 3 da praia de Copacabana.
Segundo a PM, 600 a 700 policiais reforçam o policiamento no bairro. O dia é de sol e calor no Rio.