AO VIVO
Deputados aprovam abertura do processo de impeachment de Dilma; acompanhe
A Câmara dos Deputados aprovou neste domingo (17) a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). A barreira de 2/3 dos votos necessários da Casa para a continuação do rito foi atingida.
A votação continua, mas 342 parlamentares, entre os 513 da Casa, já votaram a favor.
A derrota na Câmara não significa o afastamento imediato de Dilma. A decisão dos deputados precisará ainda ser confirmada por maioria simples pelo Senado, o que deve acontecer até o início de maio.
Na primeira etapa do processo, que durou 43 horas, quase 120 deputados discursaram. A votação do impeachment no plenário segue a ordem Norte-Sul, alternada por Estados. Assim, o primeiro Estado a votar foi Roraima, e Alagoas será o último. Dentro dos Estados, a ordem de votação dos deputados é a alfabética.
Em São Paulo, manifestação a favor do impeachment reuniu 250 mil pessoas na avenida Paulista, de acordo com o Datafolha. Ato contra a saída da presidente Dilma teve 42 mil pessoas no Vale do Anhangabaú.
acompanhe
Deputada do PR que era contra o impeachment se abstém
A deputada Gorete Pereira (PR-CE) se absteve da votação neste domingo. Ela havia declarado voto contrário ao processo de impeachment.
Votação tem primeiro deputado ausente
O deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE) foi o primeiro deputado a se ausentar da votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Ele não havia sido encontrado pela reportagem para se posicionar contra ou a favor do processo.
Capital do Cerá reúne 6.000 pessoas em atos pró e contra o impeachment
FORTALEZA - Manifestantes contra e a favor do impeachment de Dilma Rousseff se reuniram desde o início da tarde em dois pontos da capital cearense. Na avenida da Universidade, 4.500 se encontraram para protestar contra o governo, segundo a Secretaria de Segurança Pública. Os apoiadores da presidente e do PT escolheram a praça Portugal para acompanhar a votação da Câmara. De acordo com a Secretaria, 1.500 manifestantes participam do ato.
PT se decepciona com voto de Tiririca
O deputado Tiririca (PR-SP) não havia declarado sua posição, mas petistas contavam com um voto contrário ao impeachment. Ao anunciar voto a favor do afastamento da presidente, decepcionou governistas.
Manifestantes recuperam ânimo e voltam a gritar após votos contra impeachment
BRASÍLIA - Após os votos de Waldir Maranhão, Weverton Rocha e Zé Carlos, todos contrários ao processo de impeachment, manifestantes governistas voltam a gritar "Não vai ter golpe".
No início da votação, cada " não" era muito comemorado. Com o andamento da votação, o ânimo foi diminuindo.
Veja declarações de alguns deputados do Maranhão
Cleber Verde (PRB-MA) - "Embora ninguém possa voltar atrás pra fazer um novo começo, qualquer um pode começar de novo pra fazer um novo fim. Então meu voto é sim!"
Hildo Rocha (PMDB-MA) - "Em respeitos aos homens e mulheres do Maranhão e pelo desenvolvimento do nosso país, eu voto sim!"
João Castelo (PSDB-MA) - "Sempre disse que um politico não podia perder duas coisas: coerência e dignidade. Eu estou no meu 5º mandato aqui, com a mesma coerência e dignidade. Por isso, eu voto sim!"
Deputado não encontrado pela reportagem vota 'sim' ao impeachment
O deputado Adail Carneiro (PP-CE), que não havia sido encontrado pela reportagem, votou "sim" ao impeachment da presidente Dilma.
"Reconheço o trabalho belíssimo que o ex-presidente Lula fez pelo nosso Brasil, dando oportunidade aos mais pobres, que nada tinham até os governos anteriores. Quero pedir desculpas a ele. Mas não posso deixar de atender aos pedidos das redes sociais para que tenhamos nova oportunidade ao povo brasileiro."
"Fico surpreso quando eles falam 'fora a corrupção'"
BRASÍLIA - "Fico surpreso quando eles falam 'fora a corrupção'. Eles falam isso de frente para a corrupção, na frente do Eduardo Cunha", reclama o jornalista Júlio Araújo, que assiste à votação em um bar em Brasília.
Johanna Nublat/Folhapress Bar em Brasília transmite votação VEJA COMO FORAM OS VOTOS DOS DEPUTADOS DO MARANHÃO
Os deputados maranhenses dividiram-se na votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados neste domingo. Dos 18 parlamentares, se posicionaram a favor do processo e oito, contra.
ALBERTO FILHO (PMDB-MA) - A FAVOR
ALUISIO MENDES (PTN-MA) - CONTRA
ANDRÉ FUFUCA (PP-MA) - A FAVOR
CLEBER VERDE (PRB-MA) - A FAVOR
ELIZIANE GAMA (PPS-MA) - A FAVOR
HILDO ROCHA (PMDB-MA) - A FAVOR
JOÃO CASTELO (PSDB-MA) - A FAVOR
JOÃO MARCELO SOUZA (PMDB-MA) - CONTRA
JOSÉ REINALDO (PSB-MA) - A FAVOR
JUNIOR MARRECA (PEN-MA) - CONTRA
JUSCELINO FILHO (DEM-MA) - A FAVOR
PEDRO FERNANDES (PTB-MA) - CONTRA
RUBENS PEREIRA JÚNIOR (PcdoB-MA) - CONTRA
SARNEY FILHO (PV-MA) - A FAVOR
VICTOR MENDES (PSD-MA) - A FAVOR
WALDIR MARANHÃO (PP-MA) - CONTRA
WEVERTON ROCHA (PDT-MA) - CONTRA
ZÉ CARLOS (PT-MA) - CONTRAAliado de Cunha, Waldir Maranhão vota não ao impeachment
Contrário ao partido, PP, e ao seu aliado, Eduardo Cunha, o deputado Waldir Maranhão, votou contra o impeachment. "Todos nós estamos atentos julgando a nós próprios, respeitando consciências. Em desacordo da posição do meu partido eu quero dizer meu presidente querido, continuarei sendo leal a sua pessoa, quero dizer ao governador do meu Maranhão, Flávio Dino, em defesa da Constituição e da democracia, não ao golpe, contra o impeachment."