AO VIVO
Deputados aprovam abertura do processo de impeachment de Dilma; acompanhe
A Câmara dos Deputados aprovou neste domingo (17) a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). A barreira de 2/3 dos votos necessários da Casa para a continuação do rito foi atingida.
A votação continua, mas 342 parlamentares, entre os 513 da Casa, já votaram a favor.
A derrota na Câmara não significa o afastamento imediato de Dilma. A decisão dos deputados precisará ainda ser confirmada por maioria simples pelo Senado, o que deve acontecer até o início de maio.
Na primeira etapa do processo, que durou 43 horas, quase 120 deputados discursaram. A votação do impeachment no plenário segue a ordem Norte-Sul, alternada por Estados. Assim, o primeiro Estado a votar foi Roraima, e Alagoas será o último. Dentro dos Estados, a ordem de votação dos deputados é a alfabética.
Em São Paulo, manifestação a favor do impeachment reuniu 250 mil pessoas na avenida Paulista, de acordo com o Datafolha. Ato contra a saída da presidente Dilma teve 42 mil pessoas no Vale do Anhangabaú.
acompanhe
VEJA COMO FORAM OS VOTOS DOS DEPUTADOS DO CEARÁ
Metade dos 22 deputados do Ceará foram favoráveis a autorização da Câmara para que o Senado abra o processo de impeachment. Dez foram a favor do afastamento da presidente Dilma Rousseff. Um deputado, Anibal Gomes (PMDB-CE), se ausentou da votação e outra, Gorete Pereira(PR-CE) se absteve.
ADAIL CARNEIRO - A FAVOR
ANÍBAL GOMES (PMDB-CE) - AUSENTE
ARIOSTO HOLANDA (PDT-CE) - CONTRA
ARNON BEZERRA (PTB-CE) - CONTRA
CABO SABINO (PR-CE) - A FAVOR
CHICO LOPES (PC do B-CE) - CONTRA
DANILO FORTE (PSB-CE) - A FAVOR
DOMINGOS NETO (PSD-CE) - CONTRA
GENECIAS NORONHA (SD-CE) - A FAVOR
GORETE PEREIRA (PR-CE) - ABSTENÇÃO
JOSÉ AIRTON CIRILO (PT-CE) - CONTRA
JOSÉ GUIMARÃES (PT-CE) - CONTRA
LEÔNIDAS CRISTINO (PDT-CE) - CONTRA
LUIZIANNE LINS (PT-CE) - CONTRA
MACEDO (PP-CE) - CONTRA
MORONI TORGAN (DEM-CE) - A FAVOR
MOSES RODRIGUES (PMDB-CE) - A FAVOR
ODORICO MONTEIRO (PROS-CE) - CONTRA
RAIMUNDO GOMES DE MATOS (PSDB-CE) - A FAVOR
RONALDO MARTINS (PRB-CE) - A FAVOR
VICENTE ARRUDA (PDT-CE) - CONTRA
VITOR VALIM (PMDB-CE) - A FAVORVotos "não" reacendem manifestantes governistas
BRASÍLIA - Os votos dos estados nordestinos estão reacendendo os manifestantes governistas. Grande parte dos que estavam sentados se levantaram. Cada voto "não" voltou a ser muito comemorado.
Leandro Colon/Folhapress Deputados pró-impeachment permanecem em pé, enquanto a posição desanima e senta no Plenário Sessão tem bate boca entre deputados
Bate boca e agarra agarra no plenário entre Hildo Rocha (PMDB-MA) e Amauri Teixeira (PT-BA), logo após o voto de Waldir Maranhão (PP-AM) contra o impeachment. Rocha disse que Maranhão ganhou "um pixuleco", e Rocha reagiu. Outros deputados apartaram os dois.
Alvoroço em frente à Fiesp, na avenida Paulista
SÃO PAULO - Briga em frente ao palco da Fiesp na Paulista. "Deve ser esquerdista infiltrado. Entrega pra polícia", diz o locutor.
Gritos e insultos aos deputados que votam não. O clima esquenta.
Governado pelo PT há 17 anos, Acre não realiza nenhum evento pró-Dilma neste domingo
RIO BRANCO - Governado pelo PT há 17 anos, o Acre não fez nenhuma manifestação contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff, neste domingo (17), dia da votação do processo do impeachment na Câmara dos Deputados. O ato a favor de Dilma foi realizado na última sexta-feira (15), no calçadão do Mercado Velho, na região central.
O governador Tião Viana (PT) está em a Brasília. Ele compôs o grupo de governadores aliados que fizeram "corpo a corpo" tentando convencer os indecisos da Câmara a voltarem contra o impeachment.
Enquanto isso, manifestantes a favor do impedimento da presidente Dilma tomam a frente do Palácio Rio Branco, sede simbólica do governo petista do Acre. Eles acompanham ao vivo através de um telão a votação da Câmara dos Deputados.
Antes do fim da votação, aliado de Dilma já reconhece derrota do governo
O deputado Orlando Silva (PC do B-SP), ponta de lança da articulação do Planalto contra o impeachment de Dilma Rousseff, reconheceu a derrota do governo às 20h15 deste domingo, quando o placar do plenário da Câmara contabilizava 210 a 59 votos pelo andamento do processo.
Com votos do Nordeste, aumentam vaias na Paulista
SÃO PAULO - Conforme começam a falar vereadores do Nordeste, mais a favor do PT, aumentam as vaias na Paulista.
"Estamos entrando em uma sequência de deputados do Ceará que se venderam e provavelmente vão dizer não", diz o mestre de cerimônias do palco da Fiesp.
Após várias horas em clima de festa, muitos já demonstram cansaço e se sentam na ciclovia da Paulista para esperar o resultado.
Temer sorri ao acompanhar votação do impeachment pela TV
O vice-presidente Michel Temer acompanha com satisfação o andamento da votação do impeachment na Câmara.
Deputado pergunta como Dilma está se sentindo com aviso prévio
Em votação no plenário, Cabo Sabino (PR) perguntou "Presidente Dilma, você está sentindo o que outros dez milhões de brasileiros sentiram quando receberam o aviso prévio de seus empregos? Tchau querida, eu voto sim."
Já Arnon Bezerra (PTB) votou contra o impeachment. "Consciente da minha decisão, em nome da minha família, do povo do juazeiro, e respeitando a decisão do povo brasileiro, meu voto é não."