AO VIVO
Deputados aprovam abertura do processo de impeachment de Dilma; acompanhe
A Câmara dos Deputados aprovou neste domingo (17) a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). A barreira de 2/3 dos votos necessários da Casa para a continuação do rito foi atingida.
A votação continua, mas 342 parlamentares, entre os 513 da Casa, já votaram a favor.
A derrota na Câmara não significa o afastamento imediato de Dilma. A decisão dos deputados precisará ainda ser confirmada por maioria simples pelo Senado, o que deve acontecer até o início de maio.
Na primeira etapa do processo, que durou 43 horas, quase 120 deputados discursaram. A votação do impeachment no plenário segue a ordem Norte-Sul, alternada por Estados. Assim, o primeiro Estado a votar foi Roraima, e Alagoas será o último. Dentro dos Estados, a ordem de votação dos deputados é a alfabética.
Em São Paulo, manifestação a favor do impeachment reuniu 250 mil pessoas na avenida Paulista, de acordo com o Datafolha. Ato contra a saída da presidente Dilma teve 42 mil pessoas no Vale do Anhangabaú.
acompanhe
Veja alguns dos votos declarados dos deputados cariocas
Benedita da Silva (PT): "Em nome da Constituição que eu me comprometi em cumprir, em nome do respeito a ela, em nome dos pobres e dos necessitados desse país em respeito aos 54 mi de votos recebido, em nome dos que ainda tem fome e sede de justiça, entendendo que um reino dividido não prospera."
Cabo Daciolo (PTdoB): "Glória a Deus! Todos ouviram aqui eu falar Fora Dilma, fora Michel Temer, fora Cunha, fora Rede Globo, que fica difamando pessoas. Pra Deus vocês são pequeninos. Em nome de Jesus eu venho proclamar a queda de vocês. Pelos militares que estão sendo sucateados há anos. Eu voto sim! Glória a deus!"
Celso Pansera (PMDB): "É necessário manter a esperança daqueles que ainda esperam ter uma casa própria no Minha Casa, Minha Vida, aquelas milhares de famílias da Baixada Fluminense, em homenagem a centenas de amigos, pedalada fiscal, não é crime, eu voto não!"
Chico Alencar (PSOL): "Contra a hipocrisia que faz corruptos se tornaram arautos da moralidade pública, contra o condutor ilegitimo dessa farsa que está ali sentado à presidência da mesa da Câmara, por uma reforma política radical que tire o poder da grana do sistema degenerado, contra esse processo de farsa, não à demagogia e à escalada reacionária, o nosso voto é não."
Chico D'Angelo (PT): "Em defesa da democracia da constituição e do mandato da presidenta Dilma, uma mulher honesta e correta que foi legitimamente eleita e que não cometeu nenhum crime"
Em Brasília, manifestantes chegam para assistir ao final da votação
BRASÍLIA - O fluxo de saída do ato anti-Dilma já supera o de chegada, mas ainda há manifestantes chegando apenas para assistir ao final da votação e à possível aprovação do impeachment na Câmara. Uma militante do Vem Pra Rua retornou de viagem a São Paulo e levou a família ao ato. Perguntada se ela acha que o processo passará na Câmara, ela respondeu: "com certeza!".
'Fora, Cunha', gritam manifestantes durante voto do presidente da Câmara
Eduardo Cunha é muito vaiado durante o seu voto em Brasília e no vale do Anhangabaú. Os manifestantes governistas gritam "Fora Cunha".
Em Copacabana, na zona sul do Rio, o presidente da Câmara foi aplaudido.
Cunha é vaiado antes de voto e aplaudido depois
Deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) é vaiado quando anunciado para a votação. "Que Deus tenha misericórdia dessa nação. Eu voto sim", disse o presidente da Casa, que foi aplaudido depois.
Capital do Amazonas reúne 800 pessoas contra o governo
MANAUS - Organizadores do protesto a favor do impeachment esperavam até 15 mil pessoas no ato, mas, segundo a Polícia Militar, 800 manifestantes compareceram ao evento. Para ajudar a pagar os custos da organização, os líderes do movimento pediram ajuda financeira aos manifestantes. Bonecos do "pixuleco" e de Sergio Moro são vendidos pela metade do preço para ajudar a pagar as despesas.PM prende cinco pessoas por furto de celular em SP
SÃO PAULO - A PM de São Paulo informa que cinco pessoas já foram detidas por furtar celulares na avenida Paulista. Todas foram levadas ao 78 DP. No palco da Fiesp, o locutor pede para que o público tome cuidado com seus pertences.
Manifestantes pró Dilma deixam a Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Sem tumultos até o momento.
Eduardo Cucolo/Folhapress Manifestantes pró Dilma deixam a Esplanada dos Ministérios, em Brasília Policiais que circulam entre os manifestantes anti-Dilma dizem que o ato do outro lado está se encerrando
BRASÍLIA - O lado sul da Esplanada dos Ministérios permanece cheia. Os policiais que circulam entre os manifestantes anti-Dilma informam que o ato do outro lado está se encerrando.
Devido ao "muro" erguido na Esplanada, os presentes no protesto não têm dimensão do tamanho do ato rival.
Deputado do PMDB ausente
O deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE) voltou a ser chamado pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, para dar o seu voto. Ele foi considerado ausente.
Gomes não havia sido encontrado pela reportagem para se posicionar contra ou a favor do processo.Manifestantes na Paulista vaiam votos contrários ao impeachment
SÃO PAULO - Quanto mais longo e enfático o discurso dos deputados favoráveis ao impeachment, maior é a comemoração em frente ao carro do MBL, no Masp. Votos contrários são sempre vaiados.