O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestou depoimento por cerca de 3 horas à Polícia Federal, no aeroporto de Congonhas. Lula é o principal alvo da nova fase da Operação Lava Jato, que realizou mandados de busca e apreensão e de condução coercitiva no prédio de Lula, no de seu filho Fábio Luíz Lula da Silva --também conhecido como Lulinha--, no Instituto Lula, na Odebrecht e na OAS. Há mandados para Atibaia e Guarujá, onde estão sítio e tríplex, respectivamente, além de Santo André e Manduri.
O que sabemos até agora
A presidente Dilma fez um pronunciamento condenando a Operação no fim desta sexta (4)
O Ministério Público Federal afirmou que
há indícios de que Lula recebeu verba desviada no petrolão
Ato realizado na quadra do Sindicato dos Bancários, no centro, contou com a presença de ministros e do prefeito Haddad, com mote 'não vai ter golpe'. Lula chorou ao falar aos militantes.
O ex-presidente Lula reagiu bem quando a PF bateu à sua porta. Segundo relatos, o petista estava "tranquilo" dos momentos iniciais até a condução coercitiva. Lula é alvo de mandado de busca e apreensão e de condução coercitiva (quando o investigado é obrigado a depor). Os advogados dele tinham entrado com habeas corpus para evitar a medida, mas ele valia só para São Paulo, e não para Curitiba (PR), de onde despacha o juiz federal Sergio Moro, conforme informações dadas à Folha.
Lula, no banco de trás, deixa sua casa em São Bernardo e é levado para depor pela PF | Zanone Fraissat/Folhapress
Por volta das 6h, a PF chegou a casa do ex-presidente Lula, em São Bernardo (Grande SP). Quatro carros entraram na garagem do prédio e cerca de dez agentes ficaram na portaria. A mulher de Lula, dona Marisa, não está na condução coercitiva.
Cerca de 200 agentes da PF e 30 auditores da Receita Federal cumprem, ao todo, 44 mandados judiciais, sendo 33 mandados de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva no Rio de Janeiro, em São Paulo e na Bahia.
A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão na casa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de seu filho Fábio Luíz Lula da Silva --também conhecido como Lulinha--, no Instituto Lula, na Odebrecht e na OAS.
Bom dia! Acompanhe com a Folha a cobertura da 24ª fase da Operação Lava Jato.