O MPL (Movimento Passe Livre) faz, na tarde desta terça-feira (20), um novo protesto contra o reajuste na tarifa dos transporte público que vigora desde o início do mês em São Paulo.
A tarifa de trens, metrô e ônibus subiu de R$ 3 para R$ 3,50.
O ato começou às 17h, na praça Sílvio Romero, no Tatuapé, zona leste da capital paulista. Agora, caminha pela Radial Leste, sentido centro.
Essa é a terceira manifestação organizada pelo MPL neste ano. As outras duas terminaram em confronto com a Polícia Militar. Houve vandalismo praticado por adeptos da tática "black bloc", que prega depredação do patrimônio como forma de protesto. Dezenas foram presos e, em seguida, liberados.
Na última, na sexta-feira (16), a PM dispersou os manifestantes utilizando bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral.
Protesto contra reajuste da tarifa no transporte público começou na praça Sílvio Romero, no Tatuapé, e agora caminha por ruas do bairro (Foto: Ernesto Rodrigues/Folhapress)
Policiais militares bloqueiam todas as entradas da Radial Leste na região.
Manifestantes gritam "Uh, é Radial". MPL, em seguida, puxa outro coro, tentando rechaçar a ideia. PM avisou militantes do grupo que passeata não poderá passar pela Radial Leste, uma das principais ligações entre o centro e a zona leste paulistana.
Crianças observam, de dentro de condomínio, a passagem de ato do MPL em rua do Tatuapé, zona leste (Foto: Giba Bergamim Jr.)
Integrantes do Sindicato dos Metroviários, que tem sede no Tatuapé, fazem discurso em apoio ao ato.
Nina Capello, membro do MPL, tenta negociar trajeto com policiais militares. Os PMs avisam que a manifestação não poderá passar pela Radial Leste.
Os manifestantes querem entrar na Radial Leste, mas os porta-vozes do MPL dizem que não vão entrar, por enquanto.
Das sacadas dos prédios, alguns moradores do Tatuapé xingam manifestantes de "vagabundos."
Manifestação do MPL caminha por ruas do Tatuapé, na zona leste de São Paulo.
Manifestantes chegam agora à rua Serra de Japi, que dá acesso à Radial Leste. PM avisou que não deixará manifestantes chegarem à via, uma das principais ligações entre o centro e a zona leste de São Paulo. No horário de pico, a Radial Leste tem grande fluxo de veículos que retornam aos bairros da região.