O MPL (Movimento Passe Livre) faz, na tarde desta terça-feira (20), um novo protesto contra o reajuste na tarifa dos transporte público que vigora desde o início do mês em São Paulo.
A tarifa de trens, metrô e ônibus subiu de R$ 3 para R$ 3,50.
O ato começou às 17h, na praça Sílvio Romero, no Tatuapé, zona leste da capital paulista. Agora, caminha pela Radial Leste, sentido centro.
Essa é a terceira manifestação organizada pelo MPL neste ano. As outras duas terminaram em confronto com a Polícia Militar. Houve vandalismo praticado por adeptos da tática "black bloc", que prega depredação do patrimônio como forma de protesto. Dezenas foram presos e, em seguida, liberados.
Na última, na sexta-feira (16), a PM dispersou os manifestantes utilizando bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral.
Policiais militares cercam farmácia e agências bancárias na região do largo do Belém.
Twitter do MPL:
Bandeirão do MPL FC! \o/ #ContraTarifa pic.twitter.com/Vxh1smilsf
— MPL - São Paulo (@mpl_sp) 20 janeiro 2015
Tropa do Choque cerca manifestantes no viaduto Guadalajara.
Manifestação agora cruza o viaduto Guadalajara.
Depois de sair da Radial Leste, manifestantes caminham agora por ruas do Belém, bairro da zona leste.
No Twitter, a PM diz que foi provocada, mas policiais se mantiveram "serenos."
Apesar das provocações de manifestantes, os PMs permanecem serenos cumprindo a sua função de garantir o direito de Manifestação em SP.
— POLÍCIA MILITAR - SP (@PMESP) 20 janeiro 2015
Manifestantes saem da Radial Leste.
Manifestação chega, pela Radial Leste, à estação Belém do metrô. Há bastante trânsito na região. Motorista deve evitar a via, no sentido centro.
Passeata contra reajuste da tarifa passa pela Radial Leste, na região do Tatuapé. (Foto: Ernesto Rodrigues/Folhapress)
Assim como a Polícia Militar, que acompanha o ato em tempo real no Twitter, Movimento Passe Livre publica informações sobre protesto em rede social (Facebook):